Tais afirmações políticas são, evidentemente, rejeitadas por cientistas.Novas pesquisas apresentadas na Associação Americana para o Progresso daCiência, sugerem a probabilidade de uma nova idade do gelo no hemisfério norte, pelo fato de que o aquecimento global poderia ocorrer mais cedo do que se pensa.
Tim Barnett, um cientista do "Scripps Institution of Oceanography",analisou nove milhões de leituras de temperatura e salinidade dos oceanos e concluiu que: "o debate não é mais se existem sinais do aquecimento global. O debate é o que nós vamos fazer à respeito."
Além disso, Rut Curry do "Woods Hole Oceonographic Institute" em Massachusetts, constatou que o Oceano Atlântico Norte, está se tornando menos salgado, porque temperaturas mais amenas estão derretendo o gelo do Ártico e, como consequência, mais água doce está sendo misturada ao Atlântico Norte.
Os cientistas apresentaram a teoria de que a redução da salinidade marinha irá, eventualmente, interromper as correntes que afetam o clima e as temperaturas globais, podendo causar um resfriamento mais rápido do hemisfério norte. Se o gelo continuar a derreter nas taxas atuais,afirma Ms. Curry, o efeito dessas correntes poderão se interromper em cerca de vinte anos.
Irônicamente, os cientistas apresentaram suas conclusões um dia após a assinatura do Protocolo de Kyoto. Esse Protocolo, que não foi ratificado pelos Estados Unidos, estipula que países limitem a emissão do dióxido de carbono e de outros gases do efeito estufa, numa tentativa de diminuir o aquecimento global.
Na verdade, o protocolo não foi ratificado pelos Estados Unidos, por razões políticas, não atentando para as evidências de que o aquecimento global, provocado pelo homem poderá provocar mudanças climáticas importantes, resultando em elevações perigosas do nível dos oceanos e em alterações dos ciclos das culturas agrícolas.
O trabalho de cientistas como Mr. Barnett e Ms. Curry mostra que a miopia política pode colocar o mundo e seus habitantes em risco, visto que, quando o aquecimento global começar a se manifestar de forma mais evidente no planeta, poderá ser tarde demais para que se faça algo a respeito.
Fonte: http://www.qualidade.eng.br/ambiente
/artigos_mudanca_climatica_mito.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário