Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Regras para Motociclistas e Ciclistas

Os motociclistas e pilotos de ciclomotores e motoneta devem seguir algumas regras básicas:As motocicletas e ciclomotores são hoje parte integrante do trânsito. Muitos condutores são inexperientes, apesar de arrojados. Assim, o motorista precisa estar alerta, aumentando a distância de seguimentosempre que possível. Na ultrapassagem, deve observar a mesma distância que deixaria se estivesse ultrapassando um carro.

*Usar sempre o capacete com viseiras e óculos protetores. Em nenhuma hipótese, o motociclista ou o passageiro da moto deve deixar de usá-lo.
*Em casos de colisões ou tombos, este equipamento é a únicaforma de se evitar ou atenuar fraturas de crânio.
*Segurar o guidom com as duas mãos.
*Usar o vestuário de proteção, conforme as especificações do CONTRAN.
*Obedecer à sinalização e respeitar a velocidade máxima permitida.E, mesmo durante o dia, manter o farol aceso para sua maior segurança.
PARAR E ESTACIONAR:
Motociclistas e outros veículos de duas rodas, devem ser estacionados de maneira perpendicular à guia da calçada. Há menos que haja sinalização específica determinando BICICLETAS. A bicicleta é um veículo de passageiros como qualquer outro. A maioria dos ciclistas, porém, é feita de menores que não conhecem as regras de trânsito. Por isso, a chance de acidentes envolvendo ciclistas é grande. Além daqueles que se utilizam da bicicleta como meio de transporte, há também os desportistas, ciclistas amadores ou profissionais. Estes em geral fazem uso de todo o equipamento desegurança. Com freqüência, usam roupas bastante coloridas que permitem sua fácil visualização. Mas, por outro lado, circulam em velocidade bem mais altas, comparáveis às dos veículos automotores em alguns casos, sobretudo em decidas.

O ideal é mesmo a ciclovia. Mas onde não existir, o ciclista deverá transitar na pista de rolamento em seu bordo direito, e no mesmo sentido do fluxo de veículos. Fique atento com os ciclistas, principalmente à noite. A bicicleta é um veículo silencioso e muitas vezes, o motorista não percebe sua aproximação. Cuidado ao abrir a porta, cuidado também quando for dobrar uma esquina : um ciclista pode introduzir-se entre o seu veículo e o meio-fio sem ser notado. Se perceber que este está desatento, buzine levemente antes de ultrapassá-lo. Mas cuidado: não buzine forte para não assustá-lo e acabar provocando acidentes.

Um comentário:

SOL disse...

Olá... Só você mesmo! vou trazê-lo para cá, estamos precisando da sua ajuda...Seu tempo tá valioso... rsss Ah! mas gostei da criação do blog....
Um abraço
Sobral