Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de abril de 2009

Uma investigação na Segurança do Trabalho

Você sabe, não podemos prever os acidentes. Com tudo, sem sombra de dúvida, podemos eliminar as causas que o fizeram acontecer, principalmente, realizando uma investigação de acidente com qualidade, evitando assim que se repita.

Para isso, quando fizermos a investigação, não podemos fazê-la procurando um ou mais culpados. Fazemos sim, para que possamos identificar as culpadas. Sim, afirmo que em um acidente durante as investigações só vão existir culpadas e nunca um ou mais culpados. Mas, calma, explico, todos os acidentes têm mais de uma causa que o levam a acontecer.

E justamente, são elas, as causas, que temos que identificar como culpadas e nunca, lembre-se disso, nunca culpar alguém.

E, também, saliento que uma boa investigação deve ser criteriosa, não deve ser tendenciosa, tentando levar a pré-julgamentos antes de ter levantado todas as informações ouvindo todos envolvidos, juntando todas as evidências e daí sim em grupo analisando o ocorrido.

Até ai tudo bem, mas talvez, você pode estar pensando, “nenhuma investigação impediu o acidente que está sendo investigado”. Claro que você está correto, é simples lógica, se já aconteceu não tem como evitar. Então, porque investigar? Bom, investigar sempre, pois se deixarmos de encontrar as reais causas e eliminá-las, assim estaremos colaborando para que novos acidentes iguais ocorram.

Hoje as direções de grandes empresas estão começando a dar-se conta de outro ponto tão importante quanto os acidentes, os incidentes. Tratando-os com a importância que eles merecem, transformando-os em ferramenta importante para eliminação dos acidentes.

Todo o acidente é precedido de diversos incidentes, quando tratamos os incidentes com a devida atenção, não deixando que aconteçam, eliminando os riscos, dificilmente chegaremos a um acidente.


Fonte: http://www.qualidadebrasil.com.br/ler.php?pag=ler_artigo&id=159

Nenhum comentário: