Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

Manuseio seguro de Amônia Anidra

1. Anidra significa: “Sem Água”

A amônia anidra (gás) (NH3 ) é a amônia seca, não-diluida, amplamente utilizada como Fertilizante a base de nitrogênio. Entretanto, é sua afinidade por água que causa os piores ferimentos (especialmente aos olhos, nariz, garganta e pulmões), podendo causar danos permanentes. É um gás transparente a pressão atmosférica e temperatura normal, mas sob pressão rapidamente liquefaz-se. Apenas quando liberada no solo ou à atmosfera é que se transforma em um vapor gelado.

A amônia anidra (gás) tem uma grande afinidade por água. 13.000 litros de vapor de amônia dissolvem-se em apenas 1 litro de água. É comumente armazenada, transportada e processada na forma líquida sob pressão. A pressão varia de acordo com a temperatura. Quando a amônia anidra (gás) sai de um tanque, ela encontra-se a -33ºC, podendo congelar a pele humana em segundos.

amônia anidra (gás) é uma substância básica, e portanto pode causar queimaduras. Devido a sua afinidade por água, ela rapidamente absorve a água, criando um hidróxido de amônio diluído, o qual é um componente de lye.

Quando devidamente manuseada e seguidas as normas de segurança, a Amônia não é perigosa, mas se não tiver cuidado suficiente pode se tornar extremamente perigosa. Ela não é tão combustível quanto outros produtos que utilizamos e manuseamos todos os dias. Entretanto, concentrações de gás queimarão e requerem precauções para evitar incêndios.

Breve/Branda exposição pode causar irritação aos olhos, nariz e tecidos pulmonares. Quando o NH 3 , mistura-se com a umidade nos pulmões, causa uma forte irritação. A inalação prolongada pode causar asfixia.

O olho humano é um órgão complexo, feito de nervos, células e veias. A frente do olho é coberta por membranas que resistem a poeira e sujeiras. Nenhum destes componentes pode resistir a amônia anidra (gás), já que o olho é 80% feito de água. Um jato de amônia sob pressão pode causar danos extensos, quase que imediatos ao olho. A Amônia extrai o fluido, destruindo as células do olho e os tecidos em minutos.

Cerca de 80% dos acidentes com amônia anidra (gás) são resultado de procedimentos inadequados, falta de treinamento na operação dos equipamentos ou falha ao seguir as práticas prescritas. Os operadores devem ser treinados e seguir as práticas recomendadas pelos fabricantes.

Os três pontos mais importantes a serem lembrados para a utilização segura da amônia anidra (gás) são:

  1. Utilizar os equipamentos apropriados.
  2. Cuidar bem dos equipamentos; e
  3. Seguir os procedimentos de segurança.

2. Equipamento Apropriado

Utilize equipamentos especificamente projetados para o manuseio de amônia anidra (gás). Certifique-se que não existem partes de cobre, latão ou galvanizadas que podem ser corroídas.

Assim como a amônia anidra (gás), o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) é armazenado em tanques de aço. Entretanto, as conexões dos tanques de GLP são de latão, enquanto que para a amônia anidra (gás) são de ferro negro. Estes são de metal ferroso e podem faiscar. O Latão, feito de cobre e zinco, é não-ferroso, e não vai faiscar.

A amônia anidra (gás), se armazenada em tanques com latão pode eventualmente ter suas válvulas corroídas, fazendo-as falhar e tornando-as inoperantes. Este efeito não ocorre com o ferro negro.

Mantenha os tanques devidamente revestidos com tinta reflexiva branca ou clara. Isto previne a ferrugem e ajuda a manter a temperatura e pressão no tanque menores pela reflexão dos raios solares.

Guarde os equipamentos à sombra quando não estiverem em uso.

3. Manutenção dos Equipamentos

Verifique os equipamentos antes do uso de modo a assegurar que todas as válvulas estão em boas condições de uso, assim como todos os dispositivos.

Não arrisque com a utilização de partes fracas ou não confiáveis. Substitua-as por peças em boas condições.

Conserte ou substitua quaisquer válvulas que não estejam funcionando.

As válvulas de respiro são muito importantes. Elas liberam a pressão excessiva dos engates. Antes de desconectar é importante “sangrar” os acoplamentos, antes do desacoplamento de modo a evitar a retenção de amônia anidra (gás) dentro da tubulação.

Verifique e teste as mangueiras e conexões ao menos anualmente. As mangueiras durarão mais se guardadas quando sem uso por longos períodos. Pendure-as sobre uma roda, barril ou objeto curvado similar, com o bocal para baixo para assegurar a drenagem e evitar dobras na mangueira.

4. Práticas de Segurança

Previna a liberação através da devida manutenção e manuseio do equipamento.

Utilize os equipamentos de segurança apropriados. Use luvas de borracha para proteger suas mãos de queimaduras quando manuseando as mangueiras, válvulas e conexões. Elas são uma necessidade quando operando e aliviando válvulas, e devem ser usadas sempre que a amônia anidra (gás) for manuseada.

Óculos para a proteção dos olhos em caso de jatos de vapor de amônia são também um requisito. Tenha-os com você e nunca manuseie amônia anidra (gás) sem a utilização de óculos de proteção adequados.

Quando transferindo amônia anidra (gás) para tanques a granel de veículos, acione os freios e bloqueie as rodas antes de iniciar as operações. Utilize luvas de borracha e máscara de segurança hermética. Posicione-se contra o vento, de modo a poder controlar a operação.

Mantenha a cabeça e corpo afastados quando abrindo ou ajustando qualquer válvula ou dispositivo.

Utilizar ferramentas na operação das válvulas manuais pode causar o rompimento da selagem da válvula ou ainda danificar a válvula, causando a liberação de Amônia.

Purgue todo o ar dos tanques/containers e de suas conexões antes de enchê-los com amônia anidra (gás). Se isto não for feito, o ar pode aumentar a pressão total interna e causar a abertura das válvulas de segurança em baixas temperaturas.

Cheque duas vezes as mangueiras e conexões antes de cada utilização.

Abasteça os tanques do cliente apenas até o nível seguro definido pelo fabricante – normalmente 85% da capacidade máxima. Se acidentalmente super-abastecido, sangre o excesso imediatamente de modo a permitir expansão e evitar pressões excessivas.

Alivie a pressão das mangueiras antes de desconectá-las.

Nunca deixe um equipamento desacompanhado durante as operações de transferência.

5. Em caso de Acidente

Aja rápido!

A Ação imediata é importante quando amônia anidra (gás) está envolvida no acidente.

Água é o melhor eúnico tratamento de emergência para queimaduras de Amônia.

Os operadores devem carregar consigo uma garrafinha de água tipo squeeze num bolso do uniforme. Troque esta água diariamente. Se você receber um jato de amônia em seu olho, os primeiros segundos são cruciais. Se estiver utilizando lentes de contato, remova-as e utilize-se de mais água. Seus olhos insistirão em fechar-se dada forte dor, mas eles precisam continuar abertos para que a água possa lavar a amônia. Os olhos atingidos com amônia fecham-se involuntariamente. Eles precisam ser forçados a ficarem abertos de modo que a água possa lavar toda a superfície do olho, pálpebras e sobrancelhas. Continue a lavar os olhos por ao menos 15 minutos. Busque auxílio médico assim que possível para evitar danos permanentes. Se não tiver água disponível, use suco de frutas ou café frio.


Remova as roupas contaminadas e lave toda a pele. Roupas congeladas à pele por Amônia podem ser desgrudadas com a aplicação constante de água. Molhe as roupas e o corpo abundantemente e então remova as roupas. Deixe as queimaduras expostas ao ar e não as cubra com roupas ou vestes.

Não use gases, ungüentos ou óleos – estes causam queimaduras ainda mais profundas.

Remova a vítima a uma área livre de vapores no evento de um acidente. Se o paciente for encoberto por vapor de amônia e parar de respirar, leve-o a ar fresco e faça respiração artificial.

O paciente deverá ser colocado em posição reclinada com cabeça e ombros elevados. Deverá ser administrado suporte básico a vida se necessário.

Tem-se percebido que o Oxigênio é muito eficaz no tratamento de intoxicação por amônia. Administre Oxigênio a 100% em pressão atmosférica.

Qualquer pessoa que foi queimada ou envolvida por amônia deverá ser colocada sob cuidados médicos assim que possível. Inicie irrigação com água imediatamente. Deve-se utilizar água fresca se possível. Águas a céu aberto nas proximidades podem ter absorvido suficiente amônia para se tornarem soluções de amônia, podendo agravar os ferimentos se utilizados nos olhos ou na lavagem das queimaduras.

A vítima deve ser mantida aquecida, especialmente para minimizar o choque.

Se o nariz ou a garganta forem afetados, lave com água por 15 minutos ao menos. Tome cuidado para não deixar a vítima entrar em choque. Se o paciente puder engolir, encoraje-o a beber muito líquido cítrico, como sucos de laranja ou de limão. A acidez vai combater os efeitos da amônia anidra (gás).

Em suma, a amônia anidra (gás) pode ser utilizada com segurança se:

  • todo o equipamento for devidamente projetado para o uso pretendido
  • todo o equipamento for mantido em ótimas condições e regularmente inspecionado; e
  • os trabalhadores conhecerem e seguirem as propriedades, práticas e procedimentos de segurança da amônia anidra (gás).
  • Nenhum comentário: