Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Motorista de ambulância pode ser liberado de multa por velocidade


Arquivo Revista EmergênciaTramita na Câmara o Projeto de Lei 5065/09, do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que exclui das penalidades por excesso de velocidade os condutores de veículos de socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de fiscalização de trânsito, de ambulâncias e dos precedidos por batedores, quando estiverem em serviço de urgência. Bolsonaro lembra que hoje o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) não abre exceção para esses motoristas. "Muitos desses motoristas, para não arcarem com a multa, submetem-se a apurações internas para justificar o eventual excesso de velocidade", diz o deputado. TramitaçãoO projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania


Fonte: Agência CâmaraFoto

Mortos por influenza A já chegam a 29, segundo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira, 23, à noite que subiu para 29 o número de mortos no Brasil pela influenza A. Desse total, 11 casos foram registrados no Rio Grande do Sul, 12 em São Paulo, 5 no Rio de Janeiro e 1 no Paraná. Segundo o ministério, entre os dias 25 de abril a 18 de julho foram confirmados 1.566 casos de contaminação no país pelo vírus da doença. No mesmo período, as secretarias de Saúde dos estados analisaram 8.328 casos suspeitos, dos quais 528 eram de gripe comum. De acordo com o ministério, a taxa de mortalidade da doença é de 0,18 caso por 100 mil habitantes. De acordo com o ministério, a faixa etária em que há maior incidência de casos da nova gripe é a de 20 a 49 anos, com mais de 60% dos casos. Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde são os coletados até esta quarta-feira, 22, pelas secretarias estaduais de saúde. Vacina Nesta terça, o governo brasileiro afastou, por enquanto, a quebra de patentes como meio de obter acesso à fórmula da vacina contra o vírus influenza A (H1N1) assim que comece a produção nos países desenvolvidos. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a aposta do Brasil está no acordo de transferência de tecnologia já existente entre o Instituto Butantan e o laboratório francês Sanofi Pasteur, maior produtor mundial de vacinas para uso humano. Pouco antes da reunião de ministros da Saúde dos países do Mercosul, Chile e Bolívia, na tarde desta quinta-feira, 23, Temporão advertiu que o país registrará mais mortes decorrentes da doença e que não terá condições de suprir os países vizinhos com as vacinas que espera produzir a partir de 2010. "Infelizmente, vamos ter mais óbitos", afirmou Temporão, que se disse mais preocupado com a situação no Rio Grande do Sul. No estado foi registrada a primeira morte no país causada pela doença.

Fonte: G1-Globo.com

Motoristas podem aprender com as formigas




É o que concluiu um articulista da Economist após comparar o comportamento cooperativo das formigas e a natureza competitiva dos motoristas.
O articulista diz que obviamente há inúmeras diferenças entre as formigas e os motoristas, mas apesar disso acredita que há lições a serem aprendidas com estes insetos. Ele afirma que um dos motivos é o fato de haver comunicação entre as formigas que estão em uma trilha por meio da liberação de uma substância química chamada feromônio. Isto certamente as ajuda a regular a distância umas das outras e a manter uma boa velocidade média.
Um dia os carros também poderão se comunicar uns com os outros, e baseando-se nos sistemas que vêm sendo utilizados para este fim talvez seja possível otimizar o espaço entre eles, e fazer com que trafeguem na velocidade ideal para amenizar os problemas no trânsito.
Ao longo dos últimos 50 anos pesquisadores fizeram poucos progressos no desenvolvimento de uma teoria geral do fluxo de tráfego, isso porque os padrões do tráfego são demasiadamente complexos para serem modelados matematicamente.
Fonte: http://opiniaoenoti cia.com.br/ vida/comportamen to/motoristas- podem-aprender- com-as-formigas/

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Polícia indicia duas pessoas por acidente com barco em Manaus (AM); dois morreram

Polícia indicia duas pessoas por acidente com barco em Manaus (AM); dois morreram
Colaboração para a Folha Online
Duas pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil nesta quarta-feira pelo tombamento de uma embarcação com 185 pessoas a bordo, ocorrida na tarde de ontem (21), em Manaus (AM). Duas pessoas morreram no acidente: Andreza de Amorim, 8, e Maria Alvarenga Farias, 71.
Segundo informações da assessoria da Polícia Civil, foram indiciados o comandante do barco, Manuel Benicio da Rocha, e o dono da embarcação, Edson Carvalho de Souza. Ambos foram indiciados por atentado contra a segurança de transporte marítimo.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, os dois se apresentaram espontaneamente na tarde de ontem. Um homem que realizava a troca do leme da embarcação no momento do acidente também deve ser ouvido pela polícia e pode ser indiciado. Ele não tinha sido localizado até as 13h30 desta quarta.
Os bombeiros permanecem no local do acidente e realizam, com a ajuda de um guindaste, o trabalho de desvirar o barco. O coronel Mário Belota, do Corpo de Bombeiros, estava no local no horário e afirmou ser improvável que haja mais vitimas. Segundo ele, nenhum passageiro resgatado relatou o desaparecimento de parentes ou amigos que estariam na embarcação.
Mesmo assim, as buscas continuam com 60 homens do Corpo de Bombeiros, sendo 20 mergulhadores. O coronel também informou que nenhum passageiro resgatado precisou ser hospitalizado ou apresentou ferimentos.
Acidente
O acidente ocorreu na foz do igarapé do Educandos, nas imediações do rio Negro, quando o barco era atracado a uma "carreira", estaleiro no qual se fazem pequenos reparos. A embarcação Carolina do Norte tinha como destino Santarém (PA), e o leme quebrou ainda quando saía do porto.
Devido ao problema, o barco foi rebocado e teve a traseira suspensa para que fosse avaliado. Na ocasião, os passageiros teriam se deslocado para um dos lados da embarcação, o que provocou o tombamento, de acordo com informações preliminares.
"A embarcação era bem nova, mas teve um problema mecânico logo no início da viagem. Eles retornaram e tentaram colocá-la na carreira com todos os passageiros dentro. Na manobra, o barco virou", disse Antônio Dias dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros. A Capitania dos Portos iniciou ontem a perícia no local.
Fonte: Folha Online

terça-feira, 21 de julho de 2009

Casos de LER no país aumentaram quase 600% em três anos

Os casos de LER - Lesão por Esforço Repetitivo - aumentaram quase 600% nos últimos três anos. Os dados são do INSS. Muitos profissionais estão correndo o risco de ficar doentes e não sabem.
A inflamação, que começou nos ombros, e tomou conta do pescoço, incomoda Solange há dez anos. É tanta dor que mesmo depois de uma cirurgia, ela mal consegue mexer a cabeça. "Sinto dores aqui nos ombros, por causa do movimento do caixa, né? Deus me livre, não desejo isso para ninguém", diz a bancária afastada por LER, Solange Maria Campos. Os desgastes dos tendões e músculos, por movimentos feitos várias vezes ao dia, é chamado de LER - Lesão por Esforço Repetitivo. Os números da doença são de assustar: nos últimos 3 anos, os afastamentos do trabalho por conta da LER cresceram quase 600%.
Entre os bancários o problema é considerado epidemia: metade dos funcionários de bancos do estado de São Paulo, já precisou de atendimento médico pelo menos uma vez. Os afastamentos aumentaram porque desde 2007 está mais fácil provar ao INSS a relação entre doença e trabalho. O problema segundo o Sindicato dos Bancários é que muitos profissionais não conseguem se curar.
"Ele se afasta pelo INSS, quando ele volta ao local de trabalho, ele é colocado no mesmo local de trabalho, num mesmo local, na mesma função em que ele adoeceu", afirma o secretário do sindicato dos bancários/SP/Walcir. Especialistas defendem um tratamento multidisciplinar para curar a tendinite e ao mesmo tempo dar apoio psicológico. O cirurgião Gustavo Ruggiero recomenda "todo profissional que trabalha sob pressão precisa de uma válvula de escape".
"Ter uma atividade paralela - um esporte, uma atividade física, algum hobby, alguma coisa que ela consiga ter momentos de relaxamento e que consiga extravassar esse estresse a que ela é submetida", salienta Ruggiero.
Fonte: TV Record

