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quinta-feira, 10 de abril de 2008

Dicas da direção defensiva:

Dicas da direção defensiva:

  • Antes de viajar calibre adequadamente os pneus.
  • Coloque os pneus mais novos do lado onde está o motor.
  • Verifique se a quilometragem da troca do óleo não vai "passar" durante a viagem. Se for o caso troque o óleo antes de pegar a estrada.
  • Sempre viaje com o tanque cheio. Você nunca sabe o que vai encontrar pela frente.
  • Ao entrar numa rodovia ganhe velocidade pelo acostamento de forma a já entrar "embalado" na primeira pista. Desta forma você não fechará os demais veículos.
  • Para sair de uma rodovia diminua a velocidade gradativamente. Se houver desnível não faça uma manobra brusca, deslize o veículo suavemente para o lado.
  • Se o pneu furar numa ponte (via sobre mar ou rio) ou viaduto (via sobre terreno) ande com o pneu furado até o outro lado.
  • Jamais faça ultrapassagens em pontes ou viadutos.
  • Se o veículo derrapar para a direita, manobre para a para a esquerda e vice-versa.
  • Viajando à noite em rodovia de pista dupla, trafegue até 80 km/h. Essa é a velocidade proporcional à visão oferecida pelo farol.
  • No início da chuva, não ligue o limpador de imediato. A sujeira irá prejudicar a visão. Espere a água da chuva retirar a poeira do para-brisa por uns instantes.
  • Durante a chuva verifique pelo espelho retrovisor se os pneus de seu veículo estão deixando marcas nas pista. Se não estão, o veículo está aguaplanando (boiando sobre um véu de água), diminua a velocidade suavemente até as marcas voltarem.
  • Regule os faróis. Esse é um procedimento rápido e várias oficinas e seguradoras oferecem gratuitamente.
  • Segure o volante com as duas mãos, imitando os ponteiros de um relógio indicando dez minutos para as duas horas.
  • Use o retrovisor para controlar suas manobras mas também use para controlar as manobras dos outros.
  • Nunca ultrapasse pela direita. Se não der para ultrapassar pela esquerda desista da manobra.
  • Quando for viajar repouse pelo menos meia hora antes, faça refeições leves. Comida pesada, bebida alcoólica e cigarro diminuem os reflexos.
  • Sente-se dentro do veículo de forma confortável e que de a impressão de domínio do equipamento.
  • Ao manejar a alavanca de câmbio ou algum acessório, suas costas não devem se afastar do encosto.
  • Tenha todo o controle do veículo, leia o manual de instruções. No trânsito não dá tempo para verificar "para que serve esse botão?".
  • Faça as trocas de marcha no tempo certo. Trocar de forma antecipada faz o veículo perder velocidade, se trocar atrasado faz o veículo reduzir e dar trancos. Nas duas hipóteses há grande consumo de combustível.
  • Uma curva perfeita se faz assim: antes do início da curva diminua a velocidade para a compatível com a manobra. Durante a curva acelere gradativamente, isso fará o veículo "assentar" na pista.
  • Verifique rotineiramente as luzes de seu veículo; pisca-pisca, faróis, luz de ré e neblina (se tiver).
  • Conheça a autonomia de seu veículo, verifique se o volume de combustível dá para chegar ao destino com grande margem de segurança. No caso de dúvida abasteça.
  • Procure fazer algum curso de primeiro socorros. Isso pode ser útil para terceiros e para seus passageiros.
  • Cuidado para suas condições psicológicas, não dirija se estiver nervoso, deprimido, revoltado, estressado, sonado etc.
  • Se faz tratamento com algum remédio, verifique na bula se ele provoca sono ou diminuição de reflexos. Não dirija se for o caso.



Dirigindo prevendo os erros dos outros:

Uma das melhores formas de evitar acidentes é prever os erros dos outros. Isso oferece tempo dos outros corrigirem o erro ou você se adaptar a eles. Faça assim:

Numa pista de mão dupla, ao receber um farol alto, não olhe para o outro veículo. Olhe para o centro da pista, para o resto, use sua visão periférica.

Observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisores. Um motorista que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para esse lado.

Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente, dão uma forte suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a velocidade e dê essa brecha de forma controlada.

Quando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e de piscas com seu farol, de forma que o outro motorista perceba que pode entrar.

Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista está sonado ou bêbado. Afaste-se desse veículo.

Nunca fique entre dois veículos mais pesados que o seu.

Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo leve são mais ágeis que de que de um veículo pesado.

Quando estiver parado e perceber que será colidido na traseira, solte o freio. Com o carro solto o impacto é amortecido.

Quando perceber que será colidido na lateral, ofereça a parte de seu veículo que não possui passageiros.

Quando for bater na traseira de alguém, tente colidir com as laterais traseiras, são zonas de maior segurança.

Enfim, dirija sempre com atenção. Jamais pense que um veículo faz parte de você. O veículo é um equipamento, uma máquina que responde às leis da física e muito mais forte e pesada que um ser-humando.

O grande macete da direção defensiva é:

  • Se não sabe não faça.
  • Se tiver dúvidas não faça.
  • E se não precisa fazer, também não faça.
Fonte:http://www.multacar.com/direcao_defensiva.htm

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