Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Ministério lança site sobre os 20 anos do SUS

Ministério lança site sobre os 20 anos do SUS (19/08/2008)


Para comemorar as duas décadas de criação do Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde colocou no ar o site '20 anos do SUS'.

A idéia do Ministério é divulgar o SUS, o sistema cuja finalidade é cuidar e promover a saúde de toda a população, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros, por meio da história de sua origem, dos ideais que orientaram sua criação, da sua estrutura e do seu funcionamento.

O SUS foi criado há 20 anos, pela Constituição Federal de 1988, como resultado de um movimento que buscava implantar um novo sistema público para solucionar os inúmeros problemas encontrados no atendimento à saúde da população. O 'movimento sanitário' orientava-se pela idéia de que todos têm direito à saúde e que o governo, juntamente com a sociedade, tem o dever de fazer o que for preciso para alcançar este objetivo. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde, que detalha o funcionamento do Sistema.

http://sus20anos. saude.gov. br/SUS20ANOS/ index.php

VOCÊ SABIA?

  • 101 milhões de pessoas já foram atendidas pelo SAMU em 5 anos de existência;
  • de 3.765 para 15.855 foi o aumento do número de transplantes de 1997 a 2007;
  • 90 milhões de brasileiros são visitados pelo Programa Saúde da Família;
  • 15.855 equipes de Saúde Bucal em 2008. Há sete anos eram 2.248 equipes;

Botijão de nitrogênio explode e deixa três feridos no Autódromo de Jacarepaguá

Feridos são levados para o Lourenço Jorge, e a Corrida do Milhão começa

João Gabriel Rodrigues Rio de Janeiro

Um botijão de nitrogênio causou uma explosão dentro de um dos boxes do Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, momentos antes do início da Corrida do Milhão da Stock Car. O acidente deixou três pessoas feridas, inclusive com fraturas expostas, e assustou o público presente no autódromo.


De acordo com o médico do autódromo, Dino ALves, os feridos, que foram levados para o Hospital Lorenço Jorge, estão fora de perigo.

- Eles tiveram faturas expostas, mas já está tudo sob controle. Os feridos estão fora de perigo - diz o médico.
___