Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de março de 2009

Cresce número de empregos verdes

O Brasil tem cerca de 1 milhão de pessoas trabalhando em empregos verdes - atividades ambientalmente sustentáveis. Essa é a estimativa do conselheiro principal para desenvolvimento sustentável e mudança climática da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Peter Poschen.

Ele participou da elaboração do relatório Empregos Verdes: Trabalho decente em um mundo sustentável e com baixas emissões de carbono, promovido pela OIT e que fala sobre os novos postos de trabalho gerados a partir do combate mundial contra o aquecimento global.

Além dos 500 mil empregos em reciclagem, Poschen estima que existam outros 500 mil em biocombustíveis no Brasil. Mas, segundo ele, o país precisa pensar em criar empregos verdes para economizar energia.

No Brasil há uma situação mista: ele é líder em algumas áreas como biocombustíveis e reciclagem. Mas ainda não há políticas voltadas para a geração de empregos nas construções econômicas, ou na preservação da Amazônia, que trazem um bom retorno econômico, analisa Poschen.

De acordo com o conselheiro da OIT, a energia economizada pelo Brasil com a reciclagem de alumínio seria suficiente para sustentar uma cidade de 1 milhão de habitantes durante um ano.

Hidrelétricas

Contudo, o investimento em lavouras de cana-de-açúcar e em hidrelétricas não vai gerar muitos empregos verdes, afirma.

De acordo com Poschen, a crise financeira internacional representa uma oportunidade para as políticas ambientais, com a criação dos chamados empregos verdes.

Desenvolvimento

Em crises anteriores, como a de 1929, as ações do governo para reverter os problemas econômicos acabaram se tornando as obras que alavancaram o desenvolvimento de países como Estados Unidos durante os anos seguintes, explicou Poschen.

Não é uma questão de consciência ambiental e, sim, de cálculos. A inconsciência energética é um desperdício de recursos, avaliou o conselheiro da OIT.

De acordo com ele, quando um país investe em economia de energia na construção civil, por exemplo, está apostando numa tecnologia que dará retorno financeiro ao longo dos anos.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 5)(Agência Brasil)

Fonte: Publicação: Gazeta Mercantil (Brasil)


Nenhum comentário: