Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. Existem basicamente dois tipos de trabalho: o remunerado e o voluntário.
No primeiro, a pessoa recebe dinheiro para desempenhar uma determinada função. Já no trabalho voluntário o indivíduo não recebe pela atividade que pratica, pois se oferece para fazer aquilo por sua própria vontade, com o objetivo de ajudar alguém.
Ocupação e emprego - Existe uma diferença entre ocupação e emprego. Ocupação abrange as pessoas que trabalham com ou sem vínculo empregatício, as que trabalham por conta própria, as que são proprietárias de estabelecimentos e aquelas que trabalham sem remuneração como, por exemplo, as pessoas que prestam serviços em instituições filantrópicas. Em outras palavras, é aquilo o que as pessoas fazem: a profissão, o ofício ou o cargo que exercem em seu trabalho (lavador de carros, faxineiro, engenheiro civil, técnico de contabilidade, pedreiro, alfaiate, chefe de equipe, diretor de colégio etc.). Já, emprego, se refere a todas as pessoas empregadas que, tendo uma ocupação, trabalham para um patrão (pessoa física ou jurídica), com ou sem vínculo empregatício.
Conheça algumas expressões: Trabalho beneditino: o que exige muita paciência. Trabalho braçal: serviço feito com o auxílio dos braços (carregar, descarregar etc.). Trabalho-de-noivo: serviço temporário observado em alguns povos primitivos, que um homem presta ao futuro sogro, a fim de adquirir o direito à noiva. Trabalho de sapa: a) trabalho oculto, ardil, trama; b) ação oculta ou conspiração contra alguém. Trabalho de Sísifo: trabalho estafante e inútil, porque, uma vez acabado, é preciso recomeçar. Trabalho ingrato: trabalho muito difícil e rude, e que não dá o proveito esperado. Trabalho insalubre: o que por sua natureza ou pelo método empregado pode ocasionar moléstias mais ou menos graves. Trabalho livre: trabalho feito por homens de condição livre, e não por escravos. Trabalho servil: o que é executado por escravos. Trabalhos de Hércules: as doze empresas que lhe são atribuídas pela fábula.
Veja quantos significados tem a palavra trabalho:
1. Ato ou efeito de trabalhar.
2 Exercício material ou intelectual para fazer ou conseguir alguma coisa; ocupação em alguma obra ou ministério.
3. Esforço, labutação, lida, luta.
4. Aplicação da atividade humana a qualquer exercício de caráter físico ou intelectual.
5. Tipo de ação pelo qual o homem atua, de acordo com certas normas sociais, sobre uma matéria, a fim de transformá-la.
6. Esmero ou cuidado que se emprega na feitura de uma obra.
7. A composição ou feitura de uma obra.
8. A própria obra que se compõe ou faz.
9.Obra literária ou artística.
10.Maneira como alguém trabalha.
11. Maneira como funciona um aparelho.
12. Movimento que se produz nos materiais industriais.
13. Ação dos agentes naturais.
14. Discussão ou deliberação para preparar resoluções.
15. Fís Produto da multiplicação de uma força pela distância percorrida pelo ponto de aplicação, na direção da força.
16. Mec Ação de uma força que põe em movimento um corpo que lhe opõe resistência.
17. Fís Esforço empregado em vencer uma resistência.
18. Med Conjunto dos fenômenos que constituem o parto.
19. Fisiol Fenômeno orgânico que se opera no âmago dos tecidos.
20. Incômodo, infortúnio, tormento ou sucesso infeliz.
21. Gíria: roubo, assalto, execução de um delito.
O presidente Getúlio Vargas anunciou o Decreto-Lei que instituiu o salário mínimo no País, com o valor de 240 mil réis, no dia 1º de maio de 1940. Segundo o documento, o salário mínimo deveria ser capaz de satisfazer às necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte do trabalhador. A notícia foi recebida com euforia e, de imediato, mais de um milhão de trabalhadores foram beneficiados com a nova medida, já que na época ganhavam abaixo desse valor. O salário mínimo era uma antiga reivindicação desde a greve geral de 1917.
Em 1º de maio de 1941, mais uma conquista para o trabalhador. Foi criada a Justiça do Trabalho. Por ser o direito do trabalho tão específico, ele foi separado das demais categorias. Atualmente, a Justiça do Trabalho é composta pelo Tribunal Superior do Trabalho, com sede em Brasília, por tribunais regionais e por juntas de conciliação e julgamento. Suas principais atribuições são conciliar e julgar os dissídios individuais e coletivos e as demais controvérsias oriundas de relações de trabalho e regidas pelas normas de direito trabalhista. A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil no Brasil. Mas, mesmo assim, no País existem 2,9 milhões de crianças trabalhando.
Existem no mundo em torno de 250 milhões de crianças entre 5 e 14 anos que trabalham, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbem o trabalho infantil. Mas, infelizmente, existem 2,9 milhões de crianças de 5 a 14 anos de idade empregados em lavouras, carvoarias, olarias, pedreiras, mercado informal e atividades domésticas. As meninas representam um terço deste número. E mais de 50% desses menores não recebem nenhum tipo de remuneração.
Informações produzidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 1999 (PNAD) revelam que a mão-de-obra infantil está mais concentrada em pequenos empreendimentos familiares, especialmente no setor agrícola. Em 1999, a atividade agrícola detinha 80,4% das crianças ocupadas de 5 a 9 anos de idade e 63,2% das ocupadas de 10 a 14 anos de idade. De 1995 para 1999, de acordo com a pesquisa, a proporção de crianças ocupadas no contingente de 5 a 14 anos de idade passou de 14,5% para 11,8% entre os meninos e de 7,8% para 6,0% entre as meninas.
Fonte: www.terra.com.br/almanaque/diadotrabalho