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terça-feira, 7 de julho de 2009

PARA QUE SERVE?

Aprendi que um dos grandes problemas de uma área técnica ocorre quando as ferramentas passam a ser mais importantes do que a gestão.

Junto a isso geralmente vem um processo de omissão das pessoas em relação aos problemas que passam a cumprir rotinas e nada mais do que isso. O grande problema e que aquela rotina pode estar errada, mal dimensionada ou qualquer coisa do gênero e que se não houver uma reação por parte do especialista só poderemos – no caso de nossa área – descobrir a necessidade de melhoria a um custo muito alto.

Uma das características do profissional especializado e a capacidade de analise critica. Um não especialista olha um processo sem maiores conhecimentos e detalhes – mas o especialista deve sempre enxergar mais alem. Infelizmente em nosso pais temos perdido esta referencia e por esta razão os entulhos sejam eles de ordem técnica, seja eles de ordem burocrática vem tomando o espaço das gestões. Na prática isso quer dizer que a cada dia fazemos mais papeis e trabalhamos menos, cumprimos meramente rotinas e deixamos e deixamos de lado a realização das prática que de fato agreguem valor .

Isso e ruim para todos. Primeiro para a empresa que não recebe qualquer contribuição efetiva para a solução dos problemas – paga e não leva – recebe apenas uma porção de papeis que olhando bem de perto não tem qualquer serventia para o negocio em si. Segundo para o profissional que se submete a um processo de atrofia deixando de ser um gestor voltado para soluções para ser um emissor de documentos. Os efeitos deste processo atingem principalmente os trabalhadores que acabam sendo expostos a situações inadequadas de trabalho enquanto os recursos que poderiam mudar este quadro são gastos para gerar uma montanha de papeis que dão a impressão de que isso ocorre.

Diante de tudo isso penso que ande em falta na nossa área uma pergunta muito simples mas que quando bem aplicada pode operar milagres em sistemas de gestão e carreiras profissionais: PARA QUE SERVE ISSO QUE FAÇO ?

Poderíamos chamar isso de análise critica de nosso trabalho e mesmo que sem formalidades vez por outra dedicarmos um tempo para tentarmos entender a finalidade de nossas atividades. Isso com certeza nos permitiria entender inclusive como somos vistos pelas demais áreas e profissionais da organização onde atuamos. Com certeza seria muito útil para todos.

Como sugestão comecemos pelos inúmeros programas e documentos legais que preenchemos. Obviamente eles geram trabalho e custam recursos e sendo assim devem ter alguma utilidade. Mas qual a finalidade deles ? Para que servem ? Talvez neste momento na sua organização não sirvam para nada – especialmente porque venham sendo elaborados sem a noção básica de que devem estar voltados para o entendimento dos usuários e não do executor. Um exemplo típico disso são os PPRA que ao longo dos anos foram sendo deformados pelo entendimento de que devem se prestar mais a defesa das empresas em processos do que como espinha mestra de uma base para gestão. Assim boa parte dos PPRA tem tanta informação e complexidade que servem para quase tudo – menos servir como referencia para as pessoas saibam o que se espere que elas façam para que a prevenção se estabeleça e siga de forma organizada.

Que tal darmos uma olhada nos quadros estatísticos – onde ao longo dos nos anos fomos aprimorando o padrão estético e por isso são belo, mas.... Podem ser belos mas são úteis ? Precisamos lembrar que números por si nada dizem, precisam ser analisados e interpretados e mais do que isso – que a informação estatística se presta como referencia para reações diante de problemas e que assim devem ser atualizadas, analisada e informadas no menor tempo possível. Para que serve informar acidentes ocorridos 30 ou 45 dias depois ? Qual tipo de reação isso nos permite ?

E os grande programas de higiene – para os quais conseguimos bons recursos para realizarmos o reconhecimento e avaliação – e de repente temos em mãos uma quantidade e qualidade de informações de excelente nivel – mas esquecemos de prever dinheiro para as adequações e correções necessárias.

E por ai deve seguir nossa analise, tentando entender – e nunca é tarde demais – para que serve um programa por exemplo deixando de lado a mania de que documentos devem encerrar em si todos os problemas – como se papel tivesse algum poder de resolução e criação. Quanto mais coisa escrita – tenham certeza – menos gente perderá o tempo lendo – menos gente fará sua parte ou aquilo que se espera que faça.

Pensem também para que serve o chamado programa de DDS – que pelo mero fato de alguém ter entendido um dia que em algum lugar esta definido que deve ser TODOS OS DIAS, tornou-se algo totalmente sem sentido dentro de boa parte das organizações e é visto como uma OBRIGAÇÃO e todos sabemos qual é a qualidade de algo feito sem que sua utilidade seja levada em conta

Reflitam sobre os processos para liberação de serviços – isso é processo da prevenção ou tarde de autógrafos ? O que faz prevenção ? Pessoas treinadas e conscientes ou uma coleção de assinaturas com as quais se tenta compartilhar responsabilidades e nada mais ? Para que serve na prática ?

Enfim, a pergunta PARA QUE SERVE – tenham certeza pode salvar vidas, economizar recursos e de quebra ainda garantir o emprego de muita gente.

Cosmo Palasio de Moraes Jr.
Técnico de Segurança no Trabalho

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