Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Motoristas poderão ter aposentadoria especial

Projeto - 16/11/2007 13h20
Luiz Alves
Verde: "os motoristas de táxi e de ônibus enfrentam o trânsito caótico das grandes cidades, assaltos e violência".

Reportagem - Maria Neves

Edição - Natalia Doederlein

O Projeto de Lei Complementar 54/07, do deputado Cleber Verde (PAN-MA), concede aposentaria especial a motoristas de táxi, ônibus, caminhão e máquinas pesadas após 25 anos de atividade ininterrupta. Ele argumenta que os motoristas de táxi e de ônibus enfrentam o trânsito caótico das grandes cidades. "Os assaltos também são freqüentes, terminando quase sempre com algum tipo de violência física contra esses profissionais", afirma. Já os motoristas de caminhão, continua o parlamentar, além de também se expor à violência das estradas, chegam a ter jornada de trabalho de até 12 horas diárias.

Pela proposta, também fazem jus à aposentadoria após 25 de serviço os trabalhadores expostos a agentes nocivos, como altas temperaturas, altas tensões de energia e ruídos excessivos.

No caso de trabalhadores em situações insalubres que não exerceram essa atividade por 25 anos, a proposta permite que o tempo de serviço nessas condições seja acrescido de 40% e somado ao tempo de atividades normais.

Tramitação
O projeto tramita em conjunto com o PLP 335/02, que também assegura aposentadoria para os motoristas de caminhão, ônibus e táxi após 25 anos de atividade. Ambos serão analisados pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e terão de ser votados em Plenário.

Íntegra da proposta:
- PLP-54/2007

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')



4 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito correta essa linha de pensamento sobre aposentadoria com 25 anos de serviço prestado para motoristas de caminhão. Muito justo, parabéns pela clareza e percepção de idéias para essa categoria de trabalhadores tão sofrida.

lisboa.antonio5@gmail.com disse...

No meu entender nós que trabalhamos em profissão injusta, digo isso pois trabalhei mais de 15 anos no sistema de coletivo, e que pessoa ganha muitas vez é uma doença incurável pois tem colegas meus que estão sofrendo com tipo de doença.

Unknown disse...

BRUNO ,
ANALISANDO OS PERIGOS,DE ASSALTO,DE ACIDENTES,PROBLEMAS DE COLUNA E A GRANDE EXPOSIÇÃO A POLUIÇÃO
NÃO TENDO DIREITO A FERIAS ,A DECIMO TERCEIRO, CASO SOFRA ACIDENTE OU ENFEMIDADES,TEM APENAS O DESAMPARO COMO BASE.É JUSTISSIMO APOSENTADORIA ESPECIAL A CLASSE DE MOTORISTAS (TAXISTA)

lisboa.antonio5@gmail.com disse...

Aqui estou mais uma vez para definir o meu comentário anterior, não sei se vcs concorda comigo mas, é preciso ter determinação das coisas que enfrentamos no dia a dia de uma categoria muitas vezes injustiçados pelos seus atos.