Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado. Ele pode ser separado de diversas maneiras, sendo a mais simples separar o lixo orgânico do inorgânico (lixo molhado/ lixo seco).
Na natureza nada se perde. Seres vivos chamados decompositores "comem" material sem vida ou em decomposição. Eles dividem a matéria           para que ela possa ser reciclada e usada de novo. Esse é o chamado           material biodegradável. Quando um animal morre, ele é reciclado pela natureza. Quando um material é dividido em pequenas           peças, as bactérias e fungos, os mais importantes decompositores,           já podem trabalhar.      
       
      
       
        
  * Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
* Melhora a limpeza da cidade       e a qualidade       de vida da população.
* Prolonga a vida útil de aterros       sanitários.
* Melhora a produção       de       compostos orgânicos.
* Gera empregos para a população       não qualificada.
* Gera receita com a comercialização       dos recicláveis.
* Estimula a concorrência,       uma vez que produtos gerados a partir         dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
* Contribui para a valorização       da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica. 
No Brasil, seria importante que as pequenas e médias empresas recicladoras tivessem apoio financeiro e tecnológico para melhorar suas tecnologias de reciclagem, pois assim estariam contribuindo na geração de empregos, na diminuição de lixo e na produção de produtos de melhor qualidade com tecnologia "limpa".
      
Fonte:http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=residuos/index.php3&conteudo=./residuos/reciclar.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário