Os altos níveis de dióxido de carbono (CO2) no ar dos escritórios podem deixar os trabalhadores doentes e reduzir o nível de concentração no trabalho, diz um estudo da Universidade de Middlesex, na Inglaterra, divulgado nesta sexta-feira (16).
O alto nível de CO2 pode causar dor de cabeça, problemas na vista e uma sensação geral de cansaço, acrescenta a pesquisa da universidade e da empresa de consultoria KPMG.
Os especialistas analisaram a saúde de 300 adultos e descobriram que o CO2 no ar estava afetando a sua concentração.
A diretora de saúde da KPMG, Julie Bennett, que trabalhou na pesquisa com especialistas da Universidade de Middlesex, disse que são muitos os escritórios britânicos que apresentam altas concentrações de CO2.
"Se os trabalhadores se sentem sonolentos, apáticos e sem poder se concentrar no escritório, pode ser que o motivo não seja a rotina ou a tensão do trabalho. Talvez os níveis de CO2 no ar estejam muito altos", apontou.
Segundo a pesquisa, a ventilação natural nos escritórios modernos é mínima, devido ao isolamento térmico.
O estudo avalia que as faltas ao trabalho por doença e o tempo gasto para atender a queixas pela má qualidade do ar estão custando às empresas altas somas.
"As companhias deveriam verificar os níveis de CO2 em seus edifícios, para que a redução dos níveis de produtividade não custem milhares de libras", disse Bennett. (JB Online) www.ambientebrasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário