Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Problemas do trabalho matam 2,2 milhões por ano, diz OIT


A cada ano, 2,2 milhões de pessoas morrem vítimas de acidente ou doenças adquiridas nos locais de trabalho. Os cálculos são da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo a entidade, 270 milhões de pessoas ainda sofrem ferimentos e outros 160 milhões passam por problemas de saúde causados no trabalho a cada ano.

A OIT alerta que os custos para a economia global chegam a 4% do PIB mundial. O valor seria 20 vezes maior que o dinheiro enviado pelos países ricos aos países em desenvolvimento para o combate à pobreza.

Na avaliação da entidade, a aplicação das convenções sobre a proteção dos trabalhadores seria uma forma de lutar contra essas mortes e doenças. A OIT sugere ainda que países fortaleçam as inspeções para garantir os níveis mínimos de proteção.

"Podemos prevenir os acidentes, mas, para isso, medidas de proteção devem ser implementadas por governos, empregadores e trabalhadores", disse o diretor do programa da OIT para a prevenção de problemas de saúde, Sameera Maziadi Al-Tuwaijti.


Nenhum comentário: