Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest

CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR é um local de atendimento especializado em Saúde do Trabalhador. Além de atender diretamente o trabalhador, serve como uma fonte geradora de conhecimento, ou seja, tem condição de indicar se as doenças ou os sintomas das pessoas atendidas estão relacionados com as atividades que elas exercem, na região onde se encontram. Esses dados podem ser de extrema valia para as negociações feitas pelos sindicatos e também para a formulação de políticas públicas.

O que é:

• Unidade regional especializada no atendimento à saúde do trabalhador;
• Tem como modelo a Atenção Básica de Saúde;
• É vinculado à Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast).

O que faz:

• Presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças e/ou agravos relacionados ao trabalho;
• Realiza promoção, proteção, recuperação da saúde dos trabalhadores;
• Investiga as condições do ambiente de trabalho utilizando dados epidemiológicos em conjunto com a Vigilância Sanitária.

Quem é atendido:

• Trabalhador encaminhado pela Rede Básica de Saúde;
• Trabalhador formal dos setores privados e públicos;
• Trabalhador autônomo;
• Trabalhador informal;
• Trabalhador desempregado acometido de doença relacionada ao trabalho realizado.

Como é o atendimento:

Uma equipe de profissionais qualificados faz um diagnóstico do estado de saúde do usuário. Se for constatada a relação da doença com o trabalho, ele é atendido no ambulatório de saúde do trabalhador, caso contrário, é encaminhado a outros serviços da Rede SUS.

Que documentos levar:

• Carteira de identidade;
• Carteira profissional;
• Exames;
• Laudos;
• Atestados médicos relacionados com a doença ou acidente de trabalho.

O que o Cerest não faz:

• Atendimento de emergência;

• Exames admissionais e demissionais!

• Exames periódicos;

• Exame de mudança de função.

Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/116cerest.html

Saúde: Vivendo o Rítmo da Vida

A Cada um de nós impinge um ritmo diverso à vida. Algumas vezes estamos mais "elétricos", outras mais lentos. No entanto, temos um ritmo próprio, adaptável às diversas situações de vida, mais flexível ou não dependendo de como somos. A atenção a este ritmo próprio e pessoal é uma das variáveis que nos permite estar bem ou não conosco mesmos. O processo de saúde ou doença que criamos depende diretamente de como nos relacionamos com nosso próprio ritmo e também do respeito a ele.

Quando falamos de ritmo, indiretamente nos referimos ao processo de Stress. Este processo tão comum em nossa sociedade é inevitável. Na Idade da Pedra também era muito comum, pois o homem naquele período também tinha que assegurar a sua sobrevivência. Atualmente a nossa sobrevivência também é uma luta diária e constante. As manchetes dos jornais, o cotidiano sobrecarregado de problemas e decisões nos leva ao universo do Stress.

O Stress é uma reação do organismo a estímulos externos ou internos, relacionados a necessidade de luta ou fuga. No entanto há o Stress positivo e o Stress negativo. Quando positivo, o Stress nos impulsiona a realizar e a concretizar coisas e nos possibilita um nível adequado de Adrenalina. Ele é necessário à concretização, pois está associado diretamente ao impulso para buscar a realização de algo. Quando negativo gera um nível excessivo de Adrenalina que ocasiona um colapso em nível corporal, físico ou emocional, atuando de modo a desequilibrar todo o nosso funcionamento.

O Stress positivo ou negativo estão associados a como nos relacionamos com nosso ritmo interno, o quanto temos conhecimento dele e o quanto o respeitamos. Respeitar o próprio ritmo significa buscar uma adequação daquilo que nos é exigido pelo meio externo ou interno (às vezes somos os nossos piores carrascos) e aquilo que podemos realmente executar.

A doença surge muitas vezes como um alerta do corpo à necessidade de mudar o ritmo. Os sintomas nunca são puros sintomas, senão amostras de algo maior que nos está acontecendo. Funcionam como um alerta àqueles que aprendem a ouvi-lo. O corpo é um grande sábio. O nosso único mal é que somos educados de modo a não ouvi-lo ou respeitá-lo. E assim, nosso ritmo que está bem dentro de nós é desrespeitado a cada momento, criando novos desequilíbrios e doenças (físicas, emocionais ou mentais).

E como aprender a respeitar o nosso ritmo se estamos tão acostumados a desrespeitá-lo? Esteja atento a como é o seu despertar. Você acorda descansado ou cansado, com energia e vigor ou sem vontade de fazer nada? O que você faz durante o dia, suas tarefas, como você as realiza? Com motivação ou sem desejo algum de realizá-las? Você equilibra a quantidade de coisas motivantes que realiza com aquelas com as quais não se identifica? Você faz do seu trabalho algo emocionante e prazeroso? Sim, é possível tornar as tarefas mais enfadonhas em, pelo menos, algo melhor de ser realizado. É possível transformar o trabalho em fonte de prazer (claro que não a única). É possível alcançar o equilíbrio entre o prazer no trabalho e a vida cotidiana. É possível também sentir prazer com coisas aparentemente pequenas (observar um pôr do sol, o céu, as estrelas, a lua, o sorriso de uma criança, o próprio riso,etc). Tudo isso são modos de aprender a administrar o próprio Stress. O prazer é necessário à vida. Buscar coisas que tragam prazer, é algo essencial à vida. Também transformar o nosso viver diário, o modo como realizamos as coisas é fundamental. O prazer é a expressão máxima do respeito àquilo que somos, necessitamos. Claro que nem sempre estamos em estado de prazer, inclusive para alcançarmos o prazer, algumas vezes passamos por momentos de desprazer. No entanto, a grande chave é como passamos por estes momentos e o que construímos com cada um deles. Sentimo-nos perdedores quando acordamos? Ou sentimo-nos vencedores por estar mais um dia vivos e cheios de coisas a realizar? Como lidamos com as nossas dificuldades cotidianas? Como algo transponível ou como algo que me exige um esforço sobrehumano? A idéia de obstáculo intransponível é algo que dispara as reações de stress negativo. Também gera reações, em nível emocional, de desestímulo e incapacidade frente à realidade. Assim, deixamo-nos governar pelo ritmo externo: acomodação que percebemos em grande parte das pessoas diante de uma realidade dura que parece intr assim a percebemos? O que fazemos para alterar nosso modo de reagir a ela?

O Stress negativo nos paraliza, seja através de um colapso nervoso, parada cardíaca ou reações emocionais fortes, tais como a Depressão, as Crises de Pânico. São diversas as suas formas de expressão. No entanto se aprendemos a lidar conosco mesmos, estando atentos a nosso ritmo interno e relacionando-nos com a realidade e nossos limites, podemos viver de um modo mais digno, equilibrado. Inclusive podemos criar uma realidade mais aprazível, em meio a tanta adversidade. A realidade é aquilo que criamos dentro de nós mesmo, com base naquilo que acreditamos e que aprendemos a crer durante toda nossa vida. Há uma pequena história que pode ilustrar melhor o que digo. Um repórter perguntou a um pedreiro o que ele estava fazendo. Este lhe respondeu: 'Quebrando pedras, Doutor." Dirigiu-se então a um segundo pedreiro, que lhe disse: "Estou garantindo o sustento de minha família." Por último a um terceiro, que lhe contestou: "Estou ajudando a construir uma grande catedral." Pense, sinta, reflita. A escolha de como você vive o seu dia-a-dia é apenas sua.

Fonte: http://www.saudevidaonline.com.br/artigo58.htm

Meio Ambiente: Reciclagem


A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando. Reciclar significa = Re (repetir) + Cycle (ciclo).

Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).

Na natureza nada se perde. Seres vivos chamados decompositores "comem" material sem vida ou em decomposição. Eles dividem a matéria para que ela possa ser reciclada e usada de novo. Esse é o chamado material biodegradável. Quando um animal morre, ele é reciclado pela natureza. Quando um material é dividido em pequenas peças, as bactérias e fungos, os mais importantes decompositores, já podem trabalhar.


A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo.


No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.


A reciclagem traz os seguintes benefícios:

* Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
* Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
* Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
* Melhora a produção de compostos orgânicos.
* Gera empregos para a população não qualificada.
* Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
* Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
* Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

No Brasil, seria importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tivessem apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de produtos de melhor qualidade com tecnologia "limpa".

A grande solução para os resíduos sólidos é aquela que prevê a máxima redução da quantidade de resíduos na fonte geradora. Quando os resíduos não podem ser evitados, deverão ser reciclados por reutilização ou recuperação, de tal modo que seja o mínimo possível o que tenha como destino final os aterros sanitários.

A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.

Fonte:http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/reciclar.html