A combustão pode ocorrer por diversas formas. Por isso apresentamos abaixo o conceito de cada uma delas:
QUANTO À VELOCIDADE DE PROPAGAÇÃO
Lenta
Quando não há produção de chamas ou de qualquer fenômeno luminoso, como por exemplo, a oxidação do ferro (ferrugem).
Viva
Quando há produção de chamas e luminosidade.
Muito Viva
Quando a reação se processa com grande velocidade, porém, inferior a 300 m/s, ou seja, a deflagração. Pode ser exemplificada pela queima da pólvora negra ao ar livre.
Instantânea
Quando a combustão se processa de forma súbita, com velocidade superior a 300 m/s, atingindo imediatamente toda a massa do corpo. O efeito desta combustão é a explosão (detonação). Pode ser exemplificada pela detonação da dinamite e da nitroglicerina.
QUANTO À REAÇÃO
Combustão Incompleta
É aquela na qual a concentração de oxigênio é baixa, variando de 8% a 13%, tendo como produto da reação o monóxido de carbono (CO). Neste caso, nos combustíveis sólidos haverá formação de brasas sem chamas.
Combustão Completa
É aquela na qual a concentração de oxigênio é propícia à combustão, ou seja variando de 13% a 21%. Neste caso, os produtos resultantes da combustão serão o dióxido de carbono (CO2), a água em forma de vapor e cinzas.
Combustão Espontânea
Em alguns corpos este fenômeno ocorre sem que haja fonte externa de calor. Porém, devido a reações físico-químicas (fermentação), há a emissão de gases que podem provocar combustão.
Em outros corpos, em temperaturas ambientes, há a combustão devido à emissão de gases e/ou vapores, sem que haja uma fonte externa de calor.
PRODUTOS DA COMBUSTÃO
Durante a queima, os corpos combustíveis liberam alguns produtos que merecem atenção por parte daqueles que tentam extinguir as suas chamas.
Cinzas
São os produtos de uma combustão completa, as quais não oferecem risco ao homem, nem interferem na combustão.
Carvão
É o resíduo sólido da combustão incompleta. Merece atenção especial, pois pode estar em brasa no seu interior e permitir o retorno das chamas
Vapor d’água
É produzido pela umidade existente no corpo que queima e pela água utilizada na extinção das chamas.
Durante os incêndios, normalmente, existem rolos de fumaça negra e à medida que a extinção se processa aparece uma fumaça branca, identificando a
presença de vapor d’água, que serve para indicar a ação extintora.
Porém, o vapor d’água aquecido prejudica as vias respiratórias.
Fumaça
É composta por partículas sólidas em suspensão (carbono), monóxido de carbono (CO), dióxido de carbono (CO2) e outros gases, que variam de acordo com a natureza do combustível, tais como gás sulfuroso, ácido fosfórico, ácido prússico e outros.
A fumaça, além de prejudicar a visibilidade e dificultar a respiração, é a maior responsável pelo pânico nos incêndios, podendo, também, provocar irritação nos olhos, prejudicar as vias respiratórias e atacar o trato gastrintestinal, provocando vômitos.
Fogo
É a parte externa e visível de uma combustão, caracterizada, identificada, por vezes pela existência de chama. A chama (figura ao lado) é um fluxo de gás que queima emitindo luz, na qual é possível distinguir-se três zonas específicas:
a) Zona de Gás
Aqui inicia-se a vaporização do combustível líquido existente no material.
b)Zona de Incandescência
Aqui, devido à influência da temperatura de combustão (da zona de combustão), os vapores combustíveis se decompõem em carbono e hidrogênio.
A incandescência se deve às partículas de carbono finamente divididas.
c)Zona de Combustão
Somente aqui, onde o ar pode ter acesso, inicia-se a combustão e o desprendimento de calor. Esta zona é facilmente reconhecida como uma fina camada azul clara.
Zonas do fogo
CARACTERÍSTICAS DA QUEIMA NOS COMBUSTÍVEIS
Combustível gasoso (vapores e gases)
Queimam-se somente com chamas.
Combustível Líquido
Primeiro transforma-se em vapor e depois queima somente com chamas.
Combustível Sólido
Neste caso se divide em três situações específicas:
a. Com Chamas e Brasas
É o caso do combustível que, após aquecido, se decompõe em carvão sólido (produz brasas) egás (produz as chamas). Exemplo: a madeira, o papel e o tecido.
b. Somente com Chamas
É o caso dos materiais que, quando aquecidos, se tornam líquidos e depois vapores inflamáveis. Exemplo: a cera, a parafina e a gordura.
c. Somente com Brasas
É o caso dos metais ou combustíveis obtidos artificialmente. Exemplo: coque e carvão mineral.