Pesquisar este blog

domingo, 2 de setembro de 2007

SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

A maioria das empresas só adapta seus ambientes à lei depois da cobrança dos trabalhadores. Para o patrão, máquina é sinônimo de lucro e a saúde do trabalhador é sinônimo de custos. Por isso é que precisamos estar sempre juntos na luta por melhores condições de trabalho dentro das fábricas. Os acidentes e as doenças emitem sinais de que vão acontecer e, por isso, os trabalhadores, especialmente os cipeiros, devem estar atentos para entender esses sinais.
Por trás de qualquer acidente, principalmente os que acontecem no trabalho, existem vários fatores que são causas determinantes ou que contribuem de alguma maneira para que ele aconteça.
Quando ocorre um acidente, o primeiro impulso das pessoas é encontrar um culpado, imaginando que tudo se restringe a uma relação simples entre as pessoas e a conjuntura daquele momento. É uma visão que diminui o tamanho do problema.
Melhor que procurar o culpado é tentar entender as causas e os fatores que determinaram ou contribuíram para o acidente. Entender o acidente é investigar um acidente.
É aí que entra a ação dos cipeiros, da organização dos trabalhadores e o reforço com o Sindicato.

MEIO AMBIENTE

O trabalhador não pode ficar ausente da discussão sobre meio ambiente. Principalmente quando essa discussão está posta em toda a sociedade, com ênfase ao desenvolvimento social e econômico equilibrado, à sobrevivência das futuras gerações e ao uso racional dos recursos naturais.
Nossa discussão deve priorizar os temas voltados ao meio ambiente do trabalho e aos impactos da atividade industrial para as comunidades, sem abrir mão de sermos parceiro dos demais organismos de proteção ambiental.
É importante o trabalhador atuar dentro das fábricas, com foco na proteção ambiental, pois elas são locais onde entidades e organizações sociais têm pouca capacidade de intervenção.
Se no século 20 os desafios foram a luta pela liberdade, o reconhecimento sindical e a organização dos trabalhadores, no século 21 a pauta ambiental é o grande desafio.

Como cada um pode fazer a sua parte
Os trabalhadores são responsáveis pela riqueza e desenvolvimento e cabe a todos aliar esses fatores com preservação ambiental e crescimento social. Isso pode ser feito em casa, na rua e na fábrica. Saiba como:
• Uso racional de água potável, com recuperação e reutilização em outras finalidades.
• Aproveitamento de água das chuvas para descargas de sanitários, limpeza de instalações industriais, refrigeração de máquinas e tratamento de plantas.
• Geração de energia limpa para utilização em iluminação.
• Uso racional do papel.
• Uso racional de energia elétrica.
• Controle racional de atividades que geram gás carbônico, com impacto no aquecimento global, como os automóveis por exemplo.
• Substituição de calçadas e áreas asfaltadas por pavimento permeável.
• Uso racional de produtos químicos nocivos ao meio ambiente.
• Reciclagem do lixo orgânico para uso como adubo para plantas e jardins.
• Reciclagem e reaproveitamento de embalagens industriais e de tudo que for possível.
• Preservar a vegetação e plantar árvores

Nenhum comentário: