Pesquisar este blog

domingo, 7 de junho de 2009

SAÚDE: Mudanças na legislação valorizam especialistas

A segurança do trabalho é uma preocupação legal para as empresas. Todas precisam manter em seu quadro um grupo de profissionais especializados em evitar acidentes e doenças ocupacionais, e o setor ganhará força com uma nova medida referente ao Seguro de Acidentes do Trabalho. A partir do próximo ano, o valor do seguro obrigatório vai variar conforme o desempenho da empresa na área.

– Para uma instituição grande, 3% na folha de pagamento podem se tornar 6% com a nova regra, o que pode representar milhares de reais – calcula o engenheiro de segurança do trabalho e consultor na área Antonio Carlos Vendrame.
Há 11 anos nesse mercado, a técnica e consultora Graça Malcher acredita que o impacto nas contas vai abrir as portas aos profissionais da área:

– A empresa vai tratar o assunto seriamente ou pagará caro.

Ex-funcionária pública, Graça descobriu esse filão. Hoje, tem dois empregos. É técnica em segurança do trabalho de uma empresa que terceiriza o serviço e também montou uma consultoria dedicada ao assunto. Para ela, pelos concursos recentes, percebe-se que o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho estão aumentando a estrutura para expandir a fiscalização nas empresas.

– O MP, inclusive, contrata técnicos para assessorar os procuradores no julgamento de processos – afirma.

CHOQUE ELETRICO DICA QUE SALVA


O que acontece

O choque elétrico, geralmente causado por altas descargas, é sempre grave, podendo causar distúrbios na circulação sanguínea e, em casos extremos, levar à parada cárdio-respiratória.

Na pele, podem aparecer duas pequenas áreas de queimaduras (geralmente de 3º grau) - a de entrada e de saída da corrente elétrica.

Primeiras providências

  • Desligue o aparelho da tomada ou a chave geral.
  • Se tiver que usar as mãos para remover uma pessoa, envolva-as em jornal ou um saco de papel.
  • Empurre a vítima para longe da fonte de eletricidade com um objeto seco, não-condutor de corrente, como um cabo de vassoura, tábua, corda seca, cadeira de madeira ou bastão de borracha.

O que fazer

  • Se houver parada cárdio-respiratória, aplique a ressucitação.
  • Cubra as queimaduras com uma gaze ou com um pano bem limpo.
  • Se a pessoa estiver consciente, deite-a de costas, com as pernas elevadas. Se estiver inconsciente, deite-a de lado.
  • Se necessário, cubra a pessoa com um cobertor e mantenha-a calma.
  • Procure ajuda médica imediata.

A ressucitação cárdio-pulmonar

Com a pessoa no chão, coloque uma mão sobre a outra e localize a extremidade inferior do osso vertical que está no centro do peito (o chamado osso esterno).

Localizar o osso que está no centro do peito. Coloque uma mão sobre a outra e pressione o peito.

Ao mesmo tempo, uma outra pessoa deve aplicar respiração boca-a-boca, firmando a cabeça da pessoa e fechando as narinas com o indicador e o polegar, mantendo o queixo levantado para esticar o pescoço.

Mantenha o queixo levantado para esticar o pescoço. Respiração boca-a-boca

Enquanto o ajudante enche os pulmões, soprando adequadamente para insuflá-los, pressione o peito a intervalos curtos de tempo, até que o coração volte a bater.

Esta seqüência deve ser feita da seguinte forma: se você estiver sozinho, faça dois sopros para cada quinze pressões no coração; se houver alguém ajudando-o, faça um sopro para cada cinco pressões
fonte: http://goianomesmo.blogspot.com/2009/06/choque-eletrico.html

Brasil tem 25 casos confirmados de gripe suína

O Brasil registrou mais dois novos casos de influenza A (H1N1) – gripe suína, segundo nota divulgada no fim da tarde de quarta-feira, 3, pelo Ministério da Saúde. Agora são 25 casos confirmados no país.

De acordo com o ministério, os dois pacientes vieram dos Estados Unidos. Ambos estão internados e passam bem. Os casos foram registados em São Paulo, estado que agora totaliza 11 pacientes infectados.

Rio de Janeiro tem sete casos confirmados, Santa Catarina, quatro; Minas Gerais, um; Rio Grande do Sul, um e Tocantins, um. Dos 25 casos, sete são de transmissão autóctone, ou seja, ocorreram dentro do território nacional com pessoas que tiveram contato com pacientes vindos do exterior.

O Ministério da Saúde monitora 44 casos suspeitos que já estão em análise laboratorial. Eles são dos estados de São Paulo (15), Distrito Federal (sete), Rio de Janeiro (cinco), Rio Grande do Norte (quatro), Paraná (três), Rondônia (três), Espírito Santo (dois), Santa Catarina (dois), Alagoas (um), Ceará (um) e Tocantins (um). Até o momento, 386 casos foram descartados.



Fonte: Agência Brasil - 3/6/2009