Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Amianto

O amianto é uma designação genérica dada a várias rochas fibrosas predominantemente constituídas por silicatos. Encontra-se distribuído praticamente por toda a parte. Os principais produtores de amianto, em 1992, foram a Rússia, o Canadá, o Cazaquistão, a China e o Brasil (Fonte: Pigg B.J., 1994).

O amianto aparece em muitas variedades, das quais as principais são o crisótilo, de cor branca, que constitui 95% de todos os amiantos utilizados na indústria, a crocidolite, de cor azul, de maior resistência mecânica, a amosite, de cor cinzenta escura, com maior resistência aos ácidos, a actinolite, antofilite e a tremolite, estas três últimas menos utilizadas.

O crisótilo pertence ao grupo das serpentinas e o seu uso e aplicações estão regulamentados. As outras cinco variedades referidas pertencem ao grupo das anfíbolas, têm características semelhantes e o seu uso, dada a sua perigosidade, está proibido.

O crisótilo possui características excepcionais de absorção e isolamento. Com efeito, a sua fibra é composta por milhares de fibrinhas aglomeradas de uma substância formada de silicato de magnésio. A estrutura das fibras de crisótilo assemelha-se à de um rolo de papel relativamente oco o que aumenta a capacidade de absorção e de isolamento. A extraordinária finura das fibras tem como resultado uma elevada superfície específica que determina grande elasticidade e uma resistência à tracção superior à do aço.

O amianto crisótilo é uma fibra de numerosas utilidades (costumam referir-se 3500 aplicações) com as seguintes propriedades:

- Incombustível
- Resistente a temperaturas elevadas
- Resistente a numerosas substâncias químicas
- Resistente à electricidade
- Resistente à tracção e ao desgaste
- Resistente aos microorganismos

Características físico-químicas de três variedades de amianto

Características

Crisótilo

Crocidolite

Amosite


Æ fibrinha (m m)


0,020


0,080


0,100


Æ fibra industrial (m m)


0,1 a 1


1 a 2


1 a 2


Comprimento máximo das fibras (mm)


40


70


70


Resistência à tracção (MPa)


490 - 1961


706 - 2206


98 - 588


Flexibilidade


Excelente


Boa


Fraca


Ponto de fusão do resíduo ºC


1500


1000


1100


Aptidão à fiação


Muito boa


Fraca


Fraca


Densidade


2,55


3,37


3,45


Resistência química específica


Álcalis


Ácidos


Ácidos

Nenhum comentário: