Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Dia Mundial da SST é lembrado em meio à preocupação pela crise mundial

Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho será comemorado em centenas de países e localidades de todos os continentes com uma série de atividades que tem por objetivo a conscientização sobre o que o Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia, definiu como “a tragédia humana” do trabalho inseguro.

Iniciativas que vão desde à declaração do Dia Nacional da Segurança e Saúde no Trabalho até cerimônias solenes para recordar aqueles que ficaram doentes, sofreram lesões ou foram mortos por causas relacionadas com o trabalho ocorrerão em meio às crescentes preocupações pelo impacto da crise econômica e de emprego sobre a segurança no local de trabalho.

“Devemos cuidar muito em particular para que as estratégias de ajuste e recuperação econômica não tomem caminhos frustrados que desvalorizem a vida humana e a segurança no lugar do trabalho”, disse Somavia em uma declaração emitida por ocasião do Dia Mundial.

“O trabaho em condições inseguras é uma tragédia humana”, diz a declaração de Somavia. “Grande parte desta tragédia, que a cada ano devasta milhões de trabalhadores, passa inadvertida: não se vê nem se ouve falar dela, apesar de que muito poderia ser feito para evitá-la”.

O Programa sobre Segurança e Saúde no Trabalho da OIT (SafeWork) estima que diariamente cerca de 1 milhão de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho e mais de 5.500 trabalhadores morrem devido a acidentes ou doenças profissionais. Os funcionários de SafeWork expressaram, além disso, sua preocupação pelo impacto da atual crise econômica sobre a segurança e a saúde no trabalho.

“Espera-se que o número de acidentes, doenças e problemas de saúde relacionados com o local de trabalho aumente devido à atual crise econômica”, disse a Dra. Sameera Al-Tuwaijri, Diretora do Programa SafeWork. “A redução do gasto público também comprometerá a capacidade dos inspetores de trabalho e de outros serviços de segurança e saúde no trabalho. As condições precárias de trabalho aumentarão, somando-se aos riscos de acidentes e doenças”.

A OIT trata do tema da segurança e saúde no trabalho desde sua fundação em 1919 e as normas internacionais sobre segurança e saúde no trabalho figuram entre as primeiras a serem adotadas pela Organização. “Naquela época, como hoje em dia, a proteção dos trabalhadores contra as doenças, sejam ou não profissionais, e contra os acidentes de trabalho era um dos eixos do programa da OIT, além de ser uma prioridade na elaboração de normas e outros meios de ação”, acrescentou Somavia.

“A segurança e a saúde no trabalho constituem um direito humano e sãop parte integrante do programa para um desenvolvimento centrado nas pessoas”, disse Somavia. “Este Dia Mundial brinda-nos com a oportunidade de adotar uma posição comum em defesa da dignidade da vida humana no trabalho. Supõe-se que o trabalho deveria facilitar a vida, não tirá-la. O trabalho decente significa também um trabalho sem riscos”.

Fonte: OIT Brasil


terça-feira, 28 de abril de 2009

Dia Internacional das Vítimas de Acidentes de Trabalho .

DIA MUNDIAL DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 2009

DIA MUNDIAL DA SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO 2009 Locais de trabalho seguros e saudáveis tornar o trabalho decente realidade Em 28 de abril de cada ano é celebrado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, data assinalada pela OIT desde 2001. Neste dia, em todo o mundo se promovem formas de criar e sustentar uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde no trabalho. O foco do Dia Mundial de 2009 é sobre prevenção de acidentes e doenças relacionados a trabalho através do trabalho seguro e decente.

A idéia de contar com um Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho tem sua origem no Dia dedicado à Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, 28 de abril, estabelecido pelos trabalhadores em 1989 como homenagem aos trabalhadores mortos e feridos. A Confederação Internacional de Organizações Sindicais Livres (atual Confederação Sindical Internacional) deu âmbito internacional a este evento, ampliando-o para que seja incorporado a noção de trabalho e local de trabalho sustentáveis.
Atualmente, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é comemorado em mais de 100 países. Todos os governos, as organizações de empregadores e de trabalhadores são convidados para que no dia 28 de abril realizem atividades de sensibilização em sua região ou zona de influência sobre o tema de trabalho decente, seguro e saudável. Além disso, se encoraja aqueles que participam do mundo do trabalho que examinem suas práticas laborais e levem em consideração medidas de prevenção para evitar acidentes e doenças não só em 28 de abril como ao longo de todo o ano.

Fonte: www.amputadosvencedores.com.br