Pesquisar este blog

sábado, 5 de dezembro de 2009

Novo padrão brasileiro de plugues e tomadas




No dia 9 de dezembro, será realizada uma reunião, em Brasília, para discutir os benefícios ao consumidor final com provenientes do uso do novo padrão brasileiro de plugues e tomadas, no qual participarão todos os membros do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), a ABNT, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), juntamente com demais entidades regulamentadoras, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e deputados.

Para o gerente do departamento de tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Fabian Yaksic, a adoção dos novos plugues e tomadas será benéfico para a sociedade, uma vez que é baseado em normas internacionais.

“A Abinee defende as vantagens do plugue e tomada padrão brasileiro. Já estava na hora de o Brasil ter um padrão próprio, um padrão que dará segurança total às pessoas, pois evita que não haja um contato acidental com os pinos do plugue, pela cavidade da tomada, e também às instalações. A polêmica que existe hoje é puramente por falta de informação, que chegam muitas vezes distorcidas”.

De acordo com ele, como todos os fabricantes de plugues e tomadas deixaram de fabricar a tomada anterior (antigo padrão) a partir de 1º de janeiro de 2009, e todos os fabricantes terão que disponibilizar no mercado aparelhos com o novo padrão de plugue a partir de 1º de janeiro de 2010, a situação é irreversível. “Então, nós não temos mais como reverter este processo, e sim, encontrar formas para que essa mudança tenha menos impacto para a população”, afirma.


Fonte: www.portallumiere. com.br


Cheiro de Gás


Saiba como Proceder

Não é normal sentir cheiro de gás no ambiente. Caso isso ocorra, tome as seguintes providências:

  • Não acenda luzes nem risque fósforos.
  • Verifique se o cheiro existe somente no local ou se vem de fora do imóvel.
  • Mantenha o local ventilado
  • Feche o registro de segurança do equipamento que estiver com vazamento.
  • Ligue imediatamente para o Comgás 24 Horas: 08000 110 197 opção 9 - emergência. Em situações de vazamento o prazo de atendimento é de uma hora.

Como proceder em caso de vazamento

Como proceder em caso de vazamento

Eletricista eletrocutado em camarote do Carnatal tem duas paradas cardíacas

Publicação: 04 de Dezembro de 2009 às 18:33

O eletricista Samir, 30 anos, que sofreu um acidente no camarote Natal 2014 do Carnatal no final da tarde, respira com a ajuda de aparelhos. Segundo informações do Politrauma do hospital Walfredo Gurgel, ele teve mais duas paradas cardíacas depois que deu entrada na urgência, tendo sido reanimado pela equipe de plantão. O estado de saúde dele é grave.

O acidente aconteceu por volta das 18h, quando Samir foi chamado por um funcionário do camarote para puxar um ponto de energia para a sala de imprensa do local. Segundo a assessoria de imprensa da Destaque, porém, Samir era um funcionário do camarote e estava retirando uma canaleta quando tocou em um fio desencapado e levou o choque.

O sub-tenente do Corpo de Bombeiros, Severino Gomes, disse que quem primeiro percebeu que Samir estava sendo eletrocutado foi o filho do funcionário, que o acompanhava no momento. Segundo pessoas que estavam no local, o menino afirmou que o pai estava com a boca espumando e quando tocou nele percebeu que Samir estava recebendo uma corrente elétrica.

Samir foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital Walfredo Gurgel. A Destaque informou ainda que o camarote Copa 2014 tem todo o equipamento de segurança necessário, apesar dele não ter sido apresentado para a imprensa como forma de confirmação. O local continua interditado pelo Corpo de Bombeiros por questão de segurança.