CASOS EM QUE SE DEVE SUSPEITAR DE ENVENENAMENTO:
· Cheiro de veneno no hálito;
· Mudança de cor dos lábios e da boca;
· Dor ou sensação de queimadura na boca e na garganta;
· Vidros ou embrulhos de drogas ou de produtos químicos abertos em poder da vítima;
· Evidência, na boca, de haver a vítima comido folhas ou frutos venenosos;
· Estado de inconsciência, de confusão ou mal súbito, quando for possível o acesso ou contato da vítima com venenos;
NOS CASOS DE ENVENENAMENTO TOME AS SEGUINTES MEDIDAS: Ministre o antídoto recomendado no recipiente de que proveio o veneno. A rapidez é essencial. TRANSPORTE A VÍTIMA A UM PRONTO SOCORRO. Aja antes que o organismo tenha de absorver o veneno.
VENENOS INGERIDOS
O QUE SE DEVE FAZER - Não provoque o vômito caso a vítima esteja inconsciente ou se tiver ingerido:
· Soda cáustica;
· Produto de petróleo (querosene, gasolina, líquidos de isqueiro, removedores);
· Ácidos;
· Água de cal;
· Amônia;
· Alvejantes de uso doméstico;
· Tira ferrugem;
· Desodorante de banheiro.
NÃO DÊ ÁLCOOL. NÃO DEIXE O ENVENENADO ANDAR. NÃO DÊ AZEITE OU ÓLEO. Guarde, para entregar ao profissional de saúde, ambulância ou hospital, o recipiente com o rótulo e os restos do veneno. NESTES CASOS, tente diluir o veneno, fazendo com que a vítima ingira água em abundância de forma fracionada até chegar ao hospital.
O QUE SE DEVE FAZER:
1 - Provoque o vômito
· Fazendo a vítima beber água morna ou água com sal ou
· Solicitando a vítima que coloque o dedo na garganta
· Repita a operação várias vezes, até que o líquido vomitado esteja límpido.
2 - A seguir faça ingerir:
· Leite ou
· Claras de ovos batidas ou
· Suspensão de farinha de trigo ou
· Batatas amassadas em água.
3 - Dê o antídoto universal:
· 2 partes de torradas queimadas
· 1 parte de leite de magnésia
· 1 parte de chá forte
4 - Mantenha a vítima agasalhada.
VENENOS INALADOS : Carregue ou arraste a vítima imediatamente para um local arejado e não contaminado. NÃO DEIXE A VÍTIMA CAMINHAR. Aplique a respiração de socorro caso a respiração tenha sido interrompida ou esteja irregular. Mantenha a vítima agasalhada e quieta. JAMAIS DÊ BEBIDAS ALCOÓLICAS SOB QUALQUER FORMA. TOME AS MEDIDAS DE PRECAUÇÃO PARA NÃO SE TORNAR OUTRA VÍTIMA.
ENVENENAMENTO ATRAVÉS DA PELE : Lave a pele com água abundantemente: banho de chuveiro, de mangueira, de torneira. Aplique jato de água sobre a pele enquanto retira as roupas. A rapidez em lavar a pele é da máxima importância - reduz a extensão da lesão ou da absorção do veneno.
Picada de Cobras Venenosas : Acalme a vítima. Deite a vítima o mais rápido possível. Não deixe a vítima fazer qualquer esforço, pois o estímulo da circulação sangüínea difunde o veneno pelo corpo. Sempre que possível, encaminhe o animal junto à vitima. NÃO DEIXE a vítima caminhar. NÃO LHE DÊ álcool, nem querosene ou infusões (alho, cainca, andiroba, orelha de onça, etc). NÃO FAÇA garroteamento. JAMAIS CORTE a pele para extrair sangue. Tranqüilize a vítima, mantedo-a em repouso. Faça uma boa limpeza local (água e sabão) e aplique compressas frias ou gelo. Leve a vítima imediatamente a um médico ou hospital, evitando, quanto possível, sua movimentação. NÃO PERCA TEMPO !!! Após 30 minutos da mordida, as providências de primeiros socorros se tornam desnecessárias, pois só resta levar a vítima imediatamente a um médico ou hospital para a aplicação de soro contra o veneno da cobra. SE VOCÊ NÃO CONHECE COBRAS, LEVE SE POSSÍVEL, A COBRA CAUSADORA DO ACIDENTE (VIVA OU MORTA) PARA IDENTIFICAÇÃO.
COMO SABER SE A MORDIDA FOI PRODUZIDA POR COBRA VENENOSA OU NÃO VENENOSA:
VENENOSA x NÃO VENENOSA
Cabeça Triangular x Arredondada
Olhos Pequenos x Grandes
Fosseta Lacrimal: Tem x Não tem
Escamas: Desenhos irregulares x Desenhos simétricos
Cauda Curta, afinando abruptamente x Longa e afinando gradativamente
Dentes: Duas presas ou Maxilar superior x Dentes pequenos e mais ou menos iguais bem maiores que os demais dentes
Picadas Com uma ou duas marcas mais profundas x Orifícios pequenos e mais ou menos iguais
A coral constitui uma exceção: a cabeça não é triangular; a cabeça e a cauda são continuação do corpo. Na ausência ou falta do médico, e se identificar a cobra como venenosa, dê ao paciente um dos soros específicos, seguindo rigorosamente as suas instruções.
Anticrotálico - Cascavel
Antibotrópico - Jararaca, Urutu, Jararacuçu
Antilaquésico - Surucucu "pico de jaca"
Antielapídico - Coral
PICADAS
PICADAS DE ESCORPIÃO, LACRAIA, CENTOPÉIA E ARANHA VIÚVA NEGRA : Procure um profissional de saúde imediatamente. Na ausência ou falta do médico, aplique o soro específico se disponível, dentro da primeira hora da picada. Lavar o local com água e sabão. Faça compressa fria ou aplique gelo. Mantenha a vítima em repouso. Sempre que possível, encaminhe o animal junto com a vítima.
Mordidas de Animais Raivosos : Qualquer animal pode contrair a raiva e se tornar um transmissor da mesma. Quem for mordido por um animal deve suspeitar da raiva e mantê-lo em observação até a prova em contrário. MESMO VACINADO, O ANIMAL PODE, ÀS VEZES, APRESENTAR A DOENÇA. TODAS AS MORDIDAS POR ANIMAIS DEVEM SER VISTAS POR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE. As vítimas devem ser levadas ao hospital ou posto de saúde da cidade.
PRIMEIRO SOCORRO: Lave a ferida com água e sabão. Proteja a vítima e a ENCAMINHE A UM PROFISSIONAL DE SAÚDE.
Picadas e Ferroadas de Insetos : Há pessoas alérgicas que sofrem reações graves e/ou generalizadas, devido a picadas de insetos. Tais pessoas devem receber um tratamento médico imediato. Picada de inseto pode ser um risco de vida para uma pessoa sensível. O QUE FAZER: Retire os ferrões do inseto sem romper a bolsa de veneno em seguida pressione o local para fazer sair o veneno. Aplique gelo ou faça escorrer água fria no local da picada. Procure socorro médico tão logo seja possível
Nenhum comentário:
Postar um comentário