Pesquisar este blog

domingo, 27 de abril de 2008

Brasil e Cuba assinam acordo de parceria nas áreas de Emprego e Segurança no Trabalho

Havana, Cuba, 22/04/2008 - O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinou nesta terça-feira acordo de cooperação com o Ministério do Trabalho e Seguridade Social de Cuba, em evento na capital daquele país, Havana. O ministro Alfredo Morales Cartaya assinou a parceria pelo governo cubano, que prevê trocas de experiências nas áreas de Emprego, Segurança e Saúde no Trabalho, Cooperativismo e Inspeção do Trabalho.

Durante a assinatura do acordo, na sede do Ministério do Trabalho e Seguridade Social cubano, Carlos Lupi ressaltou a importância de estreitar os laços administrativos entre os dois países. "O Brasil hoje é referência para o mundo em diversas áreas ligadas ao trabalho. É de fundamental importância este contato para que possamos colocar nossa estrutura e conhecimento à disposição de nossos irmãos cubanos", destacou Lupi.

A intenção de ambos os governos é criar um intercâmbio de conhecimentos e gestão de políticas de segurança no trabalho, através da Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e do Instituto e Pesquisas do Trabalho de Cuba.

"A Fundacentro é um órgão de excelência, com profissionais capacitados que estudam a fundo os problemas enfrentados pelos trabalhadores na questão de segurança. Esse foi o principal ponto que levou os dois países a assinarem este documento. Cuba se prepara cada dia mais para crescer e aumentar seu mercado de trabalho", avaliou Lupi.

Ao assinar o documento, o ministro cubano Alfredo Morales se mostrou bem confiante no êxito da parceria: "Queremos criar um instituto aqui em Cuba nos mesmos moldes da Fundacentro brasileira. Agora com a assinatura deste acordo, estamos mais próximos desta realidade".

A comitiva do ministro Carlos Lupi é composta pela Secretária de Inspeção do Trabalho, Ruth Vilela, e pelo Diretor-Executivo da Fundação Jorge Duprat de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), Jorge Madaleno.

Fonte:MTE

Nenhum comentário: