Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Saúde: Alongamentos

Alongamentos

 Imagem de uma mulher em pé alongando os braços para a esquerdaAlongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua flexibilidade.

Benefícios dos alongamentos:

Imagem de uma mulher em pé alongando os braços para a direita-reduzem as tensões musculares;
-relaxam o corpo;
-proporcionam maior consciência corporal;
-deixam os movimentos mais soltos e leves;
-previnem lesões;
-preparam o corpo para atividades físicas;
-ativam a circulação.

Como devem ser feitos?

Imagem de uma mulher deitada alongando os braços para cimaA respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda. Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em Imagem de uma mulher deitada alongando os braços para baixoalongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade. Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina. É possível alongar enquanto se faz outras coisas como ler ou ver TV.


Como alongar?

Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente.

Mais:

imagem de uma mulher sentada alongando o pescoço para frente Imagem de uma mulher sentada alongando o pescoço para trás
Imagem de uma mulher sentada alongando o pescoço para a esquerda Imagem de uma mulher sentada alongando o pescoço para a direita
 Imagem de uma mulher deitada elevando a perna Imagem de uma mulher deitada abaixando a perna

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ergonomia: "DORT ou LER - Lesões causadas por esforços repetitivos

Está síndorme é relatada desde 1700 quando Ramazzini - o pai da medicina do trabalho - a descreve como "doença dos escribas e notórios". Mais tarde aparece como "doença das tecelãs" (1920) ou "doença das lavadeiras" (1965). O problema se amplia a partir de 1980, quando a doença - que atinge várias profissões que envolvem movimentos repetitivos ou grande imobilização postural - torna-se um fenômeno mundial, devido a grande evolução do trabalho humano e o aumento do ritmo na vida diária.

Hoje, a síndrome que é mais associada ao trabalho informatizado, já representa quase 70% do conjunto das doenças profissinais registradas no Brasil. A prevenção foi e continua sendo a melhor forma de combate a este tipo de patologia. A adoção de posturas e ritmos de trabalho mais adequados (com a adoção de pausas ao longo da jornada de trabalho) são fundamentais.

Quando existe uma suspeita de lesão, o acompanhamento de um profissional torna-se primordial para a correta avaliação e tratamento do funcionário.

Algumas das patologias mais frequentemente associdas ao trabalho informatizado são:

tendinite.gif (17561 bytes)Tendinite - Inflamação aguda ou crônica dos tendões. Se manifestam com mais frequência nos músculos flexores dos dedos, e geralmente são provocados por dois fatores; movimentação frequente, e período de repouso insuficiente.

Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.

tenossivovite.gif (24004 bytes)Tenossinovite - Inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões. Assim como a tendinite os dois principais fatores causadores da lesão são; movimentação frequente, e período de repouso insuficiente.

Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região.

quervin.gif (13846 bytes)Síndrome de DeQuervain - Constricção dolorosa da bainha comum dos tendões do longo abdutor do polegar e do extensor curto do polegar. Estes dois tendões têm uma característica anatômica interessante: correm dentro da mesm bainha; quando friccionados, costumam se inflamar.

O principal sintoma é a dor muito forte, no dorso do polegar.

Um dos principais fatores causadores deste tipo de lesão está no ato de fazer força torcendo o punho.

carpo.gif (24077 bytes)Síndrome do Túnel do Carpo - Compressão do nervo mediano no túnel do carpo.

As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite a nível do tendão dos flexores - neste caso, os tendões inflamados levam a uma compressão crônica e intermitente da estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo: o nervo mediano.

Fonte: http://www.ergonomia.com.br/

Saúde: Lombalgia

O que você gostaria de saber

descrição

Lombalgia é a dor ou desconforto na região lombar, seja de causa nervosa ou muscular. Às vezes ela também pode ser causada pelo estresse. A lombalgia geralmente envolve a contratura ou espasmo dos músculos ao longo da espinha que servem para sustentar a espinha.

causas

Lombalgia devido ao estresse pode ser causada pela fadiga ou contração generalizada, devido a permanência numa mesma posição por um tempo prolongado, como trabalhar sentado por horas. O estresse pode deixar a pessoa mais tensa e criar tensão muscular, que é fator de risco da lombalgia. As lombalgias podem também ser causadas pelo trauma, como a queda ou num acidente de carro. Um impacto muito grande pode provocar fratura de coluna. Um tumor ou infecção podem também causar lombalgia. Pessoas com histórias de câncer, perda de peso, infecção recente, febre, dor que piora quando está em pé ou a noite devem procurar uma avaliação médica. Fraqueza, dor irradiada para coxa ou pernas, perda do controle da bexiga ou intestinal também precisam de avaliação médica.

sintomas

Uma dor generalizada ao longo da espinha pode ser devido a estiramento do músculo, trauma nas costas ou estresse mecânico.

tratamentos

Os tratamentos dependem da causa. Na maioria das vezes não há necessidade de repouso, pois o repouso pode piorar o quadro. O tratamento para contratura por estresse inclui técnicas de relaxamento, alongamentos e exercícios moderados. Nas primeiras 24 horas após o trauma pode aplicar compressas frias por 20 a 30 minutos várias vezes por dia. Após o primeiro dia, aplica-se compressas quentes 20 a 30 minutos várias vezes por dia. Um anti-inflamatório não hormonal pode também ajudar a melhorar as dores.

Fonte: http://www.saude.com.br/site/doencas.asp?cod_doenca=169

Meio Ambiente: As 8 coisas que você pode fazer pelo Clima

Evitar uma tragédia maior com o Clima é dever de todos os países, todos os governos, todas as pessoas. Veja o que cada um pode fazer.

1 - Ajude a pressionar o governo. O Brasil é o quarto ou o sexto (dependendo da estatística) maior emissor de gases de efeito estufa e quase 70% de suas emissões estão relacionadas com queimadas e desmatamentos. O Brasil precisa estabelecer metas de redução. Firme o abaixo-assinado da Campanha e mande emails ou telegramas para o Palácio do Planalto. Lula: queremos o Brasil no Clima!

2 - Ajude a circular pela internet matérias, opiniões e manifestos sobre o tema. Converse com os amigos e familiares.

3 - Plante árvores. Elas absorvem carbono.

4 - Troque o automóvel pela bicicleta, uma vez por semana. Se for difícil prá você, uma vez de 15 em 15 dias, ou de mês em mês.

5 - Economize energia elétrica. Isso é fundamental nos países que operam usinas elétricas à carvão ou óleo combustível. A base energética do Brasil é hidroelétrica mas o aumento demanda pode levar a construção de novas termoelétricas. Economizar energia elétrica é sempre bom para o seu bolso!

6 - Diminua seu consumo de carne. A pecuária contribui direta e indiretamente para o efeito estufa.

7 - Interesse-se pelo lixo em seu município. Se ele ainda usa vasadouro (lixão) ou um aterro que não elimine ou reutilize o gás metano, proteste e pressione a prefeitura local.

8 - Não vote em políticos de partidos que sejam contrários ao estabelecimento de metas de redução de emissões ou abriguem representantes dos setores do agrobuisness, da pecuária, dos madeireiros e dos ruralistas que desmatam e queimam a Amazônia.

Fonte: http://www.entrebairros.com.br/

terça-feira, 24 de junho de 2008

Guia Técnico de Riscos Biológicos da NR 32:

Mais uma vitória para todos
O Guia Técnico de Riscos Biológicos da NR 32:Segurança e Saúde no Trabalho nos Serviços de Saúde construido no âmbito da CTPN tem por objetivo trazer subsídios a empregadores, trabalhadores e técnicos da área da saúde para uma melhor compreensão da norma.

O material foi produzido por meio de discussões e consensos de um grupo tripartite.

A rica troca de experiências e de conhecimentos técnicos permitiu a construção de um texto que soube destacar a importância da Capacitação, do PPRA, do PCMSO e das Medidas de Prevenção e Proteção. E mais, contempla em seu anexo lista das atividades abrangidas pela NR 32 por CNAE.

Faça o download do Guia Técnico: http://www.mte.gov.br/seg_sau/guia_tecnico_cs3.pdf

domingo, 22 de junho de 2008

Fogos de artifício e fogueiras são preocupações nas festas juninas

Com a chegada das festas juninas, que soma hoje uma contribuição cultural de vários povos estabelecidos com o passar dos tempos nesse Estado. A população revive as tradições dos festejos, comidas típicas, quermesses, dança de quadrilha. Tradição em que são homenageados, Santo Antônio, São João e São Pedro, as simpatias de casamento e crendices populares, músicas típicas.

As comemorações são realizadas nas ruas, em escolas, clubes sociais, associações e outras, onde as pessoas brincam sob a influência do fascínio que o fogo exerce, principalmente nas crianças que estão mais vulneráveis a sofrerem algum tipo de queimadura, sejam pelas fogueiras, por fogos de artifício, bombinhas ou rojões. Quanto maior a extensão de uma queimadura, maior os perigos para a vítima. Existem diferentes graus de lesão que uma pessoa pode apresentar, ao mesmo tempo, queimaduras de terceiro, segundo e primeiro graus, e cada tipo de lesão pede um socorro específico.

Os fogos de artifício ficam mais procurados e são mais consumidos. São produtos que podem causar acidentes acarretando queimaduras, mutilações e inclusive a morte dos usuários e, eventualmente, de pessoas que assistem ao espetáculo. Por isso, seu uso deve seguir os cuidados estabelecidos nos requisitos normativos e nas considerações dos fabricantes em produzir o produto adequado às normas e regulamentos.

O consumidor deve fazer o seu papel, lendo as instruções, adquirindo e manuseando o produto de acordo com os requisitos apresentados pelos fabricantes e basear-se nas orientações. Os pais não devem deixar que crianças adquiram ou manuseiem fogos de artifício. Elas são as principais vítimas de acidentes.

Estatísticas realizadas pelo Corpo de Bombeiros mostram que durante o ano passado foram atendidas em todo o Estado, 118 pessoas vítimas de queimaduras, sendo que durante os meses de maio, junho e julho representaram 30% a mais do total de vitimas de queimaduras. Esses são dados de atendimentos apenas pelos bombeiros, não somados aí, dados de Hospitais Regionais e Pronto Socorros.

Por isso, as pessoas ao comprar fogos de artifício devem observar se a embalagem do produto contempla todas as informações consideradas obrigatórias, como a classe, o registro do Exército Brasileiro, entre outras, informadas neste relatório. Isto indica o conhecimento e a preocupação do fabricante em se adequar aos regulamentos e normas técnicas.


Fonte: http://www.24horasnews.com.br/index.php?mat=257390