Pesquisar este blog

domingo, 21 de setembro de 2008

Saúde; Rio Grande do Norte investe em sistema informatizado para o Samu

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) coloca em funcionamento um novo registro informatizado dos atendimentos do Samu Metropolitano. O sistema substitui o registro manual que vinha sendo usado pelo Samu. O registro informatizado vai documentar cada etapa do atendimento, desde o recebimento do chamado até o encaminhamento do paciente para o hospital.

O sistema será implantado de forma gradativa. Durante esta semana, a equipe técnica do Samu Metropolitano passa por uma capacitação para utilizar o regitro eletrônico.

Essa forma de registro é utilizada no Samu de Porto Alegre/RS desde 2004. O Ministério da Saúde já sinalizou que pretende implantá-lo em todo o país, brevemente. ‘‘O sistema também terá a vantagem de proporcionar a interatividade com a central telefônica e a comunicação via rádio, melhorando a qualidade da informação e atendimento prestado pelo Samu”, explica o responsável pela implantação no Samu Metropolitano, Gilvan Moreno.

A coordenadora do setor de epidemiologia do Samu, Goretti Morais, acrescenta que será possível integrar as informações com o banco de dados dos hospitais em que os pacientes socorridos pelo Samu são encaminhados. ‘‘Isso facilitará o levantamento estatístico’’, explica.

De acordo com a coordenadora do Samu, Selma Santiago, o novo registro poderá facilitar o planejamento do serviço e torná-lo mais eficiente. ‘‘Com o sistema digitalizado, poderemos agilizar o trabalho da demanda estatística, melhorando a qualidade e o planejamento do atendimento realizado pelo Samu na região metropolitana”, considera.

O Samu Metropolitano atende aos municípios de Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibú. Em 2007, foram realizados 13.374 atendimentos, dos quais 72,4% foram classificados como urgências.


Fonte: http://www.revistaemergencia.com.br/

Nenhum comentário: