Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Políticas Focadas nas questões de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional.

As organizações que cuidam da prevenção, mitigação e eliminação de perigos e riscos ocupacionais contribuem para o aumento do desempenho, da produtividade e da satisfação dos seus colaboradores.

A implementação de políticas focadas nas questões de segurança do trabalho e saúde ocupacional torna-se um diferencial de empresas que desejam ampliar ou manter sua atual posição no mercado e conquistar o respeito da sociedade.

O território da segurança do trabalho e da saúde ocupacional é muito regulamentado e é sempre fiscalizado por agentes públicos e privados que visam verificar se a organização atua em conformidade com as exigências expressas em normas legais.

A adoção de políticas ambientais capazes de assegurar o atendimento à legislação, a melhoria contínua dos processos e a redução ou eliminação dos impactos ambientais provocados por atividades diversas é um diferencial das empresas que desejam manter ou ampliar sua posição no mercado, que participam de licitações públicas, ou que buscam novos caminhos, tais como a exportação.

Contudo a questão ambiental é muitas vezes um território complicado, cheio de incertezas científicas e de profissionais inexperientes, razões pelas quais várias empresas acabam se perdendo no gerenciamento de suas atividades e, em último grau, provocando acidentes extremamente danosos ao meio ambiente.

No mundo corporativo, uma das melhores traduções práticas do Princípio Constitucional da Dignidade Humana é o alinhamento da cultura organizacional às práticas da responsabilidade social.

As empresas socialmente responsáveis dedicam constante atenção às demandas das diversas partes interessadas, tais como empregados, prestadores de serviços, órgãos governamentais e de classe.

E preparam-se para, de modo objetivo e transparente, buscar atender e/ou responder a essas demandas, sempre que elas se revelem pertinentes.
A responsabilidade social revela um profundo e sempre evolutivo processo

Nenhum comentário: