Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

SAÚDE: CHOQUE ELÉTRICO. O QUE FAZER?

Em caso de acidentes com choque elétrico é necessário rapidez na providência de um socorro para salvar a vítima. Para isso, é fundamental agir corretamente utilizando os procedimentos de primeiros socorros.

1- Procure livrar a vítima da corrente elétrica desligando, se possível, a chave geral. Se não conseguir desligar a chave geral, tente afastar a vítima do condutor de eletricidade. Esse afastamento pode ser feito através de objetos isolantes, tais como pedaços de madeira secos, cano de plástico e sapatos com solado de borracha, para que você também não receba a descarga elétrica.

2- Uma vez afastado do condutor, certifique-se que não há riscos para a sua vida inicie os procedimentos de ressuscitação artificial: desobstrua as vias respiratórias da vítima, realize a respiração de socorro (boca-a-boca) e, se for necessário, faça massagem cardíaca externa.

Como Fazer Respiração Artificial (Boca a Boca)?

1- Coloque a vítima em uma superfície plana e firme, incline sua cabeça para trás, para abrir as vias respiratórias. Retire próteses dentaduras (se estiver fora do lugar), alimentos ou qualquer objeto que possa sufocar a vítima. (figura 1)


2- Certifique-se que a vítima não respira e aperte as narinas a fim de impedir a saída do ar. Tome fôlego, coloque sua boca sobre a boca da vítima e sopre até aparecer elevação do peito. Em crianças (até um ano de idade) realize a respiração boca-a-boca-nariz.


3- Após dois sopros iniciais, verifique (pela carótida) se há pulsação. Se não houver pulsação, realize mais dois sopros e inicie a massagem cardíaca externa. Em adultos faça 15 compressões (massagens) e dois sopros. Em crianças cinco compressões e um sopro. (figura 2)

4 - Se a vítima voltar a respirar e o coração voltar a bater, interrompa a massagem e a respiração, mantendo controle da situação, até a chegada do socorro médico.

Como Fazer a Massagem Cardíaca?

Coloque a vítima em uma superfície plana e firme. Em seguida, coloque os dedos indicador e médio na artéria carótida da vítima (localizada no pescoço, ao lado do pomo-de-adão) para sentir a pulsação. Se houver parada cardíaca, você não sentirá pulsação na artéria e as pupilas (meninas dos olhos) estarão grandes.

Para localizar o coração, mova o dedo indicador na direção da garganta até o esterno (osso situado entre um peito e outro). Coloque a palma da sua mão sobre o osso esterno e sua outra mão sobre a primeira. Os dedos não devem tocar as costelas. Comprima o esterno, fazendo pressão suficiente para fazê-lo baixar mais ou menos 5 centímetros. Após cada compressão, relaxe a mão sem removê-la, para permitir a expansão do peito da vítima.


ATENÇÃO:

Em crianças até um ano de idade, faça massagem utilizando o seu polegar.
Em crianças de um a oito anos, faça a massagem utilizando a palma da mão.
Quando interromper o socorro ?

Se a vítima apresentar pulso/respiração.

Se o socorrista ficar exausto.

Ao entregar para socorro médico.

RELAÇÃO COMPRESSÃO X SOPRO

15 compressões/ 2 sopros, em adultos e 05 compressões e 01 sopro em crianças.