Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

PL 5746 de 2005 – PESO MÁXIMO QUE TRABALHADOR PODE REMOVER INDIVIDUALMENTE

Comissão de Agricultura rejeita parecer

Projeto de Lei do senador Marcelo Crivella (PL/RJ), pretende reduzir de 60Kg para 40Kg o peso máximo que um empregado pode remover individualmente.

Encaminhada a matéria à Câmara, foi apreciada, hoje, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR). Parecer do relator, deputado Zonta (PP/SC), que concluía pela aprovação do PL 5746/05 (PLS 19/03), e dos apensados, com substitutivo, foi rejeitado. Na mesma reunião a Comissão aprovou o parecer vencedor do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), pela rejeição do projeto e de seus apensados.

A proposta ainda será apreciada pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Caros colegas prevencionistas,


VOCÊS PODERIAM TER SIDO MÉDICOS, ADVOGADOS, BOMBEIROS, POLICIAIS, CIENTISTAS, CARTEIROS, NUTRICIONISTAS, PILOTOS DE AVIÃO...


MAS, PREFERIRAM CUIDAR DA SEGURANÇA DE TODOS ESTES PROFISSIONAIS.

PARABÉNS PELO DIA NACIONAL DO TÉCNICO E ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

Sucesso a todos!

Um abraço,

George Duarte

domingo, 25 de novembro de 2007

Em 15 capitais, desperdício de água supera a metade do total captado nos mananciais

Em 15 das 27 capitais brasileiras, o desperdício de água tratada equivale a mais da metade do total captado dos mananciais. Os dados fazem parte de um estudo do Instituto Socioambiental apresentado nesta quarta-feira (21) em São Paulo e antecipado pela Agência Brasil no sábado (17). No total, as capitais brasileiras perdem diariamente 6,14 bilhões de litros de água, o que corresponde a 45% do total captado nos mananciais.

O estudo, que avaliou a situação do abastecimento de água e do saneamento nas capitais brasileiras, serviu de base para o lançamento da campanha De Olho nos Mananciais, que pretende conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar das fontes de água. “A gente quer que as pessoas reflitam sobre o desafio que vai ser garantir água nas cidades no século 21, com as cidades crescendo, a poluição e o consumo aumentando”, diz uma das coordenadoras do estudo, Marussia Whately.

Segundo a pesquisa, Porto Velho é a capital que registra a maior perda de água, 78,8%. As capitais com menores índices de perda são Brasília (27,3%), São Paulo (30,8%) e Goiânia (32,2%). "O que se recomenda é algo em torno de 15% a 20% [de perda]", explica a coordenadora. “Em Tóquio (capital do Japão), o desperdício é de apenas 4%.”

De acordo com o estudo, o consumo de água nas capitais brasileiras é de 150 litros diários por habitante, acima dos 110 litros recomendados pela ONU - Organização das Nações Unidas. Vitória, Rio de Janeiro e São Paulo registram os maiores consumos, todas superiores a 220 litros por dia por habitante. Maceió, Recife e Manaus apresentam os menores consumos, abaixo de cem litros diários por habitante.

Marussia explica que a base da pesquisa veio de informações da consulta Série Histórica de 2004 do SNIS - Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, órgão vinculado ao Ministério das Cidades. Os dados da capital paulista, de acordo com a coordenadora, são referentes a 2007 e fornecidos pela Sabesp - Companhia de Saneamento Básico de São Paulo.

Em relação ao saneamento, o estudo revelou ainda que mais da metade da população do país e pelo menos 30% da população das capitais não tem, sequer, rede de coleta e 80% do esgoto das capitais é lançado diretamente nos rios, sem nenhum tipo de tratamento. Manaus, Belém e Rio Branco têm os piores índices, com menos de 3% de seus moradores atendidos com esgoto sanitário.

“Nos últimos anos, o Brasil deu pouca atenção ao tratamento de esgoto”, diz Marussia Whately. “Uma das principais fontes de poluição da água hoje no país é o esgoto gerado nas cidades.” (Agência Brasil) www.ambientebrasil.com.br






_