ANMP e INSS discutem segurança

A Diretoria da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social) e a diretoria do INSS vão se reunir na próxima semana, em Brasília, em data ainda a ser confirmada, para mais uma vez tentar encontrar uma solução para a falta de segurança a que é exposta diariamente a perícia médica previdenciária. Em reunião ontem em Brasília, com o presidente do INSS, Valdir Simão, a ANMP cobrou a implementação das medidas de segurança, em especial o fim da entrega da CRER aos segurados empregados, avulsos e domésticos.
Em relação à falta de segurança, a Diretoria da ANMP apresentou ao presidente do INSS os casos mais recentes de agressões sofridas pelos peritos entre eles o caso de Canoas (RS), onde até os servidores administrativos instruem os segurados a como proceder contra os peritos, indo ao Ministério Público para apresentar denúncias; o caso de Curitiba (PR), onde um segurado arremessou o monitor do computador contra a perita que a atendeu; o caso de Duque de Caxias (RJ), onde um segurado deu um tiro contra o carro da perita no estacionamento da Agência, após ameaçá-la dentro da APS, onde a perita se encontrava no hora do tiro.

Devido à gravidade da situação, Valdir Simão agendou uma audiência específica com a Diretoria da ANMP, a qual contará com a participação do Diretor de Orçamento, Finanças e Logística, Guilherme Scandelai e com o Diretor de Atendimento, Luis Henrique Fanan. Para diretoria da ANMP as medidas de segurança adotadas pelo INSS desde o final de maio de 2007, quando houve o assassinato de um perito em Patrocínio (MG) não solucionaram os problemas.
“Tivemos a instalação de mais de mil portas detectoras de metal em todo o país. Tivemos algumas APSs com botões de pânico instalados nos consultórios. Outros dispositivos foram instalados. Apesar disto, as medidas são apenas paliativas. Nem todas as Agências estão dotadas de dispositivos de segurança. Na maioria dos casos não houve treinamento para que os equipamentos fossem utilizados e não há conservação dos mesmos. A campanha de conscientizaçã o da sociedade sobre o papel da perícia não foi avante. Todas estas questões serão debatidas mais uma vez na audiência da próxima semana. A cobrança por segurança é uma questão permanente para a perícia”, afirmou o presidente da ANMP, Luiz Carlos de Teive e Argolo.

domingo, 19 de julho de 2009

Lupi pede desculpas por palavra 'vagabundo' em site

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou nesta quinta (16) que causou "constrangimento profundo" a ferramenta de consulta sobre o andamento dos pedidos de seguro-desemprego existente na página eletrônica do Ministério que, até ontem, solicitava que os trabalhadores digitassem palavras depreciativas como "vagabundo" para obterem a informação. "Publicamente, peço desculpas aos trabalhadores", afirmou Lupi hoje, após o anúncio dos dados de junho do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) . O ministro disse que determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar se houve "má fé ou simplesmente um erro" por parte da empresa Datamec/Unisys, que presta serviços de informática para a pasta. Segundo Lupi, a empresa já havia sido notificada no dia 18 de junho, mas não corrigiu a ferramenta e, ontem, enviou carta explicando o problema, mas sem convencer o ministério. A má fé, de acordo com Lupi, é uma possibilidade, já que a empresa terceirizada está cumprindo os dias finais de prestação do serviço que não foi renovado com ela. "Isso pode ter enfurecido alguém, mas será objeto da investigação da sindicância", afirmou. Ontem, houve mudanças no site e a ferramenta de busca agora pede a digitação de uma combinação aleatória de letras para concluir a consulta.

Fonte:Por Agencia Estado/Brasília