- Todas as pessoas, independente do tipo de pele, devem utilizar protetores solares, com FPS 15, no mínimo.
- Os protetores solares com valores de FPS maiores que 30 representam exposição desnecessária e imprudente a maior quantidade de substâncias químicas, sem aumento proporcional da proteção solar. Cabe ao médico, entretanto, avaliar a utilização de filtros solares com FPS acima de 30, dependendo do paciente.
- Aplique o protetor solar pelo menos meia hora antes de se expor ao sol – todo filtro solar precisa de um tempo em contato com a pele para que proporcione a proteção adequada.
- Todos os filtros solares, independente do FPS, e de ser ou não à prova d’água, devem ser reaplicados a cada duas horas de exposição contínua ao sol, mergulhos, exercícios físicos e/ou transpiração excessiva. É importante ter em mente que esta reaplicação não prolonga o período de proteção, isto é, ao reaplicar o protetor solar o tempo de proteção não será mais o mesmo. Portanto, não abuse do sol, ainda que esteja utilizando o filtro solar corretamente.
- Apesar da necessidade de alguns cuidados especiais, os filtros solares devem ser aplicados nas crianças a partir dos seis meses de idade. A pele da criança é muito sensível; além disso, os prejuízos da exposição excessiva à radiação solar começam na infância e perpetuam-se até a idade adulta.
- Não se esqueça de proteger os lábios, eles estão muito expostos à radiação e necessitam proteção. Lembre-se: use os protetores labiais!
- Assim como os lábios, as partes que ficam expostas diretamente ao sol, como ombros, nariz, costas e braços, devem receber proteção especial. A quantidade adequada de protetor solar a ser aplicada deve ser dividida com base nas partes anatômicas. Nove porções, sendo que cada porção deve corresponder a aproximadamente meia colher-de-chá
, necessárias para proporcionar proteção adequada a uma pessoa de porte médio (o que corresponde a aproximadamente 2ml/cm2). Meia colher-de-chá de protetor solar (2.5ml) deve ser aplicada na face e no pescoço, em cada braço e ombro, e em cada lado do tronco, e uma colher-de-chá (5ml) deve ser aplicada em cada perna e no peito do pé.
- Muito importante! Além dos protetores solares, o uso de bonés ou chapéus e óculos de sol é indispensável, representando uma proteção significativa para os olhos, rosto e ombros.
- Evite usar camisetas molhadas sob o sol forte; a água aumenta a passagem de radiação através do tecido, prejudicando a proteção que o tecido seco poderia proporcionar. Camisetas de algodão de cores claras, embora agradáveis de se vestir durante o verão, também permitem maior passagem de radiação através do tecido. Prefira cores um pouco mais escuras.
- Mantenha-se à sombra sempre que possível, assim você evita danos ainda maiores à sua pele.
- Cuidado! Evite tomar sol entre 10 e 16 horas. Neste horário você se queima muito mais rápido, e as queimaduras podem ser graves! Para quem estiver sem relógio, aí vai uma boa dica para se safar do sol forte: observe a sua sombra. Se ela estiver grande, o sol não está tão forte, e você pode aproveitar um pouco mais; mas se estiver pequena, fuja para a sombra mais próxima!
Fonte: Stiefel – Pesquisa em Dermatologia |