Pesquisar este blog

domingo, 23 de novembro de 2008

Valorize a vida. Viva a paz no trânsito.

Promover a paz no trânsito é muito mais que colocar em prática a direção defensiva. É estar atento a tudo que possa prejudicar as pessoas que estão ao seu redor: pedestre, motociclista, carroceiros, ciclista ou outros motoristas. Cada um tem que fazer a sua parte.

A Cartilha Guia do Motorista traz dicas especiais para você dirigir com mais segurança e evitar acidentes. Também traz importantes dicas para evitar acidentes de crianças no carro. Você também pode mostrá-la para seu filho ou para outras crianças, porque é desde pequeno que se aprende

Pedestres têm a preferência sempre. Redobre a atenção nas entradas e saídas de garagens. Ameaçar pedestres com manobras perigosas é uma infração gravíssima com multa de R$191,54 e suspensão do direito de dirigir. Se for ultrapassar, faça-o com precisão e rapidez. Não ultrapasse em curvas, lombadas ou em locais proibidos. Reduza a velocidade e use faróis baixos à noite, em neblina ou chuva, nunca acenda o pisca-alerta com o veículo em movimento. É um erro.


Aproxime o veículo da calçada para embarcar ou desembarcar passageiros e evite em fila dupla. O embarque e desembarque de crianças devem ser feitos pelo lado da calçada e nunca com o carro em movimento. Quando chegar ao local desejado, nunca deixe a criança sozinha no carro por curiosidade a criança pode mexer nos equipamentos do carro, que podem colocar o veículo em movimento e causar um acidente.
Usar o acostamento para fazer retornos ou para entrar à esquerda em estradas e rodovias é tão importante, quanto, fazer revisões periódicas em seu veículo, mantendo-o em boas condições de funcionamento.


O licenciamento e a documentação do seu veículo devem estar sempre em dia.

Ande sempre com os documentos originais da Carteira de Identidade (se a sua Carteira Nacional de Habilitação for antiga) e da CNH, além de cópias autenticadas dos outros documentos.

Nunca faça uso de bebidas alcoólicas ou medicamentos que prejudiquem seus reflexos aos dirigir. Se estiver cansado, com sono ou estresse, sua atenção também fica comprometida ao volante.

Atenção: Todos os passageiros do veículo têm que usar sempre cinto de segurança.

Aumente seu campo de visão no trânsito mantendo a distância de aproximadamente 4 metros do veículo à sua frente.

Transportar crianças em automóvel sem cumprir as normas de segurança especiais é uma infração gravíssima, com multa e retenção do veículo, até que a irregularidade seja corrigida. Crianças com até 10 anos ou menos de 1,45m ficam no banco de trás, longe das portas. Adapte o cinto ao tamanho da criança. Os cintos de três pontos são os mais garantidos.

Crianças menores de 4 anos devem ficar em cadeirinhas especiais, desenvolvidas de acordo com a idade. Não basta apenas ter o assento, saiba como utilizá-lo.


Mantenha as janelas traseiras do veículo semi-fechadas e as portas travadas. É melhor evitar que a criança coloque a cabeça ou o braço para fora da janela repentinamente e seja atingida por outros veículos, árvores ou postes.

Evite discussões com as crianças no carro. Combine antes como elas devem se comportar no veículo, educando-as desde pequenas sobre as leis de trânsito.

O porta-malas dos carros e a carroceria de caminhonetes são para transportar cargas e não pessoas. Preserve a segurança dos passageiros, principalmente das crianças e evite multa e apreensão do veículo.

Em caso de acidentes, preste socorro imediatamente às vítimas e facilite o trabalho dos Agentes de Trânsito para não levar multas e 7 pontos na Carteira de Habilitação.

Preserve a vida.

Seja hábil, atencioso e responsável no trânsito. Use sempre a direção defensiva.

Respeitando essas regras você evita multas e apreensão do seu veículo.

Conheça, conserve e respeite as leis e sinais de trânsito. Seja um motorista consciente

Nenhum comentário: