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sábado, 2 de junho de 2007

Como Vender Melhor a Segurança

A ausência de acidentes não implica na presença de segurança. Quem quer que disse isto primeiro, acertou na mosca. Ter "Segurança" não é uma questão de não ter acidentes, assim como somente ter "papéis", ou melhor, planos. O processo de fazer segurança envolve pessoas, todos os dias, todos os minutos. A primeira lição, que os profissionais envolvidos com a Segurança devem aprender, envolve "Conteúdo e Processo" .

Conteúdo consiste NO QUE você quer alcançar ou sua meta. O Conteúdo inclui procedimentos escritos, listas de ações, procedimentos passo por passo, guias de treinamento ou instruções verbais. O Conteúdo define a abrangência e ponto final de uma tarefa ou projeto.

Processo, por outro lado, é a parte dinâmica de COMO um projeto, procedimento ou meta é realizada e o efeito destas ações nos indivíduos e grupos. O Processo é o único fator, e o mais importante, que garante o sucesso ou fracasso de um tarefa. Entendendo e usando o Processo formalizado, a habilidade de um grupo em conhecer as metas e agir corretamente melhorará, como por exemplo, seguir os procedimentos de Lockout-Tagout, sempre que necessário. Processo é aquela "parte complicada" de administrar as pessoas e que é freqüentemente negligenciado. Corretamente usado, o Processo pode ser aplicado para ajustar e reforçar os padrões, para transmitir expectativas positivas e resolver problemas. Use toda "crise" como uma oportunidade para fortalecer grupos e melhorar desempenho dos empregados e o seu envolvimento.

Ter Segurança significa que os funcionários:

  • Entendem e seguem os procedimentos
  • Relatam as condições inseguras.
  • Encorajam os outros a trabalhar seguramente.
  • Acham, resolvem e corrigem os problemas nas áreas de sua responsabilidade.
  • Sugerem melhorias em procedimentos e equipamentos.
  • Não usam atalhos!
Ok, quem é o responsável por esta bagunça?

Toda empresa procura Ter as atribuições de cada função bem definidas, assim como a delegação de responsabilidades, em todos os níveis, pois a coordenação entre elas é tão importante que, se o porteiro da recepção não fizer bem o seu trabalho, com certeza, muita gente será prejudicada e não ficarão felizes.

Então, voltando à pergunta inicial, quem tem responsabilidade pela Segurança? É claro que a resposta padrão é TODOS. Este é um ótimo pensamento, assim como agradável, mas olhemos a realidade. As pessoas que têm o a maior influência na Segurança são os supervisores de menor nível hierárquico. Estes são as pessoas com que trabalham, dirigem e observam os empregados da produção a cada minuto. Eles fazem as pressões positivas ou negativas que motivam (ou desmotivam) os trabalhadores. Se estes supervisores não compraram os Programas de Segurança e trazidos para dentro deles, pouco acontecerá no "front" da Segurança.

Os Gerentes de Departamento e Líderes de Projeto detêm o maior controle da Segurança. Geralmente, eles têm a autoridade para mudar procedimentos ou redirecionar recursos. Às vezes, o comentário mais casual, assim como: "vamos pular esta etapa desta vez", pode causar um dano considerável para a Cultura de Segurança em uma companhia. Especialmente, se a mudança não é comunicada e adequadamente explicada.

É claro que a gerência superior tem a responsabilidade pela Segurança, pois são as "Pessoas Designadas para a Cadeia": são os que podem ser presos se uma negligência criminosa contribuiu para um acidente grave ou morte. Assim, se a gerência superior quer um alto grau de Segurança eles devem :

  • continuamente, comunicar isto a toda a administração.
  • prover recursos e pessoal para tarefas de segurança.
  • assegurar que programas de segurança escritos satisfazem as exigências legais.
  • discutir sobre segurança nas reuniões de sua equipe
  • usar o desempenho de Segurança, como uma parte de avaliação profissional de todos os funcionários, em todos os níveis.
Sim, todos são responsáveis pela Segurança, mas todos possuem diferentes tarefas a fazer para monitorar e melhorar o ambiente de trabalho. Se a Segurança permanece estática, ela se tornará pano de fundo e, novamente, se tornará um "fardo aborrecido".

Aos perdedores as batatas.

90 % do "Trabalho de Segurança" é vender Segurança. Os seus clientes são os empregados, supervisores e administração. A maioria dos gerentes não estão bem informados sobre as Normas Regulamentadoras do MTb, Portarias e Decretos Lei, normas técnicas da ABNT, ou até mesmo, nos procedimentos de segurança da própria empresa. Muitos vêem a Segurança como simplesmente uma lista de regras a ser seguida (que podem ser quebradas, caso hajam problemas sérios na produção).

Quando você tem a oportunidade de apresentar qualquer coisa para seus gerentes, seja um projeto, um memorando para a assinatura, um plano de treinamento, ou simplesmente uma lista, arranje tempo para preparar um documento bem acabado - nunca um desenho áspero ou notas fortuitas em um pedaço de papel. É o trabalho do "Profissional da Segurança" realizar a pesquisa, projetar e definir plano para toda tarefa de segurança. Para fazer isto efetivamente, observe outra companhia semelhante, de modo a buscar boas práticas que deram certo no passado, inclusive formas de apresentação de documentos. Esta filosofia de apresentar um documento bem acabado , principalmente, com conteúdo, é o que se chama de "Um Bom Trabalho". Em vendas, apresentação é tudo. Seu chefe não quer as batatas.

Venda os Benefícios e não o Produto!

Para a gerência superior, os clientes mais importantes para o Gerente de Segurança são as pessoas que trabalham na linha de produção. Como você alerta estes "clientes" sobre os benefícios de seus " produtos & serviços "? Nós temos observado um grande "oba- oba" no treinamento comportamental. Basicamente, é uma nova camada de tinta no velho conceito de intervenção e modificação do comportamento. Tão velho quanto a existência do mundo, o comportamento humano é um resultado da combinação de incentivos externos e valores (incentivos internos). O uso Efetivo destes dois conceitos pode resultar em melhoria no comportamento (para a Segurança).

Comece no Primeiro Dia.

O primeiro dia no trabalho é o mais importante. O novo empregado traz os seus próprios valores para a nova empresa e este é o momento em que eles estão mais dispostos a modificar os seus sistemas de valores individuais para se ajustar ao novo contexto, para ser aceito e ser visto como alguém que pode colaborar positivamente. Tenha certeza que todo estímulo negativo foi removido do seu Programa de Integração para Novos Funcionários. Observe o que o novo funcionário, na verdade, experimenta no primeiro dia. Há uma série de longas e enfadonhas palestras? O que eles encontram e qual impacto têm ? O que eles encontram e qual impacto isto têm ? Eles conseguem ter a visão de como eles contribuirão ? Os valores da empresa, regras e expectativas são claramente comunicadas ? Eles são apresentados aos outros empregados, que também comunicarão valores positivos, ou eles, deixados por si só, encontrarão as maçãs podres? Controle esta nova experiência no primeiro dia e na primeira semana para assegurar que os novos empregados são adequadamente sintonizados com o comportamento e a "performance" que se espera deles.

Trabalhando com os Cipeiros

Tenha certeza que seus novos funcionários encontrem alguns Cipeiros e membros do Comitê de Segurança, se houver. Deixe-os conhecer o valor destes novos colaboradores, de que eles são parte do Plano de Integração para novos funcionários e, principalmente, que devem buscá-los quando tiverem dúvidas ou perguntas. Cultive e treine o seu Comitê de Segurança para ser parte do plano global por assegurar comportamento seguro por todos os funcionários. Todos os empregados devem ver que os gerentes apóiam os Cipeiros, os Membros do Comitê, no dia-a-dia e não só durante as reuniões.

Você Faz 100% e Merece 100%?

Uma das técnicas mais eficazes usada durante a Orientação de Segurança é falar para o novo empregado que a companhia está alugando o seu comportamento. Ou melhor, a companhia lhes pagará 100% do salário combinado e assim o novo empregado tem a obrigação de aderir em 100 % ao comportamento requerido. Isto inclui comportamento adequado e atenção às Reuniões de Segurança, além de seguir todas as Regras de Segurança. Acredite você ou não, isto se mostrará um conceito moderno, além de inusitado, para muitos trabalhadores novos. Diga-lhes que eles receberão 100% do pagamento. Feito isto, eles serão, agora, mais receptivos quando você lhes dizer que a companhia deve poder esperar 100% de concordância com expectativas de desempenho. Ao lhes dizer isto, alguns podem discordar ou não acreditar; neste caso, depende da postura da empresa como um todo, mas aqueles que foram "convencidos" terão um grande impacto naqueles que se duvidaram.

Entendendo os Fatores Motivacionais

Comunicar expectativas positivas é só uma parte do plano. Se você espera que os empregados adotem ações e atitudes adequadas, a companhia deve, publicamente e continuamente, fazer cada empregado se sentir aceitado, necessário e conhecido como um indivíduo cujos valores positivos são apreciados. Tem que se conhecer as pessoas. Somente então a intervenção comportamental terá sucesso.

Segurança em Primeiro Lugar!

Todos já ouviram isto. Um slogan de segurança muito usado e que muitas empresas colocam em cartazes nos locais de trabalho. A pergunta é: - Se a Segurança vem em Primeiro Lugar, por que eles têm que sempre dizer isto? É comum se escutar (fora da sala de reunião) Os Resultados vêm em Primeiro! Provavelmente não, mas TODOS conhecem isto e RESPONDEM a isto! A Segurança somente virá em primeiro lugar, e resultará em comportamentos que melhorarão as operações e a qualidade de produção, se ela se tornar parte da cultura de companhia, da alta administração até o empregado mais novo.

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