Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de abril de 2008

Dicas de Saúde: Queimaduras

Queimadura é toda lesão provocada pelo contato direto com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica, radiação, ou mesmo alguns animais e plantas (como larvas, água-viva, urtiga), entre outros. Se a queimadura atingir 10% do corpo de uma criança ela corre sério risco. Já em adultos, o risco existe se a área atingida for superior a 15%.

Tipos de queimaduras:

- Queimaduras térmicas: são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol;
- Queimaduras químicas: são provocadas por substância química em contato com a pele ou mesmo através das roupas;
- Queimaduras por eletricidade: são provocadas por descargas elétricas.

Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como:

- 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;

- 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração
variável, dor, inchaço, despreendimento de camadas da pele e possível estado de choque;
- 3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.

Primeiros socorros:

Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

No caso de queimaduras em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos urgentes.

- Nunca toque a queimadura com as mãos;
- Nunca fure bolhas;
- Nunca tente descolar tecidos grudados na pele queimada;
- Nunca retire corpos estranhos ou graxa do local queimado;
- Nunca coloque manteiga, pó de café, creme dental ou qualquer outra substância sobre a queimadura – somente o médico sabe o que deve ser aplicado sobre o local afetado.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/54queimaduras.html

Dicas de Saúde: Perda Auditiva Induzida por Ruído

O termo ruído é usado para descrever sons indesejáveis ou desagradáveis. Quando o ruído é intenso e a exposição a ele é continuada, em média 85 decibéis dB por oito horas por dia, ocorrem alterações estruturais na orelha interna, que determinam a ocorrência da Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR). A Pair é o agravo mais freqüente à saúde dos trabalhadores, estando presente em diversos ramos de atividade, principalmente siderurgia, metalurgia, gráfica, têxteis, papel e papelão, vidraria, entre outros.

Sintomas:

- perda auditiva;
- dificuldade de compreensão de fala;
- zumbido;
- intolerância a sons intensos;
- o trabalhador portador de Pair também apresenta queixas, como cefaléia, tontura, irritabilidade e problemas digestivos, entre outros.

Quando a exposição ao ruído é de forma súbita e muito intensa, pode ocorrer o trauma acústico, lesando, temporária ou definitivamente, diversas estruturas do ouvido. Outro tipo de alteração auditiva provocado pela exposição ao ruído intenso é a mudança transitória de limiar, que se caracteriza por uma diminuição da acuidade auditiva que pode retornar ao normal, após um período de afastamento do ruído.

A Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15), da Portaria do Ministério do Trabalho nº 3.214/1978 estabelece os limites de exposição a ruído contínuo, conforme a tabela a seguir:

Limites de Tolerância para ruído contínuo ou intermitente:
Nível de ruído (dB) Máxima exposição diária permissível
85 8 horas
86 7 horas
87 6 horas
88 5 horas
89 4 horas e 30 minutos
90 4 horas
91 3 horas e 30 minutos
92 3 horas
93 2 horas e 30 minutos
94 2 horas
95 1 hora e 45 minutos
98 1 hora e 30 minutos
100 1 hora
102 45 minutos
104 35 minutos
105 30 minutos
106 25 minutos
108 20 minutos
110 15 minutos
112 10 minutos
114 8 minutos
115 7 minutos

Fonte:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/trabalhador/dicas.html

Petroleiros preparam mobilização dia 28 contra a insegurança na Petrobrás

Vinte e oito de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A FUP e seus sindicatos estão preparando uma grande mobilização nacional neste dia, cobrando, mais uma vez, mudanças nas políticas de SMS e de terceirização. No último dia 12, mais um trabalhador perdeu a vida em acidente de trabalho na Petrobrás. O Auxiliar de plataforma, Evandro Pereira Dias, morreu esmagado por uma peça na plataforma P-17, na Bacia de Campos, quando realizava uma operação de movimentação de carga. Além dele, outros sete trabalhadores perderam a vida este ano em acidentes na empresa.

A insegurança é crônica nas unidades operacionais da Petrobrás e todos nós somos vítimas. Desde 1995, já ocorreram 266 óbitos de trabalhadores no Sistema Petrobrás. Destes, 215 eram prestadores de serviço. Os petroleiros que escapam da morte sofrem mutilações, queimaduras e doenças que comprometem sua saúde física e psíquica. Quantos companheiros se encontram nesta situação? Milhares, sem falar aqueles que seguem trabalhando doentes e acidentados para que suas gerências cumpram as metas de acidente zero e afastamento zero.

A FUP e os sindicatos denunciam, cobram mudanças, propõem ações nos fóruns de negociação, mas a Petrobrás insiste em uma política de gestão de SMS e de terceirização que não é capaz de responder às demandas e necessidades do trabalhador, principalmente dos terceirizados. Sem condições seguras de trabalho, os riscos aumentam e os acidentes tornam-se rotina. Para alterarmos essa realidade, precisamos priorizar essa luta no ambiente de trabalho. O dia 28 é o momento de intensificarmos a mobilização, respondendo ao chamado da FUP e dos sindicatos em todas as unidades da Petrobrás.

Fonte:Imprensa da FUP

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Curso capacitará 900 gestores municipais em licenciamento ambiental

Brasília, DF - O Ministério do Meio Ambiente iniciou ontem (22) um curso de capacitação em licenciamento ambiental para 900 gestores municipais de 17 estados brasileiros. Coordenada pelos Departamentos de Coordenação do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e de Licenciamento e Avaliação Ambiental do ministério, a iniciativa dá continuidade às ações do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais.

O curso tem o apoio do Instituto Banco Mundial, da Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento, da Caixa Econômica Federal e de órgãos estaduais de licenciamento ambiental.


Fonte: http:
Fonte: Portal do Meio Ambiente / Agência Brasil.

PE: Gestão Territorail da Caatinga será discutida na FUNDAJ

De 23 a 25 de abril, especialistas participam do Seminário Nacional sobre Gestão Territorial no Bioma Caatinga, promovido pela Fundaj, o Ministério do Meio Ambiente e o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga

O Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, será lembrado antecipadamente no Recife com o Seminário Nacional sobre Gestão Territorial no Bioma Caatinga, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, o Ministério do Meio Ambiente e o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBC), de 23 a 25 de abril de 2008.

Durante três dias, técnicos e estudiosos do semi-árido brasileiro e da Caatinga, o único bioma tipicamente nacional, trocarão experiências e conhecimentos sobre planos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável e a conservação do bioma, área delimitada pelo Programa Man and Biosphere (Mab), da Unesco, representado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga.

Para a presidente do CNRBC e coordenadora geral de Meio Ambiente e da Amazonia da Fundaj, Alexandrina Sobreira, o encontro é uma oportunidade de discutir o zoneamento ecológico, a reserva da biosfera e os corredores ecológicos e seus papéis como instrumentos da gestão territorial da Caatinga, além de apontar prioridades para essa gestão e como elas poderão ser implementadas. “Defendemos uma lógica integrada de preservação ambiental e cultural da Caatinga”, afirma.

Predominante no semi-árido, a Caatinga está distribuída em 1.280 municípios brasileiros e ocupa 955 mil km2 ou 13% do território nacional, mas 80% dos parques e reservas do Nordeste protegem outros biomas, só um de cada cinco hectares de Caatinga está em áreas protegidas. A melhoria desse quadro passa por ações como a criação de RPPN’s (Reserva Particular de Proteção ao Patrimônio Natural), um dos temas que serão discutidos no Seminário, e a integração da sociedade ao meio ambiente como é a proposta dos Comitês Estaduais da Reserva da Biosfera da Caatinga, também representados no Seminário.

Estão programadas ainda apresentações culturais e, no encerramento, a entrega do III Prêmio Asa Branca, um reconhecimento do CNRBC à personalidades e instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável e a cultura da Caatinga.

A entrega da premiação será prestigiada pelo embaixador da Suíça no Brasil, Rudolf Baerfuss que, na próxima semana, realiza em Brasília, uma programação voltada para a Caatinga, repetindo o empenho na promoção da Semana da Caatinga que, há um ano, transformou a Embaixada da Suíça na Embaixada da Caatinga, reunindo autoridades, ONGs e pesquisadores ligados ao bioma e seus potenciais econômico e cultural.
Estarão presentes também o representante da Unesco, Bernardo Marcelo Brummer e a secretária de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, entre outros especialistas e autoridades da área ambiental do País.

Mais informações:

Alexandrina Sobreira – tel. 81-9967-5840 e 81-8787-1889
Emília Lucena (Assessora de Imprensa): 81-9984-5301

Seminário Nacional sobre Gestão Territorial no Bioma Caatinga

Data: 23 a 25 de abril de 2008

Local: Sala Calouste Gulbenkian
Fundação Joaquim Nabuco
Av. Dezessete de Agosto , 2187
Casa Forte - Recife

Fonte: http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/abril/23/7.asp

Cai 80% o dematamento na Amazônia segundo pesquisa do Inpe

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou nesta terça-feira (22) os números sobre novos desmatamentos na Amazônia registrados em março. A área desmatada no período foi de 145,7 quilômetros quadrados, de acordo com o Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter). E aponta uma redução de 80% em relação a fevereiro, quando o Deter contabilizou 725 quilômetros quadrados de novas áreas desmatadas.

Segundo o Deter, houve queda no número de novas áreas desmatadas em quase todos os estados da Amazônia Legal, exceto o Maranhão, onde a área registrada pelo Inpe aumentou de 2,1 quilômetros quadrados em fevereiro para 12,2 quilômetros quadrados no último mês.

Em alguns estados o sistema não encontrou registro de desmates em março - caso do Acre, Amapá, Amazonas e Rondônia. Com 112,4 quilômetros quadrados de novas áreas devastadas, Mato Grosso responde por 77% dos desmatamentos registrados pelo Deter no período, apesar da redução de 82,4% em relação a fevereiro.

Na avaliação do coordenador da campanha Amazônia, do Greenpeace, Paulo Adário, os novos números do Inpe "são uma boa notícia" para a floresta. Adário creditou a redução do desmate à grande incidência de chuvas na região durante o mês de março e às medidas de combate à degradação da floresta, entre elas a restrição de crédito para propriedades irregulares e a Operação Arco de Fogo, iniciada em fevereiro.

"É um resultado positivo. Sinal de que a Operação Arco de Fogo está começando a assustar os fazendeiros", afirmou.

Até o início de abril, a Operação Arco de Fogo havia aplicado R$ 31,3 milhões em multas e apreendido 25,8 mil metros cúbicos de madeira em toras e serrada nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia - bases da ação integrada da Polícia Federal, Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Força Nacional de Segurança.

"Espero que (a redução) persista, porque é fundamental que o desmatamento caia radicalmente no primeiro semestre para que o números de 2007/2008 fiquem abaixo dos do período anterior", acrescentou Adário.

O Deter fornece dados sobre a cobertura vegetal da região para alertar as autoridades, a fim de agilizar a fiscalização. A consolidação dos dados é feita por outra metodologia, o Programa de Cálculo de Desflorestamento da Amazônia (Prodes), que define as taxas de desmatamento e é divulgado no segundo semestre de cada ano.

(Fonte: Estadão Online)

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dobra número de mortos em estradas federais do Rio

O balanço parcial da Operação Tiradentes da Polícia Rodoviária Federal, iniciada na quinta-feira (17), registra um aumento de 100% no número de mortos, 22% no de feridos e 30% no de acidentes até a meia-noite de segunda-feira (21). Na Operação São Jorge de 2007, que começou dia 20 e vai até 23 de abril, foram registrados 128 acidentes, com 51 feridos e 5 mortes. Em 2008, os números são, respectivamente, 167, 62 e 10.

Para a polícia, os altos índices se devem à imprudência dos motoristas que dirigem em alta velocidade e embriagados. O desrespeito às regras de circulação e o tempo chuvoso também foram fatores que levaram ao crescimento da violência no trânsito, segundo informou a PRF.

Também foram divulgados o número de multas. Segundo a assessoria de imprensa da PRF, este ano foram registradas 3.094 multas, 1.243 com imagens em radares fotográficos. Além disso, 6 estabelecimentos foram flagrados vendendo bebidas alcoólicas e 7 pessoas autuadas por dirigem bêbadas, uma delas foi presa por ter se envolvido em acidente. Na operação do ano passado, cerca de 825 multas foram extraídas.

Por conta do aumento no número de acidentes e vítimas, a operação vai se estender até a meia-noite de quarta-feira (23), dia em que se comemora o feriado de São Jorge.

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL420553-5606,00.html

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Diretor do FMI faz declaração contra biocombustíveis









O diretor-gerente do FMI, Dominique Strauss-Kahn, disse nesta sexta que a crise mundial de alimentos vai se agravar nos próximos meses. Ele culpou os investimentos em biocombustíveis pelo aumento de preços.

O desenvolvimento da agricultura ajudou a reduzir a pobreza e a subnutrição no Caribe e na América Latina nos últimos anos.

Mas a região ainda tem mais de 52 milhões pessoas passando fome, o que representa 10% da população. Este foi o alerta da conferência, que discutiu a crise mundial de alimentos.

As Organizações Unidas para Agricultura e Alimentação recomendam que os países pobres e em desenvolvimento intensifiquem as ações de distribuição de renda para melhorar o acesso da população à comida, principalmente diante da elevação dos preços.

O diretor geral das FAO, Jacques Diouf, afirmou que a produção não deve crescer no próximo ano porque os produtores dos países pobres terão dificuldades para encontrar sementes, fertilizantes e alimentos.

A crise de alimentos também foi assunto nesta sexta em Paris. O diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, afirmou que a produção de biocombustíveis a partir de produtos agrícolas é um problema moral em relação à crise.

No Brasil, o ministro de Relações Exteriores reafirmou a posição do governo de que os biocombustíveis não comprometem a produção de grãos.

Para o ministro Celso Amorim, as tarifas de importação cobradas pelos países ricos sobre produtos agrícolas desestimulam a produção.

“Ninguém que me conste, na África, deixou de produzir alimentos para produzir biocombustível. Eles não produziam alimento e continuam sem produzir alimento porque os subsídios agrícolas da Europa e dos Estados Unidos impedem que isso ocorra”.

Fonte: Portal do Meio Ambiente / Jornal Nacional (globo.com).

6ª EDIÇÃO "O PREVENCIONISTA"

Baixe o jornal!!!!!!

1 - É só clicar no atalho:

http://rapidshare.com/files/108996497/Microsoft_Word_-_6_-_O_Prevencionista_-_6__EDI__O.pdf.html

2 - Clique em Free, e aguarde..

3 - Digite as letras que aparecem no campo "here"

4 - Clique em download.

Pronto!!!!!!!!!!!!!

Se quiser pode solicitar pelo e-mail: moisescnk@hotmail.com

domingo, 20 de abril de 2008

Armadilha para o mosquito da dengue

-Uma garrafa pet
-Um pedaço de micro tule (VENDIDO EM LOJAS DE TECIDOS)
-Lixa
-Fita isolante
-Alpiste ou Arroz ou ração para gato
-Tesoura

Como fazer:

Corte a garrafa na altura em que ela começa a afunilar e lixe a parte interna do funil da garrafa. Coloque um pedaço de micro tule na boca da garrafa e fixe bem. Triture uma pequena quantidade de arroz, alpiste ou a ração para o gato e coloque no fundo da garrafa. Depois, prenda as duas partes da garrafa, o funil e a base, com a fita isolante. Verifique se a garrafa ficou bem vedada.

Funcionamento:

O alimento vai atrair o mosquito da dengue e logo larvas e ovos vão aparecer na garrafa.coloque na sombra. Continue colocando água conforme o nivel for baixando. Para garantir se a larva é do mosquito da dengue, basta apontar uma lanterna para a garrafa. Se a larva fugir da luz é sinal que se trata do mosquito da dengue.

CONTRIBUIÇÃO: DIVERSÃO DICAS & CIA.