Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de março de 2008

Dengue!!!

O que é?

A dengue é uma doença febril aguda, causada por vírus. Um arbovírus ( vírus oriundos dos artrópodes) da família Flaviridae, transmitido de uma pessoa a outra através de um hospedeiro intermediário, o mosquito Aedes aegypti .

Como se adquire?

A doença é transmitida pela picada de um mosquito específico do gênero Aedes (o mesmo que transmite a febre amarela urbana). Não se transmite por contato direto de pessoa a pessoa, nem por água ou alimentos.


O que se sente?

Os Seguintes sintomas podem fazem suspeitar de Dengue:

Febre, geralmente alta, com menos de 7 dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retro-orbitária, mialgia, artralgia, prostração, exantema. Ter estado nos últimos 15 dias em área onde esteja ocorrendo a transmissão de Dengue ou tenha a presença do Aedes aegypti.

O quadro clínico

Dor de cabeça, dor nos olhos, febre alta (muitas vezes passando de 40 graus), dor nos músculos (mialgia e artralgia) e nas juntas, manchas avermelhadas por todo o corpo (exantema), falta de apetite, náuseas, vômitos e fraqueza. A prostração é intensa nos adultos e pode-se arrastar mesmo após o término da febre. Em alguns casos, sangramento de gengiva e nariz.

O Exantema

Nas pessoas de pele branca é máculo-papuloso, de cor avermelhada, com limites irregulares. Em pessoas de pele mais escura, caracteriza-se mais pelas pequenas pápulas. Pode aparecer em partes ou atingir o corpo todo.A maioria dos pacientes com exantema queixa-se de prurido e em alguns este sintoma é bastante intenso.

Dengue Clássico.

A forma mais branda da doença inicia com febre alta de início súbito, dores de cabeça, dor no corpo, fraqueza, falta de apetite, dor nos olhos, náuseas, vômitos, coceira, manchas no corpo, dor de barriga e pequenos sangramentos. Os sintomas duram até uma semana, quando então há melhora.

Dengue Hemorrágico,

Quadro de Dengue Clássico com manifestações hemorrágicas, variando da prova do laço positivo, às hemorragias leves e/ou severas.

Tendências hemorrágicas, evidenciadas por pelo menos uma das seguintes manifestações: prova do laço positiva, petéquias, equimoses, púrpuras, sangramento do trato gastrointestinal, de mucosas ou outros;

Confirmação laboratorial da Dengue e de alterações da coagulabilidade do sangue e de perdas sanguíneas

Classificação segundo a OMS:

Grau I: Febre + Prova do laço positiva.

Grau II: grau I + pequenas hemorragias espontâneas.

Grau III: Presença de Choque, pulso rápido e fraco, PA baixa.

Grau IV: Choque profundo, ausência de PA, pulso imperceptível.

Como se faz o diagnóstico?

Pela história clínica, exames de sangue, que indicam a gravidade da doença e exames específicos para isolamento do vírus em culturas ou anticorpos específicos.

Como se trata?

Não existe remédio específico para a doença, apenas o tratamento dos sintomas do paciente, com hidratação e tratamento das complicações causadas pelo sangramento de órgãos.

A pessoa com Dengue deve ficar em repouso, beber muito líquido e só usar medicamento para aliviar as dores e a febre, mas sempre com indicação do médico. A pessoa não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como, por exemplo, a aspirina e o AAS.

Como se previne?

Recomendações da Saúde Pública

A única maneira de evitar a dengue é não deixar o mosquito nascer. É necessário acabar com os criadouros (lugares de nascimento e desenvolvimento dele). Não deixe a água, mesmo limpa, ficar parada em qualquer tipo de recipiente como:

Garrafas
Pneus
Pratos de vasos de plantas e xaxim
Bacias
Copinhos descartáveis.

Também não se esqueça de tapar:

Caixas d'água
Cisternas
Tambores
Poços
Outros depósitos de água.

Outras recomendações

Lave bem os pratos de plantas e xaxins, passando um pano ou uma bucha para eliminar completamente os ovos dos mosquitos. Uma boa solução é trocar a água por areia molhada nos pratinhos.

Limpe as calhas e as lajes das casas.

Lave bebedouros de aves e animais com uma escova ou bucha; e troque a água pelo menos uma vez por semana.

Guarde as garrafas vazias de cabeça para baixo. Jogue no lixo copos descartáveis, tampinhas de garrafas, latas e tudo o que acumula água. Mas atenção: o lixo deve ficar o tempo todo fechado.

Educação

A medida de prevenção mais eficiente é o combate ao mosquito que transmite a doença. Medidas de educativas de repercussão ambiental e conscientização da sociedade para diminuir os locais onde as larvas dos mosquitos se criam são decisivas na prevenção.

Alguns Medicamentos que devem ser evitados

Ácido Acetil Salicílico
Ácido Acetil Salicílico (associado)
Salicilamida (associada)
AAS
AAS Adulto
AAs Infantil
Aceticil
Salicilamida (associada)
Ácido Acetil Salicílico
Aspirina
Aspirina infantil
Aspisin
Alidor
CAAS
Endosalil
Intra Acetil
Melhoral Infantil
Ronal
Somalgin Cardio
Alka-Setzer
Aspi-C
Aspirina "C"
Aspirina
Atagripe
Besaprin
Buferin
Cefurix
Cheracap
Corisona D
Doloxene-A
Doribe
Doril
Engov
Melhoral
Melhoral C
Migral
Migrane
Piralgina
Somalgin
Sonrisal
Superhist
Benegrip
Fielon com Vitamina C
Gripionex
Neo-Sativan
Resprax
Termogripe

Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?101

Nenhum comentário: