No contexto histórico, podemos visualizar a libertação dos hebreus por Moisés e o seu período no deserto, durante o êxodo houve um desvio do foco, havendo assim a necessidade dos 10 mandamentos ou decálogo para recuperar os valores de todo um povo.
Assim como cada mandamento podia ser entendido claro e objetivamente,dentro dos costumes e entendimento de todo um povo, assim deve ser a mensagem de segurança, clara e objetiva, para que não haja margem para uma interpretação equivocada por parte do trabalhador.
Em se tratando de segurança do trabalho temos os pecados capitais que devemos combater, sendo:
1 – Improvisação
2 – Pressa = Pressão
3 - Falta de comunicação adequada: desenvolver o habito de comunicação sem viés, promover uma comunicação de qualidade.
4 – Negligência – omissão
5 – Descumprimento da tarefa padrão existente
6 – Ignorar sinalização em geral
7 – Falta de bloqueio: Falta de controle na fonte do agente de risco
8 – Desconhecer os riscos da atividade ou da área
Para trazermos o foco na prevenção e na segurança, com vista a assegurar a integridade do trabalhador, apresentamos os 10 mandamentos da segurança do trabalho.
1 – Responsabilidade Profissional
Em cada atitude sua, utilize o principio da responsabilidade profissional, você é responsável pelos seus atos, por aquilo que você sabe ser o correto, da mesma forma , também é responsável por suas imprudências, negligências e omissões.
2 – Apresentação Pessoal No Trabalho
Apresentar-se para o trabalho em boas condições físicas (sóbrio, vestimenta adequada, boa aparência, alimentação correta, atento). Atrás de uma boa prática de apresentação pessoal existe toda uma dinâmica, no sentido de que, quando está cuidando de si, é porque quer estar bem. Quanto a estar atento significa antes de mais nada, aproveitar os momentos de descanso, para que isto não venha prejudicar o seu nível de atenção e seu tempo de reação em determinadas circunstâncias.
3 – Inspeção Do Equipamento
Inspecione a condição geral do equipamento ou ferramentas sob sua responsabilidade antes de iniciar os trabalhos (crie o hábito), após o uso, retorne o equipamento/ferramenta ou passe-o ao seu substituto/próximo usuário em boas condições.
4 – Análise Preliminar De Risco Da Atividade / APRT
“Antes de executar a tarefa pense sobre o potencial de acidentes ou perdas que possam ocorrer; o que pode dar errado ? Quais medidas de controle a tomar?”
Estas são as questões básicas contidas em uma APRT e poderá ser utilizada em todas as situações em que se quer avaliar o risco da atividade, podendo ainda ser mais detalhada e criteriosa quanto aos aspectos peculiares de cada operação.
Em uma viagem de carro com sua família, que medidas devemos tomar afim de garantir um bom passeio ?
O que pode não dar errado ?
Como evitar ?
Plano B ?
5 – Respeitar Às Práticas Padrão Existentes
Práticas Operacionais Padrão ( POP ) Também podemos chamar de ordem de serviço de segurança ( O.S.S), Instruções Técnicas de Segurança ( ITS ), Regras De Trabalho (R.T), FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico), bem como as demais instruções pertinentes à atividade.
Em práticas bem elaboradas e estruturadas, as possibilidades de perdas já foram previstas e quantificadas, e para que estas perdas não se concretizem, basta somente seguir as normas.
6 – Manter o Nível Correto de Tensão
Mantenha-se atento durante sua jornada, não relaxar, não perder a concentração, se preciso for faça micro-pausas para realizar algum pequeno exercício, isto servirá para reativar a circulação sanguínea de forma a manter-se em um estado de atenção mais acentuado.
7 – Só Faça Se For Seguro
“... Se não for seguro não faça e não permita que outro faça”
Nunca opere nada se não tem um bom conhecimento sobre os riscos inerentes a atividade.
Se estiver sendo pressionado por outros questione a real necessidade de fazer suas atividades em velocidade excessiva.
“O Sucesso na Produção não Compensa o Fracasso na Segurança.”
8 – Na Dúvida Não Faça !
Se você não tiver absoluta certeza do que vai fazer , não faça e comunique ao seu superior.
Em situações que diferem do habitual não deixe de comunicar.
Quando tentamos atender a expectativa de um superior, de que se deve ter iniciativa, velocidade, constância em nosso ritmo de trabalho, invariavelmente estamos nos colocando em uma situação de risco, que pode levar a um acidente, situação do qual também podemos chamar de cenário incidental.
Estabeleça os seguintes princípios:
GOIA: Gerenciar Onde os Incidentes Acontecem
GOSRA: Gerencia Onde as Situações de Risco Acontecem
Ambos fazem parte de uma estratégia global de controle administrativo que aborda quando, como, e porque se deve fazer algo.
9 – Não Improvise
Significa de modo geral, nivelando por baixo, baixa padronização e organização.
Existe, infelizmente, uma grande incidência de acidentes devido ao “jeitinho”.
Quando sentir necessidade de uma solução diferente da habitual, discuta com o seu superior.
10 – Comunique-se Corretamente
Ao comunicar-se com o outro, certifique-se de que a mensagem foi entendida corretamente.
Esteja atento as falhas comuns de comunicação da área e tome cuidados para evitá-las.
“Muitos acidentes acontecem por interpretações errôneas do que foi comunicado.”
Sempre confirme o que foi dito.
Pergunte:
O que você entendeu ?
Esteja atento a pessoas que possam ter problemas de entendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário