MTE divulga consulta pública sobre líquidos combustíveis e inflamáveis  Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, do Ministério do Trabalho e  Emprego, recebe sugestões para proposta de alteração da Norma Regulamentadora  nº. 20. O prazo vai até o dia 2 fevereiro de 2009
Brasília, 08/12/2008 -  O Ministério do Trabalho e Emprego lançou na última quinta-feira (4) consulta  pública referente à proposta de alteração da Norma Regulamentadora nº. 20 que  trata sobre segurança no trabalho com inflamáveis. Uma das principais alterações  é o estabelecimento da gestão de segurança e saúde. O prazo para mandar  sugestões vai até o dia 2 de fevereiro de 2009.
A iniciativa - divulgada  pelo Diário Oficial da União por meio da portaria nº. 77 de 27 de novembro de  2008 - foi do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (DSST) e da  Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) da pasta, que perceberam a necessidade  de atualizar o texto. "Como já havia um texto básico elaborado e tendo em vista  a necessidade de atualização desta Norma, o DSST decidiu reiniciar o processo de  revisão da NR 20", informou Rosemary Dutra Leão,
coordenadora-
Rosemary explica que entre os pontos  sugeridos para o novo texto está o estabelecimento de diretrizes básicas da  gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes  provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência  e manuseio de inflamáveis.
Por outro lado, a NR nº. 20 não compreende  instalações e atividades marítimas, edificações residenciais unifamiliares e  tampouco instalações com produção, armazenamento e manuseio abaixo de 135  quilogramas de gases inflamáveis e 200 litros de líquidos inflamáveis.
Os  interessados em contribuir com a redação final podem encaminhar sugestões para  Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho, no Ministério do Trabalho e  Emprego (Esplanada dos Ministérios, bloco F, edifício anexo, 1º andar, Ala B,  CEP: 70059-900- Brasília/ DF). Ou ainda para o e-mail normatizacao.
"A SIT somente receberá as sugestões que forem enviadas por escrito  (inclusive email), devendo mantê-las arquivadas por um período de cinco anos.  Esgotado o prazo previsto para a consulta pública, a Secretaria de Inspeção  instituirá o Grupo de Trabalho Tripartite - GTT, que terá a incumbência de  analisar as sugestões recebidas e elaborar proposta de regulamentação do tema.",  afirmou Leão.
Fonte: MTE -ASCOM
Um comentário:
NAO PODE SER ESQUICIDO O ENTENDEMNTO DO stf. sUMULA 2123 QUE TEM A SEGUINTE REDAÇÃO É DEVIDO O ADICIONAL DE PERICULOSIDADE A TODOS EMPREGADOS DE POSTOS DE GASOLINA SÓ ASSIM VAI ACABAR COM UM GRANDE DIVEGENCIA OS PAT´~OES SO QUEREM PAGA O ADICIONAL AOS FRENTISTAS NAO AOS DEMAIS EMPREGADOS VAMOS DA UM BASTA NESSE GRADIOSO CASO QUE PODE SER RESOVIDOS NO MTE.
Postar um comentário