Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de maio de 2010

BP considera modesto impacto ambiental de vazamento

Em comunicado, a empresa afirmou que está conseguindo recolher cerca de 20% do óleo vazado no Golfo do México

AFP | 18/05/2010 09:15

A gigante British Petroleum (BP) afirmou nesta terça-feira que o vazamento de petróleo no Golfo do México terá um impacto ambiental "muito modesto", ao anunciar que os engenheiros da empresa estão bombeando o dobro de petróleo do que pensavam inicialmente.

"Calculamos que o tubo instalado no poço danificado recolhe e transporta quase 2 mil barris diário", afirma a BP em um comunicado. Na segunda-feira, a empresa havia anunciado que estava bombeando mil barris, ou 20% do fluxo.

Foto: NASA

Imagem de satélite da Nasa, captada na última segunda-feira (17), mostra a extensão da mancha

O conselheiro delegado da BP, Tony Haywars, declarou ao canal Sky News que o impacto do vazamento foi modesto. "Acredito que o impacto ambiental deste desastre provavelmente tem sido muito, muito modesto", disse.

"É impossível de dizer e nós vamos preparar, como parte da consequência, uma avaliação ambiental muito detalhada. Mas tudo que podemos ver neste momento sugere que o impacto ambiental geral será muito, muito modesto", completou.

Um total de 5 mil barris de petróleo vazam diariamente no mar desde o naufrágio mês passado da plataforma da BP Deepwater Horizon.