De 23 a 25 de abril, especialistas participam do Seminário Nacional sobre Gestão Territorial no Bioma Caatinga, promovido pela Fundaj, o Ministério do Meio Ambiente e o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga
O Dia Nacional da Caatinga, 28 de abril, será lembrado antecipadamente no Recife com o Seminário Nacional sobre Gestão Territorial no Bioma Caatinga, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco, o Ministério do Meio Ambiente e o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga (CNRBC), de 23 a 25 de abril de 2008.
Durante três dias, técnicos e estudiosos do semi-árido brasileiro e da Caatinga, o único bioma tipicamente nacional, trocarão experiências e conhecimentos sobre planos e iniciativas para o desenvolvimento sustentável e a conservação do bioma, área delimitada pelo Programa Man and Biosphere (Mab), da Unesco, representado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga.
Para a presidente do CNRBC e coordenadora geral de Meio Ambiente e da Amazonia da Fundaj, Alexandrina Sobreira, o encontro é uma oportunidade de discutir o zoneamento ecológico, a reserva da biosfera e os corredores ecológicos e seus papéis como instrumentos da gestão territorial da Caatinga, além de apontar prioridades para essa gestão e como elas poderão ser implementadas. “Defendemos uma lógica integrada de preservação ambiental e cultural da Caatinga”, afirma.
Predominante no semi-árido, a Caatinga está distribuída em 1.280 municípios brasileiros e ocupa 955 mil km2 ou 13% do território nacional, mas 80% dos parques e reservas do Nordeste protegem outros biomas, só um de cada cinco hectares de Caatinga está em áreas protegidas. A melhoria desse quadro passa por ações como a criação de RPPN’s (Reserva Particular de Proteção ao Patrimônio Natural), um dos temas que serão discutidos no Seminário, e a integração da sociedade ao meio ambiente como é a proposta dos Comitês Estaduais da Reserva da Biosfera da Caatinga, também representados no Seminário.
Estão programadas ainda apresentações culturais e, no encerramento, a entrega do III Prêmio Asa Branca, um reconhecimento do CNRBC à personalidades e instituições que trabalham pelo desenvolvimento sustentável e a cultura da Caatinga.
A entrega da premiação será prestigiada pelo embaixador da Suíça no Brasil, Rudolf Baerfuss que, na próxima semana, realiza em Brasília, uma programação voltada para a Caatinga, repetindo o empenho na promoção da Semana da Caatinga que, há um ano, transformou a Embaixada da Suíça na Embaixada da Caatinga, reunindo autoridades, ONGs e pesquisadores ligados ao bioma e seus potenciais econômico e cultural.
Estarão presentes também o representante da Unesco, Bernardo Marcelo Brummer e a secretária de Biodiversidade e Floresta do Ministério do Meio Ambiente, Maria Cecília Wey de Brito, entre outros especialistas e autoridades da área ambiental do País.
Mais informações:
Alexandrina Sobreira – tel. 81-9967-5840 e 81-8787-1889
Emília Lucena (Assessora de Imprensa): 81-9984-5301
Seminário Nacional sobre Gestão Territorial no Bioma Caatinga
Data: 23 a 25 de abril de 2008
Fundação Joaquim Nabuco
Av. Dezessete de Agosto , 2187
Casa Forte - Recife
Fonte: http://www.portaldomeioambiente.org.br/noticias/2008/abril/23/7.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário