Pesquisar este blog

sábado, 5 de dezembro de 2009

Novo padrão brasileiro de plugues e tomadas




No dia 9 de dezembro, será realizada uma reunião, em Brasília, para discutir os benefícios ao consumidor final com provenientes do uso do novo padrão brasileiro de plugues e tomadas, no qual participarão todos os membros do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), a ABNT, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), juntamente com demais entidades regulamentadoras, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e deputados.

Para o gerente do departamento de tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Fabian Yaksic, a adoção dos novos plugues e tomadas será benéfico para a sociedade, uma vez que é baseado em normas internacionais.

“A Abinee defende as vantagens do plugue e tomada padrão brasileiro. Já estava na hora de o Brasil ter um padrão próprio, um padrão que dará segurança total às pessoas, pois evita que não haja um contato acidental com os pinos do plugue, pela cavidade da tomada, e também às instalações. A polêmica que existe hoje é puramente por falta de informação, que chegam muitas vezes distorcidas”.

De acordo com ele, como todos os fabricantes de plugues e tomadas deixaram de fabricar a tomada anterior (antigo padrão) a partir de 1º de janeiro de 2009, e todos os fabricantes terão que disponibilizar no mercado aparelhos com o novo padrão de plugue a partir de 1º de janeiro de 2010, a situação é irreversível. “Então, nós não temos mais como reverter este processo, e sim, encontrar formas para que essa mudança tenha menos impacto para a população”, afirma.


Fonte: www.portallumiere. com.br


Nenhum comentário: