Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O melhor caminho para alcançar os mais altos padrões de SST
















Passados sete anos da adoção das Diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) para a Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (ILO-OSH 2001), algumas reflexões se fazem necessárias para a avaliação da aplicação do instrumento pelos constituintes da OIT - governos, trabalhadores e empregadores - para avaliar sua eficácia e aplicabilidade.

É relevante lembrar que a adoção do novo instrumento foi comemorada em 2001 como uma ferramenta capaz de auxiliar as organizações (empresas e governos) a sistematizar todas as ações necessárias para a promoção de padrões elevados de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) desde o local de trabalho até o âmbito nacional.

A ferramenta da OIT representava o estágio de reconhecimento da complexidade da gestão da SST em todos os níveis do Estado e da empresa, constituindo assim, uma diretriz destinada a organizar e sistematizar as ações desde o nível mais elevado da organização até suas ramificações mais distantes.

Representava também, o reconhecimento do valor dos sistemas de gestão da qualidade e de outros recursos das organizações, que as brindavam com instrumentos facilitadores para o alcance de seus objetivos de negócios ou de redução de acidentes e doenças.

Buscava, segundo os constituintes (em especial o grupo de trabalhadores) reconhecer a natureza diferenciada e particular da política de SST dentro das organizações, devido à dimensão humana e social envolvida que extrapola o sentido de propriedade da empresa e o sentido de mero elemento de concorrência. Daí, a decisão de afastar a possibilidade de que a gestão da SST viesse a se constituir em produto de mercado por meio da emissão de certificados, acessíveis apenas às grandes organizações e às empresas de auditagem e certificação.

As diretrizes da OIT para a gestão da SST incorporam o valor tripartite e reconhecem o papel e a contribuição dos trabalhadores e seus representantes para o alcance dos objetivos de elevados padrões de SST de uma organização. Adotam e reconhecem também, o papel e a importância da legislação dos países, não se opondo ao que vai além das mesmas - por meio de iniciativas de caráter voluntário ou em parcerias com outros atores, por exemplo - quando o objetivo é alcançar os melhores padrões de Segurança e Saúde no Trabalho.

As diretrizes estabelecem ainda a importância e o valor expressivo do compromisso da mais alta hierarquia da organização para com os valores e as ações de SST dentro da mesma, extensível a todo o nível hierárquico e a toda comunidade de trabalhadores. Busca expressar e garantir transparência e accountability de todas as ações voltadas para a proteção da saúde dos trabalhadores, para seus representantes e à comunidade quando aplicável.

Fonte: Revista Proteção

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Dicas de Prevenção contra acidentes.

Com gás:







  • Caso o gás esteja instalado dentro de casa e ele vier a vazar, não risque fósforo não acenda ou apague luzes. Chame os bombeiros e se possível retire o botijão da sua casa.
  • Abra as portas e janelas, corte a energia no relógio e fique longe do local onde o gás está vazando.
  • Ao acender um forno de fogão, riscar primeiro o fósforo e abrir o gás depois.
  • Manusear botijões de gás com cuidado, evitando que caiam ou sofram pancadas.
  • Os botijões devem ser guardados em locais bem limpos, bem ventilados, livres de óleo e graxa, protegidos contra chuva, sol, e outras fontes de calor.
  • Se a casa ficar desocupada por um período prolongado, feche o registro de gás. Ao instalar um novo botijão use espuma de sabão para testar se há vazamentos.
  • Jamais use fogo para tal propósito, mas lembre-se: o sabão não deve ser usado para vedar vazamentos. Botijões de gás domésticos não devem ficar juntos do fogão, mas fora da casa e conectados com tubulações metálicas.


Fonte:http://www.cbm.ma.gov.br/pagina.php?IdPagina=77

Dicas de prevenção de acidentes

Os acidentes domésticos são uma das principais causas das mortes entre crianças e ferimentos em adultos. Em muitos casos, esses acidentes podem ser evitados tomando simples cuidados. Queira sempre verificar sua casa - e seus hábitos - para assegurar que sua casa não é uma zona de perigo.

Neste artigo, daremos várias dicas de como evitar desastres. Começaremos nesta seção com orientações gerais e depois passaremos aos pesticidas, que pode ser um perigo iminente se não forem usados adequadamente.

Aqui estão as orientações gerais:
  • enxugue água derramada, gordura e outros líquidos na cozinha, no banheiro e na garagem o mais rápido possível para evitar escorregões;

  • tapetes antiderrapantes. Também é possível usar fita dupla face para manter o tapete no lugar;

    Tapetes antiderrapantes. Também é possível usar fita de dupla face
    2006 Publications International, Ltd.
    Tapetes antiderrapantes

  • não coloque chá, café ou outros líquidos quentes em uma toalha de mesa que sobre ao redor da mesa. Alguém pode passar pela toalha e derramar o líquido escaldante;

  • não tenha arma em casa e, se tiver, deixe-a descarregada, guarde a munição e a arma separadamente;

  • se um idoso ou uma pessoa que não tem muita estabilidade nas pernas mora com você, coloque barras de proteção nas banheiras e chuveiros. Um banco com antiderrapante também pode ser usado para assento durante o banho.

    Instale barras de proteção nas banheiras e no chuveiro para quem não tem estabilidade nas pernas.
    2006 Publications International, Ltd.
    Instale barras de proteção nas banheiras ou chuveiros para ajudar
    quem não tem estabilidade nas pernas

  • escolha uma escadinha com apoio para as mãos para segurar quando estiver no degrau mais alto. Veja sempre se a escadinha está completamente aberta e estável antes de subir;

  • os idosos e as crianças geralmente estão em risco de queimaduras com água quente. Coloque a água para esquentar abaixo de 50ºC e evite esse risco. Se o seu aquecedor não tem um termostato, use um termômetro para verificar a água da torneira;

  • nunca coloque um aparelho elétrico onde ele possa cair na água;

  • nunca toque um aparelho elétrico se você estiver na água;

  • não coloque aquecedor elétrico próximo a materiais combustíveis;

  • você usa o porão ou a garagem como área para guardar coisas? Então, provavelmente há muitas coisas em que você pode tropeçar, como ferramentas e objetos pontudos e cortantes. Olhe para essas áreas com atenção à prevenção de acidentes e remova ou reorganize qualquer objeto que possa ser perigoso;

  • nunca remova as proteções das ferramentas. As ferramentas usadas sem a proteção têm alto risco de ferimento;
Fonte: http://casa.hsw.uol.com.br/dicas-para-prevenir-acidentes.htm

Energia Estática.

Energia Estática.

Para quem não acreditava que celular ligado na hora do abastecimento poderia gerar um incêndio.
Segue a prova contrária. Interessante também saber o perigo dos incêndios gerados pela eletricidade estática.