Pesquisar este blog

domingo, 26 de agosto de 2007

Burnout – esgotamento no trabalho

A síndrome do esgotamento no trabalho, síndrome do desgaste profissional ou Burnout, como é chamada na maioria dos países, atinge cerca de 30% dos trabalhadores em atividade no Brasil.

Falta de vontade de ir ao trabalho, desestímulo para realizar as atividades, irritabilidade com colegas, fadiga, sono e muita dificuldade de concentração são os sintomas mais comuns da Síndrome de Burnout, muito confundida com estresse.

Uma pesquisa realizada em vários países pelo International Stress Management – ISMA revelou que no Brasil 70% da população economicamente ativa sofre de estresse ocupacional e, destes, 30% desenvolveram a Síndrome de Burnout, o que nos coloca em segundo lugar, atrás apenas do Japão.

As consequências - O Burnout é caracterizado pelo esgotamento físico e psíco-emocional em decorrência do trabalho excessivo, somado à má adaptação das necessidades e expectativas das pessoas às exigências do trabalho.

Além dos já mencionados outros sintomas são característicos da doença. Os de origem fisiológica são falta de apetite, cansaço, distúrbios do sono, dores musculares, no pescoço, ombros e região lombar, dores de cabeça, dificuldade de concentração e de memória.

Já os sintomas psicológicos são irritabilidade, ansiedade, depressão, frustração, agressividade exacerbada e competitividade agressiva e desmedida no trabalho e no âmbito social.

Isso transforma o dia a dia em tortura. Essas pessoas deixam de ter qualquer envolvimento com o trabalho e seus domingos são de sofrimento só de pensar em uma nova semana de trabalho.

Muitas causas - Uma gama de fatores contribui para o aparecimento do Burnout, entre eles, as relações de trabalho, o ambiente físico impróprio dos edifícios doentes, as mudanças organizacionais, a gestão autoritária e conflituosa, o clima de trabalho pesado com excesso de burocracia, a sobrecarga de trabalho com autonomia reduzida, falta de reconhecimento profissional e percepção de ser pouco valorizado, as dificuldades de ascensão e o assédio moral.

Se você está se vendo nessa matéria, converse sobre isso com os seus representantes sindicais .

Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente


Um comentário:

RH disse...

Sugiro a leitura do seguinte artigo:
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/2007/11/o-que-o-burnout.html

Hugo Jorge
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/