Pesquisar este blog

domingo, 10 de maio de 2009

Saúde: Lave as mãos e salve vidas

Medidas simples, como lavar as mãos, podem evitar a disseminação de vírus e bactérias e, no caso da gripe suína ou gripe A, pode até ser mais eficiente do que usar máscaras cirúrgicas. O aviso é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que lançou a campanha mundial "Salve vidas: limpe suas mãos", para estimular essas pequenas e fundamentais atitudes higiênicas e preventivas.

Segundo a OMS, basta cantar "Parabéns a você" duas vezes seguidas (não precisa incluir "é pique, é pique"), ou então pensar no alfabeto para dar o tempo necessário à lavagem. E não esqueça de tirar os anéis, pois a sujeira se acumula entre a peça e a pele.

Além da limpeza obrigatória após usar o banheiro, ao chegar em casa, após mexer em dinheiro e antes das refeições, quem está gripado deve repetir o procedimento depois de um acesso de tosse ou espirro, pois as pessoas costumam levar as mãos à boca e acabam contaminando os objetos.

Dicas para uma lavagem correta das mãos

• Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos

• Dedique 15 a 20 segundos só no ato de esfregar; o ritual completo deve durar cerca de 50 segundos

• Capriche na limpeza do espaço entre os dedos; esfregue também o dorso e o punho

• Seque com toalha descartável (em ambientes coletivos)

• Se a torneira não for automática, use a tolha de papel para fechá-la, ou lave também a torneira antes de lavar as mãos.

Fonte: Jornal da Orla

Nenhum comentário: