Melhorar a qualidade significa, antes de qualquer coisa, "arrumar a casa" ou fazer "hausekeeping", como se diz em inglês. As empresas japonesas descobriram um modo prático e objetivo de arrumar a casa, utilizando um recurso de memorização: 5 S, iniciais de 5 palavras japonesas que amparam o programa de arrumação. Você pode aplicar os 5 S para arrumar sua vida. Veja como, nessas dicas extraídas de orientações do professor D. H. Lorenzetti, consultor especializado em produtividade e em cultura gerencial japonesa, titular do INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação. E maneira sucinta podemos dizer que o SEIRI refere-se às atividades de eliminação do que é supérfluo, o SEITON às atividades de ordenação das coisas (arrumação em seus lugares devidos), o Seixo às atividade de limpeza e arrumação do lugar de trabalho, o SEIKETSU à higiene e à aparência pessoal e SHITSUKE às atividade de desenvolvimento e manutenção da disciplina e do profissionalismo no ambiente de trabalho.
Seiri - Senso de Utilidade
Seiri - Senso de Utilidade
Fazer "SEIRI":
significa descartar o que não apresenta utilidade. Muitos de nós temos um tendência quase "psicopata" de acumular quinquilharias e inutilidades que acabam por ocupar nosso espaço, nosso tempo e nosso dinheiro! Pior: desvia a atenção do essencial e contribui para abaixar o moral. A dificuldade de se encontrar um documento ou uma ferramenta, o desânimo que o aspecto carregado de determinadas áreas cheias de peças e equipamentos acaba por gerar na força de trabalho, a necessidade de se custear maiores áreas para a guarda de materiais, documentos, livros e equipamentos desnecessários são exemplos nas quais o SEIRI deve ser aplicado.
Na prática:
Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados.
Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:
Absolutamente necessários
Necessários
Pouco necessários
Não necessários
Absolutamente desnecessários.
Defina então:
O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
O que deve ser doado ou jogado fora.
Faça isso pelo menos uma vez por ano.
Seiton - Senso de arrumação
Na prática:
Escolha uma área de sua vida para iniciar o trabalho do SEIRI - iniciando por uma área bem crítica para que todos percebam claramente os resultados.
Classifique objetos - documentos, roupas, máquinas, móveis, instrumentos - segundo uma escala de 1 a 5:
Absolutamente necessários
Necessários
Pouco necessários
Não necessários
Absolutamente desnecessários.
Defina então:
O que deve ser mantido - deixe tudo isso em perfeita ordem e limpeza.
O que deve ser doado ou jogado fora.
Faça isso pelo menos uma vez por ano.
Seiton - Senso de arrumação
Fazer "SEITON":
significa organizar, colocar as coisas em ordem, arrumar tudo em seu devido lugar. Tudo deve ser sempre disponível e com acesso fácil próximo ao local onde ocorre a ação ("gemba"), onde é efetivamente necessário.
Na prática:
Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no usos, bem como no esforço.
Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo.
Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.
Seiso - Senso de limpeza
Na prática:
Defina com racionalidade os lugares em que os objetos deverão ficar. Movimentos deverão ser reduzidos, no usos, bem como no esforço.
Defina a quantia ideal para cada coisa - ela deve ser reduzida ao mínimo.
Tudo o que for usado deve voltar ao lugar certo imediatamente após o uso.
Seiso - Senso de limpeza
Fazer "SEISO" significa manter limpo e arrumado o ambiente de trabalho. Muitas donas-de-casa costumam cozinhar, e concomitantemente, limpar e guardar panelas e utensílios, limpar o chão da cozinha etc. Visam garantir a limpeza e o aspecto geral do local de trabalho. Antes, durante ou depois de uma dia de trabalho a limpeza e a ordem devem ser priorizadas para que tenhamos um bom ambiente físico e qualidade de vida no trabalho.
Na prática:
1. Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
2. Envolva as outras pessoas nesse processo;
3. Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.
4.
Na prática:
1. Crie normas e procedimentos para a manutenção de tudo limpo e em ordem;
2. Envolva as outras pessoas nesse processo;
3. Reserve algum tempo do dia para a limpeza e ordenação das coisas.
4.
Seiketsu - Senso de asseio pessoal
Fazer "SEIKETSU" significa preocupar-se e cuidar do asseio aparência pessoal.
Na prática:
1. Atente para todos os detalhes de sua aparência pessoal - e mantenha uma rigorosa disciplina de cuidados diários;
2. Mantenha a regularidade na visita ao cabeleireiro, dentista;
3. Cuidados especiais e rigorosos com mãos e pés, escovação de dentes, asseio das roupas, barba.
Shitsuke - disciplina, consciente, autodisciplina.
Fazer "SHITSUKE" significa, criar, educar, treinar, disciplinar. Só se consegue um bom desempenho e uma boa atitude profissional através de constante prática e aperfeiçoamento.
Na prática:
1. Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
2. Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
3. Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas.
Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.
Na prática:
1. Incorpore os princípios dos 5 S, como uma filosofia de vida;
2. Invista em sua mudança pessoal rumo ao aperfeiçoamento constante;
3. Busque desenvolver, assumir e manter padrões éticos de conduta e focalize seu conhecimento sem visar resultados imediatistas.
Através desses mecanismos simples a pessoa consegue manter sua mente mais arejada e sua produtividade aumenta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário