Pesquisar este blog

sábado, 18 de agosto de 2007

Casos de pressão alta podem ultrapassar 1 bilhão em 20 anos

da BBC Brasil
Os casos de pressão alta estão fora de controle em todo o mundo e podem ultrapassar a cifra de 1 bilhão nos próximos 20 anos, alerta um editorial publicado na revista "Lancet".

De acordo com os especialistas, os hábitos pouco saudáveis da vida moderna podem elevar o número de casos da doença de 972 milhões em 2000 para 1,56 bilhão em 2025.

Um em cada quatro adultos, afirma o texto, sofre de pressão alta, também conhecida como hipertensão arterial, uma doença que aumenta os riscos de problemas cardíacos, infarto e morte.

Para os especialistas, o maior problema é a falta de comprometimento dos pacientes com o tratamento.

Apesar de os tratamentos atuais serem eficientes, é muito raro conseguir obter uma redução dos casos da doença mesmo nos países em que o custo do medicamento não é um problema.

"Muitos pacientes ainda acreditam que a pressão alta é uma doença que pode ser curada e então param ou reduzem a medicação quando a pressão do sangue diminui", afirma o texto.

"Os médicos devem passar a mensagem de que a hipertensão, facilmente mesurável, é o primeiro e irreversível sinal de que muitos órgãos no corpo estão sob ataque", aconselham especialistas.

"Talvez essa mensagem faça com que as pessoas pensem com mais seriedade sobre as conseqüências de um estilo de vida prejudicial à saúde e dêem mais chances aos tratamentos preventivos.
"

Ainda segundo o editorial da "Lancet", as pessoas do mundo ocidental atualmente têm mais de 90% de chances de desenvolver hipertensão durante a vida.

Os estudiosos acreditam que fatores ligados ao estilo de vida, como falta de atividades físicas, uma dieta rica em sal combinada com comidas gordurosas, além do consumo de álcool e tabaco, estão levando o problema de países desenvolvidos até economias emergentes, como Índia e a China

Nenhum comentário: