O que é?
É uma infecção grave causada pela toxina de uma bactéria chamada clostridium que entra no organismo por lesões de pele tais como cortes, arranhaduras, mordidas de bicho. O tétano não é doença contagiosa.
Como se adquire?
A bactéria é encontrada nas fezes de animais ou humanos que se depositam na areia ou na terra. A infecção se dá pela entrada das bactérias por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Queimaduras e tecidos necrosados também são porta de entrada para a bactéria.
O que se sente?
A toxina da bactéria causa espasmos musculares, inicialmente nos músculos do pescoço e da mastigação (trismo e riso sardônico), causando rigidez progressiva, até atingir os músculos respiratórios.
As complicações são graves e a pessoa infectada necessita de internação em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
O tempo de incubação varia de 2 a 21 dias; quanto menor o número de dias, maior a gravidade.
Como é feito o diagnóstico?
Pelos sintomas clínicos e história de lesões de pele sem tratamento adequado.
Como se trata?
O tratamento consiste em:
cuidados gerais para não estimular o paciente mantendo-o na penumbra e com pouco ruído, utilização de antibióticos, sedativos e relaxantes musculares, limpeza dos ferimentos e aplicação de soro anti-tetânico.
Como se previne?
A prevenção é feita principalmente pela vacinação da população, pela rotina e pelos reforços a cada 10 anos.
A população também deve ser ensinada de que todos os ferimentos sujos, fraturas expostas, mordidas de animais e queimaduras devem ser bem limpos e tratados adequadamente para não proliferar a bactéria pelo organismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário