Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de julho de 2009

O que fazer quando o ambiente de trabalho é tenso?

Fotos:Google Esta é uma realidade facil de encontrar em vários amientes de trabalho

Esta é uma realidade facil de encontrar em vários amientes de trabalho

Não é nada difícil encontrar um ambiente de trabalho tenso.
Várias pessoas compõem este ambiente, e cada uma delas com seus problemas, características, insatisfações, inseguranças, medos, cada uma delas com suas tensões pessoais. Assim, somando todas, muitas vezes o ambiente é quem paga, é quem vai sofrer as “contaminações” de cada um (não podemos esquecer que emoções são energia e como tal circulam no ambiente).
Mas será que é somente o ambiente que pagará este preço?

Siga o Vooz no Twitter


Claro que não. Vivemos em uma rede de “dar e receber”, onde ação e reação cumprem muito bem seus papéis. Portanto, se estou tensa e “contamino” meu ambiente de trabalho, com certeza esta tensão tenderá a voltar para mim de alguma maneira.


A importância de se perceber seu estado emocional e saber controlá-lo se torna fundamental neste processo. Saber separar problemas pessoais de problemas profissionais seria o primeiro passo para esta proposta. Falando assim, pode até parecer fácil, mas sabemos que não é!


Na maioria das vezes misturamos nossas emoções com as emoções dos outros que convivem com a gente. Entender o que é meu, o que é seu e o que é nosso, não é muito da nossa cultura e costume. Até mesmo para amar esse autoconhecimento é necessário, que dirá no caso da tensão!


Reconhecer estados de tensão interna, de irritação, é importante neste processo. E cada um de nós deveria estar mais atento a isto. Pois além de misturarmos nossas emoções ainda sentimos como tenso o ambiente de trabalho, e muitas vezes não é isso que está acontecendo.


Tendemos a buscar explicações fora de nós. O outro na maioria das vezes é o culpado. O ambiente que não está bom. A tensão só pode ser externa. E assim vamo0s encontrando justificativas para sentimentos e sensações que estão na maioria das vezes dentro de nós mesmos.


Claro que podemos ser “ contaminados” por tensões externas sim !
Mas temos que estar preparados para saber diferenciar.
Muitas pessoas abrem mão de um emprego pensando ser o ambiente de trabalho a causa de tensões. E para surpresa ao mudarem de emprego percebem que a tensão continua.


Por que ?
Pessoas negativas, altamente ansiosas, excessivamente preocupadas, que cobram demasiadamente, que se irritam facilmente, que reclamam a maioria do tempo, são típicas pessoas tensionadas interiormente e que conseguem “ contaminar” de uma maneira muitas vezes sutil e outras abertamente, todo o ambiente de trabalho , causando desconforto em todos. A tensão interna desta pessoa é tão alta que consegue atingir os outros ao redor e a insatisfação, a desmotivação, a ansiedade afetam alguns ou todos.Saber lidar com este tipo de pessoa é muito difícil, mas fundamental, pois está cheio delas por aí.


Uma vez li uma reportagem que falava sobre os “vampiros emocionais”, que são pessoas tão negativas que acabam “sugando” a energia boa que possuímos. Já ouvi muitos depoimentos de funcionários relatando que ao final do dia de trabalho se sentem sem forças, desanimados, com dores pelo corpo, com sensações físicas desagradáveis, angustiados, e esses sintomas nada mais são do que um desgaste emocional excessivo.


Quando se trabalha em um ambiente tranqüilo, sem tensões, a sensação ao final do dia é de dever cumprido, de prazer, de alegria, de satisfação por mais um dia dar certo, por produzir, por conseguir, por ter sido capaz!


Todos nós procuramos o sucesso. Ninguém gosta de fracassar.
Portanto, se o seu ambiente de trabalho está tenso, tente identificar se esta tensão é interna ou externa; se é você que está trazendo esta tensão para o trabalho; ou é o ambiente que está te deixando tenso; ou é a atividade que você exerce que está te deixando tenso; ou então, não sendo nenhuma destas opções, procure identificar alguma pessoa que tenha as características mencionadas acima, que “contaminam” o ambiente. Geralmente, quando esta tensão é ocasionada por alguma pessoa específica o desconforto é geral e as pessoas são capazes de identificá-la com clareza. É o famoso “chato” que todos nós conhecemos e tivemos contato um dia.


Treinamento em autoconhecimento, autocontrole, capacitação emocional, são todas soluções estratégicas para este problema.
Existem maneiras de treinar este tipo de pessoa. Não é um treinamento fácil de fazer, mas é possível sim. A dificuldade maior será em fazer esta pessoa reconhecer suas limitações e fraquezas, pois geralmente se percebem “perfeitos”, acima de qualquer erro ou dúvida.


Montar um Programa adequado respeitando as características e as dificuldades encontradas no ambiente de trabalho (diagnóstico) é a solução para este e para muitos outros entraves que possam surgir em um ambiente de trabalho.


Por Tânia Regina Fernandes de Oliveira, psicóloga da Pontifícia Universidade Católica de MG

Nenhum comentário: