Algumas dicas de ergonomia com baixo custo para serem aplicadas na organização do trabalho: - Estabelecer como padrão um período mínimo de 3 semanas para adaptação do corpo ao trabalho antes de utilizar totalmente o potencial de mão-de-obra do trabalhador recentemente admitido ou que tenha ficado ausente do trabalho por longos períodos.
- Distribuir as tarefas ao longo do dia, diminuindo ao máximo as urgências e o acúmulo sobre algumas pessoas ou em alguns horários do dia.
- Controlar o número de horas extras em tarefas repetitivas, de forma que não ultrapasse 2 horas por dia e não ultrapasse 2 vezes por semana.
- Fazer rodízio nas tarefas, alternando as atividades segundo as exigências sobre os diversos segmentos corpóreos.
- Balancear a ocupação dos trabalhadores em atividade repetitivas, de tal forma que a taxa de ocupação ou de engajamento do trabalhador em atividade em que haja dificuldade ergonômica nunca esteja acima de 85% ou de 80% essa recomendação vale quando não existirem as pausas regulares citadas anteriormente.
- Desenvolvimento de prática-padrão para operações críticas esse procedimento permite identificar as principais situações ergonomicamente inadequadas e planejar a sua solução.
- Estudar a movimentação de materiais e mudar o leiaute reduzindo as movimentações desnecessárias.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário