Pesquisar este blog

sábado, 14 de novembro de 2009

Saúde: Corpo Estranho nos Olhos

Um cisco, serragem, areia ou sujeira podem entrar nos olhos causando principalmente irritação e dor.

Primeiros Socorros


Inclinar a cabeça para frente e tente tirar os fragmentos que estejam na pele, assoprando sobre as pálpebras fechadas. Jogue água sobre as pálpebras e rosto para retirar todo o resto dos fragmentos. Cubra os olhos com uma toalha de banho molhada e procure um médico imediatamente. Não se deve esfregar os olhos. Cuidados em Casa no Caso de Corpos Estranhos nos Olhos

1. Tratamento quando as partículas nos olhos são numerosas

Se existem muitas partículas nos olhos (tais como pó ou areia), limpe primeiro ao redor dos olhos com uma toalha molhada. A seguir, tente abrir e fechar os olhos repetidamente, enquanto submerge este lado do rosto em um recipiente com água. Se ocorrer com uma criança pequena, segure o rosto dela para cima sob um fluxo suave de água corrente morna e lembre-se que as pálpebras devem ser mantidas abertas durante o processo.

2. Tratamento para o caso de existir uma partícula no canto do olho

Se a partícula está no canto do olho, retire-a com a ponta de um pano limpo ou com um cotonete umedecido.

3. Tratamento para o caso de existir uma partícula sob a pálpebra inferior


Se a partícula estiver sob a pálpebra inferior, puxe-a para fora apertando a bochecha e toque a partícula com um cotonete de algodão úmido. Se isto não funcionar, experimente jogar água sobre a partícula enquanto sustém a pálpebra para fora.

4. Tratamento para o caso de existir uma partícula sob a pálpebra superior

Se não conseguir ver a partícula, é provável que esteja sob a pálpebra superior (o lugar onde ela freqüentemente está quando não pode ser vista). Abra e feche os olhos repetidamente enquanto mantém a face submersa em um recipiente (por exemplo, forma de torta ou outro semelhante). Se isto não funcionar, puxe a pálpebra superior para fora e a coloque sobre a pálpebra inferior. Isto às vezes desaloja a partícula.

Procure o médico imediatamente se:

  • Existir alguma partícula aderida ao globo ocular.
  • O objeto golpeou o olho em alta velocidade (como por exemplo, um fragmento produzido por impacto de metal contra metal ou metal contra pedra).
  • Estes procedimentos não eliminarem todo o material estranho que esteja no olho (quer dizer, continua a "sensação de areia nos olhos" ou dor).
  • A visão não retorna à normalidade após descansar os olhos por uma hora.
  • O objeto estranho foi extraído, mas o lacrimejamento e as piscadelas persistem por mais de 2 horas.
  • Tiver outras perguntas.

No caso de ocorrências em crianças:

Enquanto espera que o médico examine a criança, cubra os olhos dela com uma toalha limpa molhada ou gaze para aliviar o desconforto.

Fonte: http://www.oftalmojanot.com.br/dicas/63-corpo-estranho-nos-olhos.html

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SAÚDE: CHOQUE ELÉTRICO. O QUE FAZER?

Em caso de acidentes com choque elétrico é necessário rapidez na providência de um socorro para salvar a vítima. Para isso, é fundamental agir corretamente utilizando os procedimentos de primeiros socorros.

1- Procure livrar a vítima da corrente elétrica desligando, se possível, a chave geral. Se não conseguir desligar a chave geral, tente afastar a vítima do condutor de eletricidade. Esse afastamento pode ser feito através de objetos isolantes, tais como pedaços de madeira secos, cano de plástico e sapatos com solado de borracha, para que você também não receba a descarga elétrica.

2- Uma vez afastado do condutor, certifique-se que não há riscos para a sua vida inicie os procedimentos de ressuscitação artificial: desobstrua as vias respiratórias da vítima, realize a respiração de socorro (boca-a-boca) e, se for necessário, faça massagem cardíaca externa.

Como Fazer Respiração Artificial (Boca a Boca)?

1- Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, incline sua cabeça para trás, para abrir as vias respiratórias. Retire próteses dentaduras (se estiver fora do lugar), alimentos ou qualquer objeto que possa sufocar a vítima. (figura 1)


2- Certifique-se que a vítima não respira e aperte as narinas a fim de impedir a saída do ar. Tome fôlego, coloque sua boca sobre a boca da vítima e sopre até aparecer elevação do peito. Em crianças (até um ano de idade) realize a respiração boca-a-boca-nariz.


3- Após dois sopros iniciais, verifique (pela carótida) se há pulsação. Se não houver pulsação, realize mais dois sopros e inicie a massagem cardíaca externa. Em adultos faça 15 compressões (massagens) e dois sopros. Em crianças cinco compressões e um sopro. (figura 2)

4 - Se a vítima voltar a respirar e o coração voltar a bater, interrompa a massagem e a respiração, mantendo controle da situação, até a chegada do socorro médico.

Como Fazer a Massagem Cardíaca?

Coloque a vítima em uma superfície plana e firme. Em seguida, coloque os dedos indicador e médio na artéria carótida da vítima (localizada no pescoço, ao lado do pomo-de-adão) para sentir a pulsação. Se houver parada cardíaca, você não sentirá pulsação na artéria e as pupilas (meninas dos olhos) estarão grandes.

Para localizar o coração, mova o dedo indicador na direção da garganta até o esterno (osso situado entre um peito e outro). Coloque a palma da sua mão sobre o osso esterno e sua outra mão sobre a primeira. Os dedos não devem tocar as costelas. Comprima o esterno, fazendo pressão suficiente para fazê-lo baixar mais ou menos 5 centímetros. Após cada compressão, relaxe a mão sem removê-la, para permitir a expansão do peito da vítima.


ATENÇÃO:

Em crianças até um ano de idade, faça massagem utilizando o seu polegar.
Em crianças de um a oito anos, faça a massagem utilizando a palma da mão.
Quando interromper o socorro ?

Se a vítima apresentar pulso/respiração.

Se o socorrista ficar exausto.

Ao entregar para socorro médico.

RELAÇÃO COMPRESSÃO X SOPRO

15 compressões/ 2 sopros, em adultos e 05 compressões e 01 sopro em crianças.

domingo, 8 de novembro de 2009

Saúde: Ventilação é prejudicial em caso de parada cardíaca, dizem cardiologistas



Compressão torácica é o procedimento mais adequado

São Paulo/SP - Novos estudos constatam que a taxa de sobrevivência é três vezes maior em pessoas submetidas apenas a compressão torácica. Tema será discutido no Simpósio de Emergências Cardiovasculares, em São Paulo, nos dias 30 e 31 de outubro.

O que era considerado um aliado no atendimento de emergência em caso de parada cardíaca, agora é visto como prejudicial. Estudos realizados nos Estados Unidos revelam que a massagem cardíaca sozinha é mais eficaz do que quando aliada à respiração boca a boca. E os cardiologistas vão além, a ressuscitação cardiopulmonar (RCP) atrapalha, principalmente nos dez primeiros minutos do atendimento.

Essa mudança de conduta faz parte das novas diretrizes da ILCOR (Aliança Internacional dos Comitês de Ressuscitação) , que passam a valer em 2010, no mundo todo. “Esses protocolos de atendimento são atualizados a cada cinco anos. Durante o Simpósio de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação vamos antecipar esse novo consenso internacional em emergência e ressuscitação. Todo o programa científico é baseado no detalhamento destas modificações”, revela Sérgio Timerman, presidente do evento e cardiologista da SOCESP.

O cardiologista explica que a compressão torácica deve ser realizada sem interrupções, principalmente nos dez primeiros minutos no processo de ressuscitação. “Quando a respiração boca a boca é adotada, automaticamente a massagem cardíaca é interrompida, já que o os dois procedimentos são intercalados” , explica Timerman.

Dois estudos realizados nos Estado Unidos corroboraram para o novo conceito. O primeiro, no Arizona, mostra que o índice de sobrevivência com alta hospitalar quando utilizado o método de ressuscitação com auxílio da respiração boca a boca foi de 9% e aumentou para 25% quando apenas a massagem cardíaca foi adotada. O segundo levantamento, feito em Kansas, Missouri, o percentual de sobrevivência saltou de 15% para 52%, quando a ventilação não foi usada. “A taxa de sobrevivência é, em média, três vezes maior nos pacientes submetidos a apenas a compressão torácica. Não há dúvidas que as novas diretrizes vão ajudar a salvar mais vidas”.

O Simpósio de Emergências Cardiovasculares e Ressuscitação - Antecipando as diretrizes 2010, promovido pela Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo – SOCESP, deve reunir mais de 500 profissionais de saúde, entre médicos, socorristas e enfermeiros. “95% das pessoas que sofrem um ataque cardíaco repentino morrem antes de chegar ao hospital. Para reverter esse número, é preciso treinamento e atualização constante dos profissionais de saúde. Por isso a importância do evento”, conclui Sérgio Timerman.

Fonte: DOC Press Comunicação
Foto: Arquivo Revista Emergência
Site: www.socesp.org. br