Alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade  muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas  aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da  flexibilidade. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da  articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior sua  flexibilidade.
Benefícios dos alongamentos:
-reduzem as tensões musculares;
-relaxam o corpo;
-proporcionam  maior consciência corporal;
-deixam os movimentos mais soltos e  leves;
-previnem lesões;
-preparam o corpo para atividades  físicas;
-ativam a circulação.
Como devem ser feitos?
A respiração é fundamental: quando se respira fundo aumenta-se o  relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve  ser lenta e profunda. Deve-se respeitar os seus limites. Forçar o alongamento  pode causar lesões nos músculos e tendões. Não se preocupe em 
alongar até ao limite. Aos poucos você vai ganhar flexibilidade.  Regularidade e relaxamento são ingredientes obrigatórios para um bom  alongamento. Aprenda a introduzi-lo em sua rotina. É possível alongar enquanto  se faz outras coisas como ler ou ver TV.
Como alongar?
Antes de tudo, é importante aprender a forma correta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando de 30 a 40 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar mais o músculo evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente.
Mais:
![]()  |  ![]()  | 
![]()  |  ![]()  | 
![]()  |  





Nenhum comentário:
Postar um comentário