Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Saúde-Arsenal a favor da saúde.

Passo para conviver com uma doença crônica sem que ela se torne um peso, o tratamento correto e com regularidade é fundamental aos seus portadores. Segundo profissionais da saúde, o arsenal em prol da melhoria da vida de quem tem enfermidades de longa duração tem crescido. E tende a aumentar. Apesar de a maioria dessas doenças ainda não ter cura, os cuidados evitam a intensificação dos sintomas e as suas complicações.

O campo das doenças cardíovasculares, campeãs em ocorrência, é um exemplo. De acordo com o clínico-geral do Hospital de Clínicas de São Paulo, Vladimir Braga, existem diversas técnicas cirúrgicas modernas, novos medicamentos e formas de controle que antes não eram sequer imaginados. “Se o caso for a obstrução de uma artéria por placas de gordura (uma das ações do colesterol elevado), o paciente pode fazer cateterismo, cirurgia de revascularização (criação de uma nova via para a passagem do sangue) entre diversas outras opções”, diz .

Presidente do Centro de Diabetes de Curitiba – que funciona no Hospital Nossa Senhora das Graças – e professor de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o médico endocrinologista Edgard Niclewicz aponta que para a diabete, sua área de atuação, as novidades também têm avançado a passos largos. “Nos últimos cinco anos, vários medicamentos novos foram desenvolvidos. Diversas insulinas de efeitos diferentes foram lançadas. Hoje é bem mais fácil controlar do que há 15 anos”, afirma o médico.

A diabete é dividida em duas categorias. A tipo 1 atinge principalmente crianças e jovens. O organismo não consegue produzir insulina (substância responsável pela absorção do açúcar pelas células). Já a tipo 2 é comum em adultos e idosos. Nela, o organismo consegue produzir insulina, mas ela não é suficiente para absorver todo o açúcar consumido. “A doença ainda não tem cura, mas com o que os laboratórios têm desenvolvido é possível levar uma vida quase sem notar que a doença existe. O indivíduo tem uma rotina normal”, diz.

A advogada Michelle Krause, que desde os sete anos convive com a diabete do tipo 1, conhece bem os benefícios dos avanços da Medicina. Atual­­mente, as insulinas que aplica diariamente têm efeito mais rápido e eficiente. “Utilizo dois medicamentos que são relativamente novos no Brasil. Umas das insulinas age durante 24 horas e a outra tem ação quase imediata, em menos de meia hora”, diz. “Antes, as insulinas que consumia demoravam muito mais para fazer efeito e agiam por curto período de tempo”, diz.

Com o tratamento atual, Michelle consegue levar uma vida normal. “Tinha muita preocupação com minha saúde, pois tenho uma filha de um ano e meio que depende de mim. Com o acompanhamento médico e o tratamento constante me sinto segura. Levo uma vida igual a de qualquer pessoa, sem dores ou problemas. A diferença é que vigio meu estado de saúde”, diz.

Fonte:
GAZETA DO POVO – PR

Saúde: Maioria das enfermidades podem ser evitadas.

Melhore a alimentação: uma das maiores responsáveis pelo desenvolvimento de doenças crônicas, a má alimentação deve ser o primeiro item a ser alterado na rotina de quem pretende não dar a menor chance para este tipo de problema. As dietas da era fast food, repletas de gorduras e pouco nutrientes são as principais causas de doenças cardiovasculares (a manifestação mais comum das doenças crônicas). Enriqueça suas refeições com frutas e verduras. Controle também o excesso de açúcar (que pode desenvolver a diabete) e sal (um risco para a hipertensão) dos alimentos.

- Faça exercícios: também fundamental para evitar a obesidade e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares, a atividade física é outra recomendação. A dica dos especialistas é a prática de, pelo menos, 30 minutos de atividades diárias. Procure mesclar as aeróbicas (como corridas e caminhadas) com musculares.

- Largue o cigarro: o tabagismo é responsável por desencadear diversos tipos de câncer – uma das doenças crônicas mais severas. Entre eles, câncer de boca, de pulmão e de garganta. Além disso, fumar aumenta consideravelmente a chance de se desenvolver uma doença cardiovascular, como a hipertensão.

- Faça exames regularmente: uma das melhores formas de tratar e obter melhores resultados de qualidade de vida é diagnosticar a doença em seu estágio inicial. Em alguns casos, como no câncer, a descoberta prévia da doença garante também melhores chances de cura e recuperação. Não deixe de fazer check ups frequentes de saúde. Verifique os exames de sangue, de colesterol e açúcar. Para as mulheres, a mamografia deve ter atenção especial.

- Use métodos de prevenção: as doenças crônicas transmissíveis mais recorrentes são as trasmitidas, em geral, pelo ato sexual. Use preservativos.

- Proteja sua pele: no Brasil, um dos tipos mais comuns de câncer é o de pele. Proteja-se do sol em horários inadequados (entre 9 e 16 horas). Use protetores solaresl.


Fontes: médicos Carlos Roberto Mortean, da Paraná Clínicas, Edgard Niclewicz, do Hospital Nossa Senhora das Graças, e Olival de Oliveira Júnior, do Hospital Santa Cruz e clínica ProctoClin.
Fonte: GAZETA DO POVO – PR

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Decreto 6945 - 21-08-09

Sr. Presidente da Republica Federativa do Brasil

Comapanheiro Lula.

Assim éra nosso tratamento quando voce sentava nas cadeiras da Volkwagen do Brasil, na ala XII pra gente conversar, negociar, sobre a prevenção de acidentes e insatalação de comissões de fabrica.

Aquele tempo sua postura éra de defesa dos trabalhadores de um modo geral, mas da classe proletária como um todo.

Era o nascimento do PT, partido que conduziu-o a presidencia ao qual temos grande orgulho, apesar das provocações da oposição.

Conheci quando sua barba ainda era preta e desarrumada, quando suas roupas éram de operário que lutava em busca de uma mudança das relações capital/trabalho e que meu encho de coragem para escrever-lhe aqui em protesto ao Decreto 6945 de 21 de agosto de 2009.

Um Decreto corporativo de uma entidade classista que tenta massacrar uma categoria que vem trabalhando para eliminar os acidentes do trabalho, criar uma consciencia prevencionista e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Uma categoria que conhece os riscos e as soluções da poblemática prevencionista.

Como trabalhador que sou, com 52 anos de carteira do trabalho assinada, como profissional na área de segunça do trabalho com experiencia de 36 anos e atividade ainda.

Como marido da Janete dos Santos, sua vizinha quando morava na rua São Paulo em Vicente de Carvalho, que lhe ajudava a preparar a tapioca para vender na estação de barcas deste município é que venho:

Solicitar que determine a revogação do Decreto em discussão, defenda a classe de Técnicos de Segurança do Trabalho, verdadeiros responsáveis pela melhoria das condições de vida aqueles submetidos às piores condições de trabalho.



Sebastião Silveira Passarelli
RG 3.154.397-2
VW 40.423-3

domingo, 6 de setembro de 2009

Decreto 6945

Mossoró, 06 de setembro de 2009

À

Excelentíssimo Senhor Presidente da Republica;

Luiz Inacio Lula da Silva .

Palácio do Planalto

Praça dos Três Poderes – 70150-900 – Brasília – DF



Ref. Decreto 6945 de 21/08/2009



Sr. Presidente:



Solicitamos sua atencao e de todos aqueles que estao em seu governo e tem envolvimento direto com o assunto, para a necessidade de reavaliar o Artigo 1º, Parágrafo 6º, Inciso I, Letras A e B, texto em anexo do “Decreto 6945 de 21/08/2009, publicado no DOU em 24/08/2009, que trata-se da Lei Previdenciária 11.774/2008, relativo a contribuições previdenciárias e aplicação do FAP – Fator Previdenciário, que entrará em vigor em janeiro de 2010



Nao creio que esta mudanca agregue qualquer valor real - ou seja que traga qualquer beneficio direto a saude do trabalhador e que ao mesmo tempo nao mude na pratica a elaboracao de tais programas. O que necessitamos na verdade e que nosso governo e todos envolvidos neste assunto COBREM rigorosamente a responsabilidade daquelas que hoje emitem estes programas independente da formacao que tenham



Lembramos que a SOFISTICACAO do PPRA aumentara ainda mais a distancia das iniciativas de gestao de seguranca do trabalho que hoje temos da realidade da maioria das empresas brasileiras , visto que o PPRA deveria ser um programa basico que servisse como espinha dorsal para outras acoes de prevencao - tal como foir criado e ao longo dos anos vem sendo feito. O problema do PPRA em nosso pais nao e quem FAZ, mas sim que naop o CUMPRE e se desejamos de fato mudar a realidade e essencial e importante que direcionemos esforcos nesta direcao. Engessarmos as praticas contribue apenas para o aumento dos custos e pouco resultado na correcao dos problemas.



Conhecendo o respeito do Partido do Trabalhadores com os trabalhadores, solicitamos mais uma vez que o assunto seja reavaliado e que as areas especialistas e profissionais na mesma condicao sejam envolvidos neste debate, que as centrais sindicais sejam ouvidas, etc.



Contamos, por sua vivencia em chao de fabrica, conhecimento de assunto junto a CIPA e Comissoes de Fabrica, com sua atencao para o assunto.



Atenciosamente,


George Duarte de Lima

Técnico de Segurança do Trabalho