É o que concluiu um articulista da Economist após comparar o comportamento cooperativo das formigas e a natureza competitiva dos motoristas.
O articulista diz que obviamente há inúmeras diferenças entre as formigas e os motoristas, mas apesar disso acredita que há lições a serem aprendidas com estes insetos. Ele afirma que um dos motivos é o fato de haver comunicação entre as formigas que estão em uma trilha por meio da liberação de uma substância química chamada feromônio. Isto certamente as ajuda a regular a distância umas das outras e a manter uma boa velocidade média.
Um dia os carros também poderão se comunicar uns com os outros, e baseando-se nos sistemas que vêm sendo utilizados para este fim talvez seja possível otimizar o espaço entre eles, e fazer com que trafeguem na velocidade ideal para amenizar os problemas no trânsito.
Ao longo dos últimos 50 anos pesquisadores fizeram poucos progressos no desenvolvimento de uma teoria geral do fluxo de tráfego, isso porque os padrões do tráfego são demasiadamente complexos para serem modelados matematicamente.
Fonte: http://opiniaoenoti cia.com.br/ vida/comportamen to/motoristas- podem-aprender- com-as-formigas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário